Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

5 vantagens de um software de logística que abrirão sua mente

Atualmente, com o aumento da competitividade, as empresas buscam soluções tecnológicas que auxiliem na melhoria da produtividade e do nível de qualidade, afinal, oferecer um serviço diferenciado torna-se fundamental para obter novos clientes e manter os que a empresa já tem.

Desse modo, uma das áreas que mais sofreu impacto nos últimos anos foi a logística. Para acompanhar o mercado e oferecer um serviço de alto nível, se faz necessário que as atividades logísticas sejam simplificadas, eliminando falhas e agilizando os processos, fatores que podem ser muito bem desenvolvidos com um software de logística.

Confira no texto abaixo como funciona um software de logística e como ele pode auxiliar na gestão da sua empresa.

O que é e como funciona um software de logística?

Um software logístico é uma ferramenta que tem como objetivo melhorar a operação como um todo, no sentido de tornar as atividades mais precisas e rápidas. Ele auxilia no gerenciamento de recursos, melhora a comunicação e padroniza os inputs de informação. Além disso, integra informações de áreas diferentes da empresa, clientes e fornecedores.

O sistema funciona a partir de uma base de dados e de parâmetros que são escolhidos para cada operação que o software oferece. A empresa pode escolher abranger toda a área logística, incluindo transportes, gestão de estoques, gerenciamento de documentos, ou apenas módulos específicos. Assim, o software de logística vai trabalhar conforme regras que a empresa determina, tornando os processos mais precisos e robustos.

Quais são as vantagens que um software de logística pode trazer ao seu negócio?

1. Otimização de processos

Um dos objetivos do software de logística é contribuir para a otimização dos processos. Com isso a empresa terá mais sucesso e será mais competitiva no mercado perante seus concorrentes. Nesse sentindo, é importante, primeiramente, que os processos sejam mapeados e as oportunidades de melhoria sejam levantadas, para que sejam contempladas no processo de automação.

Após o sistema implantado, muitas atividades serão realizadas de maneira mais prática e eficiente, reduzindo tempo de trabalho da sua equipe e ganhando em produtividade. Naturalmente, sobrará mais tempo para você e seus colaboradores realizarem atividades mais estratégicas.

2. Melhor controle das operações

Com a implantação de um software, há uma melhora significativa nos controles das operações de todo o supply chain. É possível monitorar todo o processo desde a colocação do pedido no sistema até a entrega final para o cliente.

Todas as informações ficam armazenadas no sistema e são compartilhadas com os responsáveis, facilitando o andamento do negócio. Caso haja um aumento da demanda, a empresa estará mais bem preparada para absorvê-la, pois, seus processos estarão mais bem controlados.

3. Redução de custos

Um dos principais objetivos de implementar um sistema é a redução de custos. Isso é possível pela melhor gestão logística que o sistema proporciona, além do aumento da agilidade nas atividades de rotina. As equipes estarão trabalhando com uma maior performance e melhor tempo de resposta para os clientes.

Os processos estão mais bem controlados — evitando perdas desnecessárias para o negócio —, as informações estão disponíveis em tempo hábil para tomada de decisões estratégicas e é possível acompanhar e monitorar os resultados da empresa.

4. Troca eletrônica de dados

Quando se implanta um sistema, uma grande melhoria proporcionada é a troca eletrônica de dados, pois ela facilita a transferência de informações com os fornecedores, garantindo a autenticidade e melhor controle dos dados e documentações, tudo feito de forma mais ágil e eficaz.

Não será mais necessário o envio de papéis, conferência manual, digitação de ocorrências, entre outros. Todas essas informações chegam por meio da troca eletrônica de dados e são armazenadas no sistema, evitando retrabalhos desnecessários e erros dos colaboradores.

5. Comunicação eficaz

Uma solução tecnológica desse nível auxilia nas informações em tempo real. Com isso, você conseguirá organizar e monitorar toda a operação, facilitando a comunicação com o cliente da maneira mais eficaz. Além disso, com essas informações você poderá se antecipar aos problemas e tomar as decisões certas.

Em um mercado em que a cada dia cresce o nível de exigência quanto à qualidade das informações, ter agilidade na comunicação é um diferencial competitivo.

6. Centralização de informações

Imagine uma empresa de logística que trabalha com transportes para todas as regiões do Brasil. Há um funcionário para cada região, e cada um trabalha de uma forma. Uma pessoa trabalha anotando as informações em um caderno, outra utiliza planilhas de Excel. Quando é preciso compilar todas as informações, a tarefa fica difícil, pois não há um padrão, e os dados estão dispersos em lugares diferentes.

Um software reúne todas as informações em um mesmo local e tem inputs padronizados, o que agiliza o trabalho e facilita o momento de análise dos dados. Basta uma pesquisa simples para criar um KPI informando, seguindo o exemplo acima, quantos fretes foram feitos no mês, considerando todas as regiões do Brasil.

7. Diminuição de retrabalho

Um software de logística pode também diminuir o número de retrabalhos dentro da operação. Por propor uma solução robusta em relação ao input de informações e à possibilidade de parametrização dos dados conforme o desejado, as falhas tendem a diminuir, consequentemente o retrabalho também diminui. E ainda que haja retrabalhos, eles podem ser concluídos de forma mais rápida.

8. Mais segurança

Erros operacionais são comuns quando se trata de atividades desempenhadas de forma manual. A maioria das empresas utiliza planilhas eletrônicas para facilitar a rotina das atividades operacionais, mas essa não é a melhor opção, visto que a possibilidade de erros de digitação, por exemplo, é alta. A confiabilidade das informações torna-se baixa, podendo influenciar em uma decisão errada, causando prejuízo para a empresa.

Um sistema aumenta a segurança, pois, com uma boa base de dados e parâmetros fixos, pode alertar quando alguma informação errada é inserida. Auxilia também na gestão de documentos, evitando perdas de dados por meio dos backups. Somado a isso, é possível bloquear acessos, fazendo com que só as pessoas responsáveis por determinado processo possam incluir ou retirar informações.

O mercado está repleto de concorrentes, e para que uma empresa possa competir entre eles, diferenciais e altas performances são fundamentais. Oferecer um serviço de qualidade, informações precisas aos clientes e aos gestores que tomam decisões afeta diretamente o resultado da empresa e a imagem que ela oferece às pessoas de fora.

Um software de logística ajuda o negócio a aumentar seu potencial, deixando a operação robusta e segura. Precisão, clareza e transparência são qualidades que podem ser fatores decisivos no momento da escolha do cliente.

Ah, se quiser aprender muito mais, clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-book.

 

Software TMS

​Gostou dos benefícios que um software logístico pode trazer à sua empresa? Então entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer!

Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores