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As operações logísticas, se não gerenciadas adequadamente, acabam provocando altos custos. Elas são fundamentais, mas necessitam de controle rigoroso para evitar desperdícios e gastos mal calculados. Nesse sentido, contar com um software na nuvem é uma alternativa cada vez mais comum, o que se deve à sua capacidade de otimizar processos operacionais e gerar economia financeira.

Os softwares na nuvem caracterizam-se como programas ou aplicativos que possibilitam o armazenamento de informações em servidores remotos, ou seja, diretamente na internet. Assim, os dados podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar, facilitando a comunicação entre as equipes de logística.

Ainda não utiliza essa tecnologia? Confira, neste post, tudo o que você deve saber sobre software na nuvem e saiba como adotá-lo na sua companhia para potencializar os seus resultados!

Qual a importância de um software na nuvem?

Essa tecnologia funciona a partir de servidores que são distribuídos e compartilhados totalmente online, trazendo maior capacidade de armazenamento e segurança para as organizações. Dessa forma, os dados são disponibilizados em todas as máquinas, dispensando a necessidade de adotar hospedagens em servidores, bem como de adquirir data centers físicos.

A importância do software na nuvem está no fato de a solução contribuir para a reconfiguração do ambiente empresarial, ajudando as companhias a migrarem para a era da transformação digital. Assim, atualmente, investir nessa ferramenta é uma estratégia eficiente para obter notoriedade, além de melhorar a gestão dos recursos utilizados no setor logístico.

Quais são as suas vantagens?

Por meio do software na nuvem, você pode otimizar os processos logísticos, uma vez que a empresa ganha praticidade nas operações. De modo geral, a ferramenta é uma grande aliada para solucionar os pontos críticos do negócio. Veja abaixo essas e outras vantagens do cloud computing.

1. Sem necessidade de servidores

Por se tratar de um software na nuvem, o usuário não precisa de servidores nem data centers, pois o gerenciamento do sistema é feito a distância por servidores remotos, administrados pela empresa que controla o recurso.

Assim, os custos são reduzidos, pois não é preciso o investimento em servidores locais nem a aquisição de licenças para cada computador ou outro equipamento dentro da empresa.

2. Amplitude de acesso aos dados

Com a logística na nuvem, o acesso se dá por meio da internet. Isso significa que o gestor poderá acessar os dados da empresa a qualquer momento e de qualquer local, não ficando restrito ao horário comercial ou ao sistema operacional da empresa.

A gestão torna-se, portanto, muito mais prática e dinâmica, já que os responsáveis podem realizar atividades e fazer consultas de sua própria casa ou de outras cidades e países (quando estão em viagem, por exemplo).

3. Mais agilidade e eficiência na troca de informações

O fato de ser um software na nuvem traz outra vantagem relevante: segue a tendência dos aplicativos para aparelhos móveis. Dessa maneira, os gestores e seus colaboradores poderão se comunicar de forma rápida e eficiente utilizando os dispositivos mobile, bastando para isso que tenham acesso à internet (smartphones, tablets etc.).

É uma maneira de melhorar o fluxo de informações, tornando o processo de comunicação mais abrangente e permitindo o acesso em tempo real a informações atualizadas. Será possível marcar reuniões, agendar eventos, tirar dúvidas, consultar dados importantes com agilidade e precisão. Os motoristas poderão, por exemplo, receber treinamento sem que isso afete negativamente o desenvolvimento das atividades.

4. Processos logísticos mais otimizados

Com a utilização de um software na nuvem, a realização das operações logísticas certamente vai melhorar bastante. Os processos de roteirização, recebimento de mercadorias, expedição de pedidos, armazenagem dos itens e controle dos contratos de frete serão realizados por meio de plataformas virtuais e online.

Quanto à gestão dos fretes, o software na nuvem oferece vantagens, pois facilita o intercâmbio de informações entre as empresas envolvidas nas operações de transporte. Com o uso da plataforma online possibilita que:

O software na nuvem é resultado da integração, cada vez mais íntima, entre a Tecnologia da Informação e a área da logística, permitindo maior agilidade, eficiência e confiabilidade no desenvolvimento das operações.

5. Custos da tecnologia exatamente conforme o consumo

O software na nuvem oferece diversas funcionalidades, mas o usuário pagará conforme o uso de determinados serviços. Isso significa que ele só terá custos com aquilo que, efetivamente, utilizar. Não existe “ociosidade” no sistema de gerenciamento na nuvem.

Quando achar viável, o gestor poderá modificar seu plano, ajustando-o às necessidades atuais do negócio. Portanto, há maior flexibilidade e versatilidade, que são favoráveis à empresa e não implicam custos maiores — ao contrário, representam maior economia financeira.

Como implementar o software na nuvem na sua empresa?

A implementação do software na nuvem deve ser efetuada pelo fornecedor da tecnologia em parceria com a sua equipe de TI, levando em consideração as suas necessidades. Para tanto, é preciso tomar alguns cuidados específicos. Saiba como proceder para aproveitar os benefícios da tecnologia.

Faça um levantamento das necessidades da empresa

Em primeiro lugar, faça um estudo interno para entender quais são as necessidades da empresa e, assim, definir quais sistemas devem migrar para a nuvem ou quais softwares de cloud computing terão que ser adquiridos. É fundamental que a TI analise os potenciais obstáculos e trace estratégias para contorná-los precocemente para garantir uma implementação bem-sucedida.

Estude a infraestrutura de TI disponível

Com o estudo de todos os sistemas utilizados na TI, você consegue constatar quais são os requisitos da companhia, permitindo que o provedor desenvolva um projeto de implementação que esteja de acordo com as particularidades das suas atividades e sem espaço para gargalos.

Estipule um SLA bem negociado

O Service Level Agreement (SLA), que em português significa Acordo de Nível de Serviço, consiste em um documento que trata da relação entre o fornecedor do software na nuvem e do usuário do serviço. Nele, são descritas detalhadamente todas as regras de uso e métricas de desempenho, a fim de orientar a aplicação diária da ferramenta.

Para evitar transtornos, negocie o SLA com o prestador buscando condições e benefícios para ambas as partes. Desse modo, a empresa garante que os requisitos mínimos sejam cumpridos e tem um documento que possa ampará-la, caso necessite solicitar algum ajuste.

Na hora de escolher um provedor de software na nuvem, é imprescindível optar por alguém que seja referência no assunto. O ideal é dar preferência para soluções que sejam projetadas especificamente para o seu nicho de atuação, o que facilita a integração do sistema aos seus processos operacionais, além de assegurar um suporte especializado para eventuais dificuldades.

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