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logística e cadeia de suprimentos é uma das atividades mais importantes para qualquer empresa, pois, além de representar boa parte dos custos de um negócio, também é a parte que possibilita que o cliente receba o produto certo, na quantidade, qualidade e prazo acordados. Por esse motivo, é essencial saber fazer uma boa gestão de entregas.

Mas como ter sucesso se existem vários desafios internos e externos? Qual a importância desse processo para o e-commerce? Quais cuidados devem ser tomados e como colocar em prática? Continue a leitura e descubra 5 fatores que você deve saber sobre a gestão de entregas.

1. A importância da gestão de entregas para e-commerce

Segundo relatório Webshoppers, o tempo de entrega, bem como a oferta de fretes grátis são dois grandes motivadores de compra no comércio eletrônico. O cliente deseja receber o produto rapidamente e com um baixo custo de frete (preferencialmente, grátis). Quem consegue o maior equilíbrio entre esses pontos aumenta a conversão.

O e-commerce também é caracterizado por transportar pequenos volumes e terceirizar o processo de entrega. Esses fatos exigem maior controle por parte do embarcador, que precisa manter o seu cliente final constantemente informado.

2. Cuidados essenciais ao fazer a gestão das entregas

Para garantir uma boa gestão de entregas, é preciso que o gerente de logística esteja atento a alguns fatores essenciais. Entre eles, estão:

3. Por que usar software

Um bom sistema ajuda na otimização da formação de cargas e agrupa notas fiscais automaticamente. Também possibilita monitorar em tempo real os prazos e status das coletas e entregas, medir a eficiência de cada transportadora, automatizar o envio de e-mails, e permite que os clientes consultem o status da carga por meio de um portal.

Assim, o software é essencial para automatizar os processos, aumentar a produtividade e garantir a confiabilidade das informações.

4. Benefícios ao realizar a gestão

Com maior produtividade e processos eficientes, o primeiro benefício a se destacar é a redução de custos. Outro ponto positivo é a redução da quantidade de erros. A identificação de problemas é mais rápida, reduzindo o tempo de resposta para o cliente e gerando fidelização.

5. Como colocar em prática e melhorar os processos

Agora que você já sabe a importância, os cuidados e benefícios, veja abaixo o passo a passo para ter sucesso com a gestão de entregas.

  1. Utilize um TMS para gerenciar as entregas.
  2. Tenha controle total dos custos.
  3. Foque o processo de roteirização.
  4. Monitore as entregas.
  5. Fique atento aos prazos e evite multas ou devoluções.
  6. Verifique a disponibilidade da frota e crie estratégias para eventuais problemas.

A gestão de entregas deve ser encarada como um fator estratégico da empresa. Siga as dicas apresentadas para aumentar a produtividade, reduzir custos e ter clientes cada vez mais felizes.

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