Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

conheca-5-otimas-tecnicas-para-negociar-com-transportadoras

Conheça 5 ótimas técnicas para negociar com transportadoras

Nos últimos tempos, as compras via internet têm conquistado os consumidores. E esse processo tem exigido mais eficiência das empresas com relação às entregas e à gestão de transporte.

Entretanto, vender para todas as regiões do país é um processo que envolve custos altos. E isso pode reduzir as margens de lucro e ainda consumir recursos que poderiam ser investidos no crescimento do negócio.

Por isso, negociar com transportadoras é fundamental para empresas que lidam com entregas de mercadorias e logística. É a melhor forma de obter boas condições de preço sem deixar de lado a qualidade do serviço.

Quer saber como fazer isso? Confira algumas dicas a seguir!

1. Entenda as necessidades da empresa

O primeiro passo para negociar com transportadoras é saber exatamente quais são as necessidades da empresa em relação a entregas, prazos e qualidade do serviço. Além disso, é preciso considerar as expectativas dos clientes.

É preciso, então, alinhar esses aspectos com os departamentos envolvidos e com a diretoria da empresa. Quando se sabe exatamente o que a operação precisa, fica mais fácil buscar transportadoras que possam atendê-lo de maneira eficiente.

2. Planeje-se

Negociação exige tempo. Por isso, busque se planejar e estimar a demanda da empresa para serviços de transporte com antecedência. Assim, é possível deixar recursos financeiros já reservados e estabelecer um teto de gastos com transportadoras e fretes.

Além disso, quanto maior a antecedência do planejamento, mais tempo se tem para buscar alternativas e negociar com as transportadoras. Isso colabora diretamente para obter condições melhores ao final do processo.

3. Faça mais de um orçamento

Ficar preso somente a um orçamento ou transportadora pode fazer que a empresa e seu departamento tenham perdas financeiras desnecessárias. Considerando que você terá tempo para negociar, o ideal é pedir orçamentos a diferentes transportadoras e comparar os custos apresentados.

Com os orçamentos em mãos, fica mais fácil acordar melhores condições em algumas transportadoras. Além disso, vale a pena usar softwares especializados para comparar e gerenciar transportadoras e fazer auditorias de fretes. É importante também ter um histórico de preços de frete para usar como comparativo em momento oportuno.

4. Busque referências sobre as transportadoras

Apesar de ser muito importante, preço não é tudo. Pode ser muito perigoso levar somente esse critério em consideração no momento de escolher a transportadora que atenderá a empresa.

É possível, por exemplo, que uma prestadora apresente o melhor custo, mas tenha problemas frequentes para cumprir prazos de entrega ou manter a integridade das mercadorias. Nesse caso, o barato pode sair caro.

Por isso, antes de tomar a decisão final, busque referências sobre as transportadoras na internet e com outros clientes dela. Opte por aquela que tiver uma boa reputação, boas práticas em relação à segurança da carga e se mostre solícita em resolver possíveis problemas.

5. Consolide parcerias

Fazer parcerias também é uma boa opção para economizar nos custos de transporte. Isso porque é mais fácil barganhar por descontos adicionais e flexibilidade nas formas de pagamento com uma empresa que é sua parceira de negócios e com a qual você já tem um relacionamento consolidado.

Também é possível manter parcerias com transportadoras distintas em diferentes regiões do país, caso seja preciso entregar mercadorias no Brasil inteiro. Por proximidade geográfica, é provável que transportadoras locais consigam atendê-lo a custos mais interessantes.

Ah, se quiser aprender mais ainda, clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-book.

Contratar o Frete com Segurança

Gostou das dicas sobre como negociar com transportadoras? Siga-nos no Facebook e no Twitter para ter acesso a mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores