PNG-sem-fundo

Nos moldes atuais do mercado, em que os consumidores estão mais intransigentes e a competitividade aperta, a logística pode gerar um grande diferencial competitivo para as empresas. Mas, para que isso aconteça, é necessário inovar e tornar os processos que a envolvem mais eficientes e alinhados com as demandas do mercado, que valoriza muito a agilidade e segurança nas remessas.

Nesse contexto, a tecnologia dá a sua contribuição para o setor logístico. O monitoramento de cargas, por exemplo, tem sido uma ferramenta altamente relevante. Benefícios, como maior previsibilidade para as entregas, mais segurança nos deslocamentos e redução de custos, comprovam isso. Mas não é tudo!

No post de hoje, vamos explorar algumas das soluções mais utilizadas para o monitoramento de transporte de carga para que você se mantenha atualizado com o que há de mais eficiente. Confira!

O que é o monitoramento do transporte de carga?

De forma simples e direta, esse monitoramento é a solução que garante, em tempo real, mais controle sobre os deslocamentos de mercadorias. Ou seja, são os sistemas que auxiliam gestores e gerentes a administrar os processos logísticos a partir do monitoramento contínuo da carga, do motorista, da rota e, ainda, das eventualidades que possam acontecer no percurso.

O monitoramento se tornou um dos braços mais importantes do transporte, especialmente porque viabiliza uma série de benefícios, como maior satisfação do cliente, segurança e redução nos custos, entre outros.

Quais as tecnologias mais utilizadas?

Para que os benefícios sejam realmente experimentados, algumas tecnologias devem estar presentes para otimizar a logística. Veja quais são elas:

Roteirizador de cargas

Estabelecer as rotas mais eficientes para o transporte, tomando como base as condições de infraestrutura e tráfego da rodovia pode poupar bastante tempo e recursos da empresa. Essa é a função do roteirizador de cargas.

O sistema permite criar cronogramas de viagem, aprimorando ao máximo os deslocamentos, definindo não só as rotas mais curtas mas, também, as que sejam mais econômicas e seguras.

Rastreador de frota

O rastreamento da frota é um dos desdobramentos do monitoramento, porém bem mais simples. O rastreador é o equipamento que atua mostrando a posição atual dos veículos e das cargas. Por meio de radiofrequência ou sinais de GPS, o sistema oferece mais segurança e controle tanto para a empresa de transporte quanto para os seus clientes.

Telas de bloqueio

As telas de bloqueio são mecanismos manuais ou automáticos utilizados para bloquear o acesso ao compartimento de carga do veículo. Isso dificulta a ação de criminosos, pois, tão logo a ameaça seja identificada, o motorista pode dar o comando para o bloqueio, ou ele pode ser acionado automaticamente, caso seja forçado o acesso à carga.

Monitoramento com drones

Essa é uma tendência para os próximos anos, mas que já tem algumas aplicações. A utilização de drones serve, principalmente, para garantir mais segurança na hora da carga e descarga das mercadorias. O dispositivo pode facilmente fazer o monitoramento do entorno e identificar ameaças.

Telemetria

Essa tecnologia é um verdadeiro “scaner” do veículo. Por meio dela, os gestores de frota e de logística têm uma gama de informações das suas condições. Sensores instalados na máquina informam:

Esse sistema oferece um suporte inteligente para a empresa de transporte, podendo servir de parâmetro para otimizações na frota e no trabalho dos condutores, por exemplo.

Monitoramento mobile

A tecnologia mobile, embora não seja uma novidade nem exclusividade no transporte de carga, também ajuda bastante no dia a dia de operações. Os recursos de telefonia e internet facilitam o contato da empresa com seus motoristas e vice-versa.

Assim, é possível, por exemplo, que os motoristas enviem notificações de entregas concluídas, preencham documentos e os encaminhem o quanto antes para a base da empresa a fim de agilizar outros expedientes internos.

Agora que você tem conhecimento de algumas das mais eficientes soluções para o monitoramento de transporte de carga, o que acha de dar mais um passo e adotá-los na sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.