Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

7 características essenciais para um profissional de logística

O mundo mudou e o mercado evoluiu. Para acompanhar essas transformações, as empresas se adequaram e, claro, os colaboradores precisaram desenvolver competências relevantes para o novo panorama. Para se manter competitivo, o profissional de logística também precisa ficar atento às habilidades exigidas pelo mercado.

Se você procura mais informações sobre o tema, não deixe de ler este conteúdo até o final! Neste post, você conhece as principais habilidades necessárias para alavancar a carreira em logística. Preparado? Boa leitura e bom aprendizado!

 

1. Liderança

A capacidade de gerir um grupo, extraindo o máximo resultado da equipe, é uma das competências mais valorizadas no mercado. Considerando que um bom líder sabe se comunicar, está preparado para lidar com situações adversas e tem forte foco em resultados, é natural que haja a valorização de profissionais capazes de conduzir o time ao melhor desempenho.

2. Raciocínio lógico

Em logística, o raciocínio lógico desponta como um diferencial importante — e não apenas por conta da afinidade com planilhas, números e informações estatísticas! Quando o profissional consegue pensar de forma rápida e eficiente, também está apto a tomar decisões acertadas em menos tempo, maximizando a eficácia de seu trabalho.

3. Inovação

Em um mundo marcado pela renovação tecnológica, é indispensável que o profissional de logística esteja sempre aberto ao que é novo — e tem potencial para alavancar rotinas e processos. Ao valorizar a inovação, reconhecendo tudo o que ela pode fazer para o crescimento do negócio, o gestor é capaz de enxergar novas maneiras de otimizar o cotidiano operacional.

4. Relacionamento interpessoal

As conexões pessoais são a chave para uma rotina de trabalho mais leve, produtiva e transparente. Nesse aspecto, o profissional de logística precisa adotar e manter uma postura íntegra e interessada, valorizando as pessoas com as quais têm contato — sejam clientes, fornecedores ou equipes.

5. Planejamento

Para fazer frente ao dinamismo que impera nas empresas contemporâneas, o profissional de logística precisa se certificar de priorizar o planejamento de suas ações, assegurando que sejam embasadas em objetivos e dados claros. Quando o planejamento estiver afinado, é mais fácil defender ideias e táticas, além de ter mais segurança ao tomar decisões.

6. Capacidade de adaptação

A habilidade de se adaptar às mudanças é essencial para o bom profissional de logística. Uma vez que o mundo muda e evolui a cada dia (senão a cada minuto), seria ilusório pensar que, ao permanecer o mesmo, um gestor pudesse se manter atualizado e competitivo.

Por isso, é importante que os profissionais desenvolvam um tino apurado para as transformações da área e estejam preparados para enfrentar novos desafios.

7. Visão estratégica

Por fim, embora não menos importante, é crucial que o profissional seja capaz de estruturar um pensamento estratégico e, a partir dele, conceber táticas efetivas para diferenciar seu trabalho e potencializar sua performance.

Entendeu agora por que essas sete características são essenciais para um profissional de logística? Manter-se atualizado, por dentro das novidades e investir em conhecimento nunca é demais quando o objetivo é o sucesso profissional.

O conteúdo prendeu sua atenção e fez você repensar os próximos passos de sua carreira? Ótimo! Aproveite para assinar a nossa newsletter e seja sempre o primeiro a receber as novidades que preparamos. Até a próxima!

 

8. Cursos Gratuitos para você se Aperfeiçoar

Como não poderia deixar de ser, agora que você já sabe as principais características que precisa ter, pesquisamos alguns cursos incríveis que você pode fazer pela internet, sem pagar nada por isso, para ter acesso clique aqui “CURSOS GRÁTIS PARA LOGÍSTICA”, para ser direcionado ao site, basta fazer sua inscrição e já iniciar seus estudos, são diversos cursos como por exemplo: Gestão da Produção, Noções de Logística, Planejamento e Gestão de Estoques, Auditoria em Logística e muito mais, a lista é bem vasta e certamente vai agregar muito em sua carreira.

Outra opção de curso gratuito e bem didática e divertida é o Duolingo, você pode aprender inglês e muitos outros idiomas também sem pagar nada, para isso, clique aqui “CURSO GRÁTIS DE INGLÊS” e potencialize sua carreira.

A seguir, deixar apenas links com cursos apenas com a classificação de pagos mas com preços acessíveis e outros gratuitos.

  • Veduca oferece custos gratuitos e mesmo os pagos são bem acessíveis, lá você poderá por exemplo se qualificar com gestão de projetos, pessoas ou inovação, eles oferecem orientação profissional e diversos outros cursos em várias áreas, para acessar cliquei AQUI

 

  • Fundação Bradesco é outra ótima opção, lá você pode encontrar cursos na área financeira e claro, em diversas outras áreas, para acessar clique AQUI.

 

  • Harvard, uma das melhores universidades do mundo também deixa sua contribuição, disponibiliza uma grande variedade de cursos para enriquecer seus , conhecimentos, sem desmerecer as demais opções, não seria nada mal ter um curso de Harvard em seu currículo, quer conhecer a lista? Clique AQUI.

 

Ah, quer aproveitar e ter uma enciclopédia de termos sobre o setor? Clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-mail.

 

Guia de Silgas e Nomenclaturas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores