Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Como a armazenagem interfere nos custos da empresa?

Entre os diversos processos logísticos, a armazenagem é a atividade responsável por estocar as mercadorias de forma ordenada e adequada. Seu objetivo é garantir o fluxo de materiais para manter as funções comerciais e operacionais de uma empresa. Um de seus principais desafios é acondicionar de maneira adequada os produtos, a fim de reduzir perdas.

A armazenagem exerce uma forte influência sobre os custos de uma empresa, por exigir uma série de investimentos. Mão de obra qualificada para manuseio das mercadorias, equipamentos para movimentação de materiais e estruturas de armazenagem adequadas são alguns deles. Porém, além desses custos fixos e indispensáveis para a qualidade do serviço, existem aqueles que podem ser reduzidos.

Sendo assim, apresentamos neste artigo 4 dicas para a redução de custos com armazenagem em sua empresa. Confira!

1. Redução de estoque

De início, a principal providência que surge como solução para a redução de custos com armazenagem é a redução do estoque. E, de fato, evitar a super estocagem reduz desperdícios e rupturas, o que possui impacto direto nas operações financeiras da empresa. Mais do que apenas reduzir o número de mercadorias em estoque, é necessário buscar o alinhamento entre as áreas de compras e vendas, criando uma cultura de integração interna entre todos os componentes da cadeia de suprimentos.

2. Elaboração de um bom planejamento

Um planejamento bom é aquele que consegue envolver e contornar os problemas causados por processos logísticos ineficientes, aproveitando todos os recursos disponíveis na empresa e atingindo os objetivos organizacionais. Ao realizar esse planejamento na atividade de armazenagem, o gestor consegue aproveitar o espaço físico da melhor forma e aprimorar o fluxo de materiais dentro da instituição.

Resumindo: a elaboração de um planejamento correto reduz custos operacionais, aumenta a rentabilidade e melhora o nível do serviço, gerando um grande diferencial competitivo.

3. Apoio em um operador logístico

Para muitos gestores, a maior dificuldade ainda se encontra em manter um estoque bem organizado. Sendo assim, contar com um operador logístico terceirizado pode proporcionar à empresa melhorias no nível de serviço prestado, garantindo um salto competitivo no mercado.

Isso porque esse parceiro pode ajudar na otimização do espaço físico do armazém, redução do número de danos aos produtos, agilidade nas operações e garantir maior valor agregado às mercadorias.

4. Aplicação de projetos simples

Alguns projetos simples no controle de estoques podem ajudar na otimização da etapa de armazenagem, melhorando a produtividade e reduzindo custos. Investir na preparação e capacitação dos colaboradores, por exemplo, é extremamente importante e não envolve grandes gastos.

Descrever e documentar os processos operacionais em manuais e cartilhas é outro processo que aumenta a produtividade. Utilizar a curva ABC para a organização do estoque também é uma ótima alternativa para reduzir o desperdício de tempo e de recursos.

A atividade de armazenagem é essencial para garantir o funcionamento da cadeia de suprimentos, atendendo às demandas dos clientes. Com a necessidade de rapidez e flexibilidade para se adequar às necessidades do mercado, esse complexo processo tem grande influência nas operações financeiras de uma empresa. Contudo, algumas ações podem reduzir esses custos sem interferir na qualidade do serviço prestado.

Agora que você sabe como a armazenagem interfere nos custos da empresa, confira também 5 dicas para ter mais eficiência no controle de estoques!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores