PNG-sem-fundo

Ao planejar uma empresa, o empreendedor vai definir aonde deseja chegar e montará um plano a ser seguido para que se atinja os objetivos planejados. Quando o negócio começa a funcionar, é importante que os dados sobre as atividades sejam coletados para que a performance da empresa possa ser medida — assim, os gaps poderão ser identificados e os resultados, contabilizados. Em cada área existe um modo de medir esse resultado; no caso da logística, a melhor forma é por meio dos indicadores de desempenho logístico.

Quer saber quais são esses indicadores e como eles podem ajudar a sua empresa a alcançar o potencial desejado? Continue lendo e saiba mais!

Quais são os principais indicadores logísticos?

O setor logístico é aplicado de forma diferente em cada empresa, no entanto, geralmente se observa que ele é divido em várias atividades, como recebimento, separação de pedidos, controle de estoque, expedição, transporte, entre outros. Tendo em vista as principais funções, separamos três indicadores de desempenho logístico de grande valor para as operações.

1. OTIF (On Time In Full)

O primeiro dos indicadores de desempenho logístico a ser citado é o OTIF, que representa dois aspectos importantes: a pontualidade das entregas (on time) e também a integridade e qualidade do serviço prestado (in full).

Cada fator deve, primeiro, ser verificado separadamente, para depois terem suas porcentagens multiplicadas. Com isso, será verificado o nível de serviço que sua empresa está prestando, e os pontos a melhorar.

Digamos, por exemplo, que no mês de novembro, a empresa realizou 200 entregas.

Porém, houve atrasos em 30 delas, e 20 apresentaram avarias. Assim, percebemos que 85% das entregas foram feitas no tempo determinado e 90% sem avarias. Com essas informações, o OTIF será de: 0,85 x 0,90 = 0,765 ou 76,5%.

2. OCT (Order Cycle Time)

O OCT pode também ser chamado de tempo de ciclo de pedido. Esse indicador tem como objetivo medir quanto tempo a empresa leva para fazer uma entrega, desde o despacho até a chegada no destino, ou seja, a eficiência geral da operação.

Com esse indicador, será possível encontrar os gargalos que estão fazendo com que as entregas cheguem fora do prazo. Serão evidenciadas as ineficiências do processo que devem ser melhoradas para evitar problemas com o cliente.

O cálculo é feito por meio da média do tempo que a empresa leva para fazer cada entrega, considerando a quilometragem de cada frete.

3. OFR (Order Fill Rate)

O indicador OFR tem como objetivo medir o tempo médio que a operação leva para a separação de um pedido, incluindo todas as atividades — desde o recebimento da ordem de compra até a expedição.

Com isso, a análise dos gargalos da operação fica completa, pois também serão identificados as falhas internas que podem causar os atrasos, melhorando a eficiência de todos os processos que envolvem o produto.

O cálculo é simples: a média do tempo de cada entrada da ordem de compra até a saída do produto, em um determinado período.

​Como atingir o máximo da eficiência?

​Os gestores devem buscar a melhor performance possível, e para que esse objetivo seja alcançado, os recursos devem ser utilizados em sua máxima capacidade e otimização.

Para que o trabalho seja mais ágil e preciso, a utilização de um software de gestão de transportes é fundamental, pois o sistema permite que os dados sejam facilmente computados — e estarão prontos para análise.

Acompanhar os resultados da empresa por meio dos indicadores de desempenho logístico não tem serventia apenas para análise, mas também para que decisões práticas sejam tomadas a partir de dados mais precisos. Além disso, as falhas são identificadas na raiz da causa e podem ser eliminadas mais rapidamente, melhorando a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes.

Ah, temos um e-book incrível sobre esse assunto, clique na imagem abaixo e faça o download.

Gestão pautada em Indicadores

 

Agora que você descobriu quais são os melhores indicadores para acompanhar seus resultados, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos aumentar a sua performance!