Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Balanced Scorecard: saiba como medir o desempenho da sua logística

Trabalhar com logística demanda rapidez e precisão, e a falta desses fatores pode acarretar grandes perdas. Quem trabalha com logística sabe que às vezes surgem fatores que precisam ser decididos rapidamente e com precisão. Para isso torna-se imprescindível ter as informações necessárias em mãos.

O Balanced Scorecard pode ajudar a reunir todas as informações em um único lugar, de modo a facilitar a análise de dados e, posteriormente, a tomada de decisão.

Continue lendo para descobrir como o Balanced Scorecard pode ajudar sua empresa a crescer.

O que é o Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard surgiu com uma mudança no cenário organizacional: a necessidade de enxergar as organizações de forma integrada. A ferramenta é aplicada em questões de gerenciamento estratégico e busca a avaliação de desempenho da empresa como um todo, trazendo estratégias que conversem entre si e façam o negócio crescer de forma organizada e concreta.

O BSC deve funcionar como um facilitador de análises e, por esse motivo, precisa ser desenvolvido da mesma forma que um painel de controle, a fim de possibilitar a rápida absorção do conteúdo.

Como funciona?

Para a correta aplicação desse instrumento de gestão, o BSC deve ser executado de acordo com a visão da organização. A pergunta a ser feita no começo do desenvolvimento do BSC é: o que quero alcançar? A resposta será a base para a composição dos objetivos estratégicos.

Os objetivos devem estar dispostos como “cascata”, buscando uma relação de causa e efeito entre eles. Por exemplo, se meu objetivo financeiro é aumentar o lucro da empresa, então meu objetivo de produção é melhorar a capacidade das máquinas, e meu objetivo de marketing é captar mais clientes. Todos devem estar inter-relacionados.

Quais são as perspectivas e os indicadores desse método?

O Balanced Scorecard é dividido em cinco componentes: perspectivas, objetivos estratégicos, indicadores de desempenho, metas e mapa estratégico. Todos os aspectos devem estar alinhados com as quatro perspectivas: financeira, clientes (ou mercado), processos internos, aprendizagem e conhecimento (pesquisa e desenvolvimento).

Os objetivos estratégicos possuirão metas, e o acompanhamento destas será feito por indicadores que dirão a porcentagem de atingimento. Por sua vez, as metas indicarão se os objetivos estratégicos traçados serão alcançados. O mapa estratégico será o desenho das informações em formato de painel de controle, para facilitar a análise.

Como posso aplicá-lo nos processos logísticos?

Para aplicar o Balanced Scorecard aos processos logísticos, basta adaptar o BSC de acordo com suas necessidades. Por exemplo, no momento de desenvolvimento da ferramenta para esse fim, um dos objetivos estratégicos pode ser diminuir os tempos de entrega das cargas, aumentando o desempenho das entregas.

Os indicadores e metas também devem estar voltados a esse objetivo. Por exemplo, o indicador deve conter informações de desempenho das transportadoras relacionadas ao número de atrasos e os motivos dos atrasos. Assim, a partir desse indicador, será possível identificar as causas e eliminá-las de modo a alcançar o objetivo traçado.

Quais são as melhores práticas para aplicar o Balanced Scorecard?

É preciso estar claro dentro da organização e para as pessoas envolvidas que o BSC não é uma ferramenta que por si só trará resultados, mas sim um instrumento de análises. A partir dessas análises deve ser feito um plano de ação. Quando este for posto em prática os resultados começarão a surgir.

Os indicadores devem ser planejados com cautela e com premissas bem estabelecidas, pois a partir deles a empresa encontrará as ações para melhoria e controlará os resultados. Para isso, o ideal é que sejam dados treinamentos em relação a todos os pontos da ferramenta, assim ela será aplicada de forma precisa e trará os efeitos esperados.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta muito útil quando se trata de levantar dados para análises concretas. Com esse instrumento será possível reunir informações de alto volume e transformá-las em algo com valor para a tomada de decisão. Além desses benefícios, o BSC integrará os objetivos estratégicos da empresa, fazendo com que o caminho para o sucesso seja o mesmo para todas as áreas.

Nosso post sobre Balanced Scorecard te ajudou? Aproveite e assine a newsletter para receber conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores