Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Como o embarcador deve proceder no transporte de cargas urgentes? A tecnologia pode ajudar

A real eficiência da logística pode ser verificada no modo que ela procede com o transporte de cargas de urgentes. É nesse momento que a companhia demonstra o seu preparo para lidar com tal situação.

Por isso, é necessário saber como agir corretamente nessa ocasião, para que o envio dos produtos seja realizado com toda atenção utilizando os meios mais apropriados para atender à demanda emergencial, a fim de evitar atrasos e a insatisfação dos clientes.

Acompanhe este post até o fim e saiba sobre qual a melhor maneira de proceder em relação ao transporte de cargas urgentes. Boa leitura!

Qual a importância de se preparar para o transporte de cargas urgentes?

Quando se trata da urgência do envio de cargas é preciso contar com a otimização dos processos logísticos. Isso porque uma cadeia de suprimentos bem desenvolvida e sincronizada desempenha melhor a logística de emergência.

Para o envio de cargas emergenciais é necessário escolher a melhor opção de envio. Para isso, saber as especificidades dos produtos é fundamental. Cada tipo de carga demanda de um modelo de transporte adequado. Nesse sentido, o meio de transporte mais veloz a ser utilizado pode ser o aéreo.

Geralmente, as cargas especiais demandam mais atenção. Elas podem ser:

  • medicamentos;
  • alimentos perecíveis;
  • carga viva;
  • produtos de alto custo;
  • matéria-prima para linha de produção parada etc.

Levantar as informações de produtos como esses e como enviar esse tipo de carga é essencial para evitar erros no transporte e avarias no produto.

Como proceder com a logística de emergência?

Para que a entrega dos produtos solicitados com emergências seja um sucesso é preciso seguir uma série de fatores. Conheça algumas delas.

Separação de mercadoria

Desde o momento em que carga emergencial é solicitada é preciso ter o mecanismo de ação adequado. Correria para encontrar o produto pode resultar em perdas e avarias. O ideal é que a empresa conheça os principais produtos solicitados nesses casos para que os deixem disponíveis em locais de fácil acesso.

Sendo assim, o endereçamento da mercadoria deve ser feito de acordo com a sua demanda, a fim de facilitar a sua localização e o seu deslocamento para o processo seguinte.

Seleção da transportadora adequada

Além de saber o tipo de transporte mais rápido para enviar o seu produto, o embarcador deve ficar atento se ele oferece segurança para o envio da sua carga. Verifique a melhor opção em seu custo-benefício. Isso significa que deve ser avaliado a qualidade da entrega e o custo para executar o serviço.

Transportadoras adeptas do sistema just in time estão mais bem preparadas para o envio de cargas emergenciais, já que disponibilizam entregas em vários horários durante o dia. Com isso, o preço do frete pode ser mais atrativo para embarcador.

Agilidade com documentação

Tenha sempre ao seu alcance os documentos fiscais importantes para o transporte de cargas. Em geral são:

  • NF-e: Nota Fiscal Eletrônica;
  • DANFE: Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica;
  • CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico;
  • DACTE: Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico;
  • MDF-e: Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais;
  • DAMDFE: Documento Auxiliar Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.

Mantenha toda essa documentação preparada e paga para agilizar o seu processo de liberação de carga. A gestão fiscal eficiente é fundamental para que o transporte de cargas urgentes não sofra interrupções.

Uso de tecnologia

Sem dúvida alguma, o uso da tecnologia é fundamental para agilizar o processo de entrega de cargas urgentes. Além de rapidez nos procedimentos, ela também confere a qualidade dos serviços. Um bom sistema tem várias funcionalidades, entre elas podemos destacar:

  • simulação de fretes;
  • cadastramento de contratos;
  • auditoria de frete;
  • conferência de fatura;
  • gestão de entrega, entre outros.

A Tecnovia disponibiliza um software de gestão de transportes eficiente para embarcadores. Ela utiliza sistemas de tecnologia da informação mais avançados, eficazes e abrangentes adequados para suprir as necessidades de embarcadores no quesito transportes de cargas urgentes e outras demandas.

Se você está em busca de soluções com essa, entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Teremos prazer em atendê-lo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores