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Como saber se as informações que a transportadora envia são verdadeiras?

As informações da transportadora precisam ser verdadeiras para conquistar a confiança do consumidor e demonstrar que a empresa se compromete com uma logística de distribuição eficiente.

Elas podem ser processadas por meio de sistemas de rastreamento e monitoramento de entrega, que consolidam e distribuem os dados para todos os envolvidos, garantindo que esse processo seja sempre integrado e ágil.

Este post vai explicar sobre a importância de rastrear as informações da transportadora e como avaliar se elas estão corretas. Confira!

Motivos para rastrear as informações da transportadora

Com o levantamento e análise das informações da transportadora é possível garantir muito mais do que segurança e eficiência. Veja abaixo.

Controlar os prazos de entrega

Com informações precisas é possível apurar o tempo para o cumprimento dos prazos, pois a carga é monitorada desde o momento do despacho, na sua passagem por centros de distribuição, até a entrega na casa do cliente.

Ter uma visão ampla do processo

Com um sistema eficaz é possível visualizar de forma ampla, por meio de dashboards, as informações que envolvem os fatos que podem ocorrer na entrega — como tempo de parada e velocidade, por exemplo —, a fim de compará-los para tomar as melhores decisões estratégicas.

Monitorar as rotinas dos motoristas

Por uma plataforma é possível conferir a condução dos veículos, cada horário, a quantidade de pausas e muitas outras variáveis que influenciam a qualidade e o tempo de transporte.

Controlar os índices de devolução

Dessa forma é possível saber o que deve ser feito para reduzir esses índices e, em consequência, os resultados negativos, como prejuízos para a substituição dos itens devolvidos, por exemplo.

Aumentar o índice de satisfação dos clientes

Esse índice é consequência direta das vantagens relacionadas anteriormente, já que com informações integradas e controladas é possível oferecer um serviço adequado à necessidade e exigência do consumidor.

Como realizar o rastreamento e monitoramento da informação

O acesso e monitoramento da informação precisa ser feito em nuvem ou por softwares compatíveis com dispositivos móveis e instalados na sede da empresa.

Só assim será possível visualizar as notas fiscais e conhecimento de transporte em tempo real, confirmar as entregas digitalmente, por meio de assinatura eletrônica e geolocalização, e integrar outras ferramentas como:

  • GPS/GPRS: rastreamento via satélite;
  • RFID: radiofrequência;
  • telemetria: sensores instalados no veículo de forma digital ou analógica;
  • câmeras: que registram as imagens durante o percurso;
  • telas de bloqueio: instaladas em compartimentos de cargas que evitam a abertura não programada e são acionadas manualmente ou por sensores;
  • drones: atualmente em testes para, inclusive, realizar pequenas entregas, são eficientes para o rastreamento de cargas porque integram todas as vantagens das demais ferramentas, mas de forma independente do veículo.

Como auditar as informações da transportadora

Por meio de indicadores de desempenho (KPI) como OCT (Order Cicle Time), custo do transporte da mercadoria, índices de avaria e OTIF (On Time, In Full), por exemplo, é possível realizar a auditoria de processos logísticos.

Porém, essa análise só é possível com um grande volume de informação, disponibilizada por sistemas de gerenciamento, por exemplo um TMS, dessa forma a performance da empresa será mensurada e que haverá direcionamentos para minimizar eventuais gargalos no processo de distribuição.

Dessa forma, as informações da transportadora poderão ser auditadas com o uso das ferramentas adequadas e o comparativo dos resultados, para melhorar o desempenho da empresa e seus parceiros.

Agora que você já sabe como apurar as informações da transportadora, que tal assinar nossa newsletter e receber outros posts em seu e-mail para aumentar a eficiência logística da sua empresa?

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Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores