PNG-sem-fundo

Durante a pandemia da Covid-19, em que as pessoas passaram a comprar mais online, ficou explícita a necessidade de as empresas otimizarem as suas atividades logísticas, para que fosse possível garantir entregas eficientes e dentro dos prazos acordados.

Nesse contexto, é indispensável contar com o auxílio de ferramentas apropriadas para a gestão de logística e suprimentos, como os provedores logísticos 3PL, 4PL e 5PL, que tratam as demandas de acordo com as necessidades da companhia.

Basicamente, os provedores logísticos ajudam as empresas a terceirizar as etapas mais complexas da área. Com isso, elas podem determinar o funcionamento ideal para sua estrutura logística. Quer saber mais sobre o assunto? Confira, a seguir, o que são e a importância desse recurso!

O que são PLs?

Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que é “Party Logístics” (PL), “Partes Logísticas” em português. Trata-se das etapas de um sistema logístico como armazenar, organizar, catalogar e distribuir. Ao todo, existem 5 classificações de PL.

Dentro de uma PL, a empresa pode se responsabilizar pelas tarefas da etapa ou terceirizá-las, transferindo-as para um provedor logístico. Com o crescimento do mercado de e-commerce dos últimos anos, essa opção tem se tornado cada vez mais comum.

O que é um provedor logístico?

Um provedor logístico consiste em uma companhia que presta o serviço de terceirização, ou seja, assume a responsabilidade de conduzir as atividades de uma determinada etapa das operações logísticas. O seu objetivo é assegurar o correto armazenamento, transporte e entrega das cargas, oferecendo a eficiência que a empresa contratante precisa.

Qual a sua importância?

Em um mercado que exige agilidade, os provedores logísticos são importantíssimos, uma vez que oferecem soluções práticas e inovadoras para os varejistas. Apesar de registrar uma grande demanda, nem sempre vai ser interessante para uma empresa investir na ampliação das suas unidades de armazenagem, por exemplo.

É exatamente aí que entram os provedores logísticos, que disponibilizam o serviço terceirizado para organizar, armazenar mercadorias, entre outras possibilidades. Portanto, eles dão suporte para que as operações de um negócio possam fluir com os padrões de qualidade desejados.

Quais são as diferenças entre 3PL, 4PL e 5PL?

Como dissemos, há 5 tipos de PLs, sendo que a 1PL é voltada para a logística primária, em que a empresa comanda as operações logísticas, sem optar pela terceirização. Já a 2PL é a logística secundária, em que a companhia terceiriza a entrega dos seus produtos. Porém, o nosso foco aqui serão as 3PL, 4PL e 5PL. Veja o que difere esses três níveis operacionais.

3PL (Third-party Logistics)

É a logística de terceirização, na qual a empresa repassa todas as suas operações para o provedor, incluindo desde o armazenamento até os processos de distribuição. Os provedores que atuam nessa categoria organizam as mercadorias dentro dos seus armazéns, preparam a entrega ao cliente final e efetuam o despacho.

4PL (Fourth-party Logistics)

Embora seja parecida com a 3PL, a logística de quarta parte se diferencia por ser voltada para a gestão completa das operações, se responsabilizando até mesmo pelo contato com os fornecedores. Aqui, o provedor adquire novos produtos, cuida do armazenamento, organiza e distribui as cargas.

5PL (Fiveth-party Logistics)

Por sua vez, a 5PL atende as empresas de e-commerce. Em resumo, o provedor trabalha com a parte tecnológica, fornecendo ferramentas capazes de otimizar os processos logísticos e reduzir custos. Sendo assim, o varejista contrata esse prestador de serviço para fazer uma análise detalhada da 3PL e 4PL, a fim de identificar falhas e as respectivas soluções para proporcionar mais eficiência.

Agora que você sabe o que é 3PL, 4PL e 5PL, já pode escolher qual é a melhor alternativa para o seu negócio. Para tanto, é preciso avaliar cautelosamente quais são as características, demandas e necessidades do seu setor de logística. Dessa forma, poderá garantir o êxito das suas atividades e a satisfação do seu público consumidor.

Achou esse post interessante? Assine a nossa newsletter para acompanhar conteúdos exclusivos sobre logística!