Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

vantagens da consolidação de cargas para o transporte terrestre

4 vantagens da consolidação de cargas para o transporte terrestre

Com a ampliação dos meios de comunicação, muitas empresas deixaram de ser pequenas fornecedoras locais e passaram a vender seus produtos em uma maior amplitude. Porém, junto a essa vantagem, também veio a responsabilidade da entrega, que pode ser um processo bem complicado para muitas companhias devido à enorme burocracia e aos custos. Felizmente, é possível solucionar quase todos os problemas com a consolidação de cargas.

Esse método vem ganhando muito espaço no mercado atual devido à possibilidade de auxiliar qualquer empresa no seu processo de entrega, desde que a mercadoria não seja frágil demais para ser agrupada. E para mostrar como a consolidação de cargas é um método eficaz, trouxemos aqui 4 benefícios para quem contratar esse tipo de serviço. Confira:

1. Redução do custo total

A primeira vantagem da consolidação de cargas é, claramente, financeira. Ao pagar apenas pelo espaço ou pelo peso da entrega, dividindo o custo total com outras empresas transportadoras que estejam consolidadas no mesmo lote, o custo é bastante reduzido diante do total.

Além disso, como toda mercadoria vai para um mesmo local, é feita apenas uma cobrança. Isso implica em gastos menores com taxas e outros encargos gerados pelo serviço de entrega. Mais uma vez, esses custos, já reduzidos, podem ser divididos entre todos que utilizarem o mesmo lote.

2. Menos burocracia

A consolidação de cargas consiste em agrupar mercadorias que possuam um mesmo destino como se fossem uma única mercadoria. Isso é considerado também na hora da papelada. No lugar de enviar um documento separado para cada item do lote, é emitido um único recibo no nome de todos que tinham uma mercadoria dentro do conjunto.

Isso significa que haverá muito menos trabalho para consolidar toda a documentação posteriormente, além de facilitar os pagamentos e a divisão de custos. E como a carga consolidada é de responsabilidade da entregadora, também haverá menor volume de tarefas a serem cumpridas no processo, facilitando seu monitoramento.

3. Mais rapidez nas entregas

Outra qualidade da consolidação de cargas é a possibilidade de acelerar o processo de entrega. Como existe apenas uma carga a ser considerada e todo o processo burocrático já foi drasticamente reduzido, colocar cada lote em um caminhão e enviá-lo ao seu destino é muito mais simples e rápido. Isso significa mais satisfação para o cliente e a possibilidade de atender mais pedidos em menos tempo.

4. Manuseio prático da carga

Por fim, as mercadorias que passaram pela consolidação de cargas não são agrupadas apenas no papel. Elas são literalmente reunidas em uma caixa ou lote. Isso significa que é mais fácil e prático para a transportadora manusear a mercadoria e fazer os carregamentos, reduzindo novamente o tempo necessário para completar a entrega.

Ao final do processo, outra empresa local, uma desconsolidadora, faz o trabalho de separação da mercadoria, levando cada uma ao seu devido destinatário. Essa parceria, novamente, acelera o processo e reduz a burocracia.

Agora você entende melhor as vantagens da consolidação de cargas? Quer outras dicas para melhorar sua gestão de transporte? Então veja nosso artigo sobre maneiras de otimizar sua gestão de logística e descubra tudo que precisa saber.

Ah, se quiser, clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-book.

Guia completo sobre Fretes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores