Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Agenciamento de cargas: opção viável para o embarcador?

À medida que o campo da logística foi crescendo, novos desafios apareceram pela frente. Para vencer os obstáculos, técnicas, ferramentas e diversas soluções surgiram com o intuito de aprimorar os processos, ganhar eficiência e reduzir custos de produção.

Um desses recursos é o agenciamento de cargas. Esse instrumento facilita muito os serviços mais complexos envolvidos na cadeia de suprimentos. Entretanto, muitos embarcadores ainda desconhecem o serviço ou mantêm dúvidas sobre o assunto.

Por isso, desenvolvemos este post, para explicar melhor o que é o agenciamento de cargas e algumas de suas peculiaridades. Confira a seguir!

O que é o agenciamento de cargas?

Garantir que o produto solicitado seja entregue ao seu cliente com segurança e agilidade não é uma tarefa muito fácil. Para isso, é necessário contar com transportadoras de confiança, integrar modais quando necessário e acompanhar toda a trajetória do pedido.

Nesse sentido, é muito importante contar com o auxílio de profissionais e empresas experientes no ramo de agenciamento de cargas. Esse serviço surgiu com o objetivo de otimizar os processos logísticos de uma organização.

O agenciamento de cargas não só acompanha o transporte, mas também gerencia as operações de distribuição, a armazenagem e as burocracias do processo. Seu principal intuito é fazer com que as mercadorias cheguem ao destino correto, no melhor tempo possível, de forma segura e com a qualidade esperada pelo consumidor.

Esse recurso busca intermediar embarcadores e prestadores de serviços logísticos para agilizar as operações. Ele fica responsável pela busca por transportadores confiáveis, que se certifiquem de que a entrega das mercadorias seja cumprida conforme o esperado. Dessa forma, o agenciamento de cargas se preocupa com a integração dos processos de toda a organização, a fim de obter sucesso em todos os seus procedimentos.

Quais os pontos positivos e negativos propostos pelo serviço?

Os prós e contras propostos pelo agenciamento de cargas são os mais diversos. A seguir, você poderá acompanhar alguns destaques.

Ponto positivo

Um dos pontos de maior destaque ao contratar os serviços de agenciamento de cargas é a segurança e a garantia de que seu produto chegará ao destino certo conforme as suas necessidades.

Os trabalhos feitos por esse agenciamento permitem que sejam traçados planos para agilizar melhor o fluxo das atividades logísticas.

Ponto negativo

Tomar maiores cuidados para contratar o serviço é uma das grandes questões na hora de contratar o agenciamento de cargas. Isso porque a sua procura por bons profissionais requer muita atenção.

Para encontrar o que há de melhor no mercado, é preciso observar alguns pontos, como o relacionamento da empresa com os fornecedores, a utilização de ferramentas tecnológicas para a otimização do processo, a carteira de clientes embarcadores, entre outros aspectos.

Qual a importância do uso da tecnologia?

É fundamental que qualquer empresa do ramo utilize a tecnologia para crescer. Um software TMS é um bom exemplo disso. Com ele, embarcadores conseguem acompanhar se as transportadoras contratadas estão atendendo adequadamente os seus quesitos para a entrega eficiente das mercadorias.

Além do mais, ele traz a oportunidade de rastrear as entregas, reduz problemas com danos na mercadoria e diminui custos operacionais.

O agenciamento de cargas que utiliza softwares de gestão como solução para a otimização dos processos é uma ótima alternativa para os embarcadores. Inclusive, um software TMS gerencia eficientemente a operação. Ele auxilia na administração de fretes, controla prazos de coleta e entrega e organiza toda a atividade das transportadoras.

Gostou do nosso post? Tem mais alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores