Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Conheça 5 dicas valiosas para melhorar seu processo de logística

Conheça 5 dicas valiosas para melhorar seu processo de logística

Não é de hoje que empresas buscam melhorar seus resultados para poder competir no mercado que está cada vez mais concorrido. São diversos os fatores para conquistar o cliente, e um dos mais importantes é a logística.

Melhorar o processo de logística por meio de um planejamento eficiente, garante resultados visíveis, reduzindo custos, desperdícios e integrando os vários setores da empresa a fim de uma produção mais rápida e sustentável. Você pode conseguir um aumento de produtividade por tempo maior, usando dos recursos de maneira estratégica para reduzir seus gastos, aumentando seu lucro.

No post de hoje, veremos 5 dicas capazes de melhorar processo de logística em sua empresa. Acompanhe!

1. Avalie o que for necessário

Os resultados de uma boa gestão aparecem a curto e longo prazos. Contudo, uma gestão estratégica, feita após um estudo na área de atuação e dentro da empresa, garantem reflexos muito mais rápidos e eficazes.

Imagine ter que lidar com um número de parceiros, com alta quantidade de informações diárias somadas ao volume de documentos recebidos e enviados. Não ter um plano de logística bem-feito gera insegurança no trabalho, tanto para a própria empresa quanto para entregar informações de qualidade aos clientes. Para evitar isso, avalie previamente e coloque em prática o planejado.

2. Monitore o desempenho

É importante entender quais setores estão produzindo, o que cada atraso causa para os demais departamentos e o efeito para o cliente. Fazer o acompanhamento dos indicadores da logística serve para definir novos planos e metas.

3. Integre suas equipes

Existem áreas na sua empresa que lidam com o mesmo setor e não há porque não as integrar. Um bom planejamento de organização envolve operação, produção e custos. Criar um único plano de ação faz com que o desenvolvimento do trabalho flua mais.

Você pode ainda alinhar a área de vendas, por exemplo, o que permite oferecer o melhor ponto entre a demanda do cliente e a produção da empresa.

4. Faça parcerias

Ninguém faz sucesso sozinho. É importante entender que parceria é uma estratégia essencial para crescer no mercado. Isso objetiva redução de gastos e maior eficiência. Estude quais parceiros têm capacidades inovadoras e demonstrem potencial para contribuir.

Lembre que apostar em fornecedores pequenos é muitas vezes mais interessante, já que eles estão tentando se consolidar no mercado, empenhados a oferecer um serviço de qualidade com baixo custo.

5. Compartilhe seu gerenciamento com fornecedores

Seus fornecedores são seus aliados e precisam estar cientes das necessidades da sua empresa. Compartilhar, por exemplo, o controle de estoque auxilia para saber suas necessidades. Dessa forma, você evita que o controle de produtos esteja além ou aquém do necessário.

Existem empresas no mercado especializadas com processos logísticos. Por trabalharem nessa área, a experiência pode ser um ponto forte na hora da tomada de decisões, definindo melhores planos de gestão. Além disso, fornecem softwares desenvolvidos para auxiliar quanto a um eficiente controle de produto, estudo de custos e desempenho.

É cada vez mais importante que empresas encontrem meios para melhorar sua eficiência, seja produtiva ou de vendas. Melhorar processo de logística significa atualizar sua empresa para poder competir no mercado de forma inteligente, gerando efeitos por toda sua empresa.

E você, já realiza alguma dessas dicas na sua companhia? Tem alguma prática nova que deu resultados? Compartilha com a gente aqui no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores