Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Acompanhamento de carga: qual a importância e como executá-lo?

Muito se fala da importância do planejamento no transporte. O objetivo dos gestores é aumentar a eficiência das entregas e reduzir os custos. Entretanto, esse propósito só será efetivo se, além de pensar no que deve ser feito, houver um acompanhamento de carga.

Como dito por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, “o que pode ser medido pode ser melhorado”. Ele também afirmou que “o gerente eficaz está continuamente policiando todas as atividades”.

Não resta dúvida da importância do follow-up. No entanto, por que é recomendável fazê-lo em suas cargas? Quais os benefícios para a empresa? E que tipo de sistema utilizar nesse processo? Continue a leitura e descubra!

Por que rastrear e monitorar cargas?

O gasto do transporte é um dos mais altos custos logísticos, ao lado da armazenagem. Dessa forma, podemos afirmar que esse é um processo-chave para o negócio, pois tem impacto direto no valor do produto final e na lucratividade da empresa.

Além disso, realizar o acompanhamento de carga é fundamental para dar respostas rápidas aos clientes, que, cada vez mais, exigem velocidade na entrega, baixo custo e comunicação rápida e efetiva. Não podemos deixar de citar também que é a única forma de analisar se o planejamento está sendo seguido e gerando os resultados esperados.

Quais as principais ferramentas de acompanhamento?

Entre as principais tecnologias para acompanhamento, estão:

  • GPS: por meio dele, é possível localizar o veículo e acompanhá-lo em tempo real, além de obter diversos outros dados relevantes;
  • radiofrequência: essa ferramenta permite o acompanhamento, inclusive, em determinados locais, como túneis e subsolos, que não são afetados pelos inibidores de sinais;
  • telemetria: essa ferramenta disponibiliza uma gama de informações relacionadas à performance do veículo. Esse processo é realizado por meio de sensores;
  • outros: além dessas, temos, ainda, algumas outras opções, como câmeras, smartphones, SAC e aplicativos.

Quais são os benefícios de realizar o acompanhamento de carga?

Detecção de atrasos

Como o sistema permite o acompanhamento em tempo real, é possível identificar imediatamente quaisquer fatores que possam comprometer o prazo da entrega, como protestos, problemas no veículo e outros elementos.

Aprimoramento de rotas

Com o histórico dos dados, é possível identificar fatores de sucesso e gargalos nas entregas e utilizar essas informações para otimizar o processo de roteirização. Entre os fatores que podem ser analisados para esse aprimoramento, estão:

  • clientes que mais demoram para descarregar;
  • horários com maior tráfego;
  • rotas alternativas.

Acompanhamento de desempenho por veículo e motorista

Fazer a gestão do veículo e do motorista de forma manual é extramente complexo e passível de erro. Ao utilizar o sistema, é possível obter alguns dados, como a velocidade percorrida, e verificar se frenagens bruscas foram realizadas. Alguns sistemas acompanham a situação de cada veículo e recomendam o momento ideal para fazer manutenções.

Criação de banco de dados

Além de obter informações individuais, o sistema também disponibiliza todas as informações, criando um banco de dados úteis para ter uma visão macro e fazer o controle de KPIs.

Não resta dúvida da importância e dos benefícios gerados para a empresa ao realizar o acompanhamento de carga. No entanto, lembre-se de contar com o apoio da tecnologia, como a utilização de um ERP, para automatizar o processo, gerar eficiência e garantir os melhores resultados.

E a sua empresa? Já conta com um sistema de acompanhamento de carga? Está em busca de uma opção mais eficaz? Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em ajudá-lo nessa jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − sete =

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores