Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Saiba como a redução dos custos indiretos ajuda a sua empresa a crescer

Saiba como a redução dos custos indiretos ajuda a sua empresa a crescer

Se você tem enfrentado dificuldades para obter um retorno financeiro satisfatório em sua empresa, ainda que esteja com um bom índice de vendas, certamente é porque a balança entre receitas e despesas está desequilibrada. Sendo assim, a redução dos custos indiretos é o melhor caminho para mudar essa realidade.

Por isso, neste conteúdo mostraremos o que são os temidos custos indiretos de um negócio, quais as melhores práticas para reduzi-los em sua organização e por que o espaço de armazenamento influencia diretamente nas finanças. Confira agora!

O que são custos indiretos?

Geralmente, os custos indiretos são a causa do endividamento de muitas organizações, pois acabam passando despercebidos pelo departamento financeiro, já que estão ligados de forma indireta à prestação de serviços ou à produção. Entre os três tipos de custos indiretos mais comuns, podemos citar:

  • mão de obra indireta — departamentos auxiliares que não estão diretamente ligados à produção ou à prestação de serviços, como RH, contabilidade, atendimento etc;
  • manutenção do imóvel;
  • movimentação interna de carga ou matéria-prima;
  • seguros;
  • materiais indiretos — aqueles que são utilizados em atividades que auxiliam na produção (lubrificantes para máquinas, graxa etc);
  • depreciação de equipamentos.

Como fazer a redução dos custos indiretos?

Agora que você já tem uma noção mais abrangente sobre o que são custos indiretos, mostraremos algumas boas práticas para reduzi-los em seu negócio. Acompanhe as dicas a seguir!

Utilize galpões com boa infraestrutura e localização

Você já parou para analisar quanto dinheiro pode perder por conta do fato de que armazena mal os seus produtos ou insumos? A questão é que a estrutura onde as mercadorias são guardadas influencia diretamente na produtividade do negócio e, consequentemente, em sua lucratividade.

Além disso, a localização é um dos pontos mais importantes para uma empresa que necessita de armazém, pois gera impactos em toda a cadeia de processos logísticos, como tempo de recebimento e distribuição, custos com transporte etc. Por isso, ter um galpão com boa infraestrutura e uma localização estratégica é uma das melhores maneiras de enxugar despesas e aumentar os lucros.

Melhore o layout do armazém

É muito comum nos depararmos com empresas que não sabem utilizar o espaço físico que têm ao seu favor e, portanto, literalmente pagam o preço. Uma das maneiras de fazer uma redução dos custos com armazenamento e aumentar a produtividade do negócio é manter o armazém organizado e otimizar o layout para facilitar o fluxo de mercadorias, veículos e pessoas.

Evite desperdícios

Graças aos avanços da tecnologia, hoje, podemos contar com ferramentas altamente versáteis e eficientes para a realização de tarefas cotidianas, como o controle de produtos ou insumos. Um bom sistema para gestão de estoque contribui de forma significativa com a redução dos custos do negócio, pois:

  • diminui os riscos de falhas humanas;
  • otimiza a contagem e o controle do estoque;
  • reduz o desperdício de materiais por degradação.

Além disso, esse tipo de sistema proporciona as informações necessárias para que os gestores não adquiram mais mercadorias que o necessário. Um controle baseado em tecnologia RFID, por exemplo, apresenta todos os dados sobre o inventário da empresa em tempo real.

Treine sua equipe

Outra maneira de reduzir custos, evitando acidentes, desperdícios, avarias em equipamentos e produtos com defeito, é manter a equipe de colaboradores devidamente capacitada. Algumas formas de elevar o nível de conhecimento dos profissionais da indústria são:

  • invista em treinamentos ao contratar novos funcionários;
  • faça a reciclagem dos antigos colaboradores;
  • realize reuniões de acompanhamento;
  • ofereça cursos e tecnologias inovadoras para atingir as metas e reduzir custos.

Por que é importante contar com uma instalação adequada?

Por fim, antes de concluirmos, é importante destacar que empresas que exigem armazenagem, frete e distribuição podem aumentar a produtividade e usufruir dos benefícios da redução dos custos indiretos ao adquirirem um espaço adequado. Nesse caso, a compra ou o aluguel de um galpão com boa infraestrutura e uma localização estratégica pode ser uma excelente solução.

Como você pôde conferir neste artigo, a redução dos custos indiretos depende de uma série de fatores ligados à maneira como os gestores realizam os processos logísticos. Manter o espaço do armazém organizado, evitar desperdícios e ter uma equipe bem treinada são ações que podem aumentar a lucratividade do negócio.

Quer entender como podemos ajudar seu negócio a reduzir custos com uma ótima instalação? Então entre em contato com a gente para saber mais sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores