Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

4 tendências em logística industrial para 2019

Estar atento às tendências em logística é importante para manter um negócio de sucesso. A empresa que não aproveita as novidades nos processos tende a ficar ultrapassada e perder competitividade no mercado.

Com a utilização cada vez maior da tecnologia nos processos logísticos, as novidades são constantes e contribuem para a otimização dos serviços. De modo geral, as inovações trazem economia, agilidade e garantem segurança às operações.

Portanto, saber aproveitar os recursos tecnológicos, voltados para as necessidades da sua indústria, pode fazer uma grande diferença no seu posicionamento frente à concorrência e o público, gerando diversas oportunidades de negócio.

Neste artigo, vamos mostrar 4 tendências em logística industrial para 2019 e novidades para médio e longo prazo. Acompanhe!

Quais são as tendências em logística industrial para 2019?

Na sequência, mostraremos 4 tendências na área que podem ser boas oportunidades para você. Confira!

1. Monitoramento em tempo real

As ferramentas disponíveis atualmente permitem que você possa acompanhar o transporte das cargas em tempo real. GPS nos caminhões ou aplicativos de celular são exemplos de tecnologias que podem ser usadas com esse fim. Além das vantagens para quem transporta, o monitoramento também é um benefício para o cliente, que percebe a transparência no processo e pode acompanhar a sua entrega.

2. Logística reversa

A logística reversa é responsável pelo retorno de materiais, sejam eles produtos, embalagens ou outra coisa, do consumidor para o local de origem. Ela é uma forma de aproveitar as rotas de entrega para fazer o recolhimento destes materiais. Além de economizar em casos de devolução, é uma maneira de usar os caminhões que voltariam vazios aos seus locais de origem.

3. Big Data

O Big Data é responsável por analisar as informações de maneira que as ferramentas tradicionais não são capazes de fazer, pelo grande volume de dados. Dessa forma, ele pode ser utilizado para obter informações privilegiadas sobre consumo, custo dos veículos e, até mesmo, desempenho dos motoristas, trazendo praticidade e economia para os processos.

4. Entregas agendadas

O serviço de entrega agendada permite que o cliente escolha o dia e o horário que quer receber a sua mercadoria. Além de valorizar o consumidor, essa modalidade diminui a probabilidade dos retornos de mercadoria. Com as datas definidas, também é possível fazer planejamentos mais específicos das rotinas de entrega.

O que vai chegar de novo para o futuro?

Além das tendências atuais, o mercado ainda reserva novidades para médio e longo prazo. Uma delas é o uso de caminhões autônomos, que são capazes de imitar as habilidades humanas na condução dos veículos. Apesar de parecer algo ainda muito distante, é preciso ressaltar que empresas de maior porte já fazem testes com alguns modelos.

Outra novidade é a maior participação da tecnologia nos processos logísticos, o que pode ser chamado de logística 4.0. Ela já é utilizada no mercado e pretende aperfeiçoar o desempenho das organizações e reduzir os custos. A área do transporte também está envolvida, com a melhoria no compartilhamento em tempo real, o gerenciamento inteligente da frota e a aplicação do omnichannel para o atendimento ao cliente.

Essas são algumas das principais tendências em logística para esse ano. Procure uma empresa que seja capaz de cuidar da sua gestão de transporte e dar os melhores resultados na área. É importante estar atualizado e aproveitar as oportunidades para aperfeiçoar os processos da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar a melhorar o transporte da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores