Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Conheça algumas técnicas para negociar frete com transportadoras

Os custos de frete absorvem uma grande parcela do faturamento de uma empresa, fazendo com que os gastos com logística estejam entre os maiores em uma operação.

Por isso, negociar frete com várias transportadoras em busca de bons preços — ao mesmo tempo em que a qualidade do serviço é uma preocupação — é essencial para tornar o negócio mais eficiente e lucrativo.

Pensando nisso, resolvemos listar 5 pontos fundamentais para garantir um bom processo de seleção e tomar a melhor decisão. Continue com a leitura para saber quais são!

1. Conhecer a composição e o volume das suas cargas

Antes de dar início ao processo de seleção de fornecedores, o ideal é levantar todas as informações sobre o tipo de produto e a composição das cargas. Nesse caso, determina-se se os envios são fracionados ou fechados, a demanda por período, o percentual de itens frágeis ou valiosos, entre outros.

Além disso ajudar a definir o preço de frete e conseguir descontos (principalmente no caso de um alto volume), facilita a identificação de transportadoras que são especializadas em determinados tipos de carga — como aquelas que só transportam fracionados, por exemplo.

2. Levantar todas as informações para a elaboração do contrato

Um contrato de transporte deve ter o maior número de detalhes possíveis, especificando quais são as obrigações e os direitos da contratante e da contratada. Isso é necessário para resguardar as partes de qualquer descumprimento.

Um bom exemplo dessa etapa é a inclusão de cláusulas de penalidades para o caso de avarias, extravios e atrasos na entrega por parte da transportadora.

3. Fazer cotações com algumas transportadoras

Fazer cotação com mais de uma transportadora (pelo menos 3) ajuda a identificar qual delas apresenta a melhor relação custo-benefício e, sobretudo, aumenta o seu poder de barganha — o que ajuda a conseguir preços mais atraentes na hora de negociar frete.

4. Negociar frete com foco no ganha-ganha

Para que uma negociação seja bem-sucedida e traga benefícios reais, é preciso focar no ganha-ganha. Em outras palavras, em vez de pressionar a transportadora para oferecer uma proposta irrecusável, o negociador precisa estar preparado para fazer concessões.

Sendo assim, deve-se ter a ciência de que, para conseguir fechar um contrato satisfatório, precisa-se abrir mão de algumas coisas. Por exemplo, se o objetivo é garantir uma alta qualidade, o preço baixo já não pode ser primordial — haja vista que a relação entre esses dois fatores é inversamente proporcional.

5. Dar preferência para empresas que investem em tecnologia

O investimento em tecnologia moderniza as operações, aumenta o controle sobre os processos, diminui o risco de erros, promove a redução de custos e melhora a tomada de decisão.

No que diz respeito ao transporte de cargas, optar por empresas que possibilitam o rastreamento dos itens é fundamental — pois fornece uma garantia maior de que as rotas estão sendo acompanhadas, que qualquer problema será identificado com agilidade e, principalmente, que os clientes poderão ser avisados sobre os imprevistos.

Negociar frete com bom preço e qualidade e escolher a melhor transportadora é fundamental para o sucesso da sua empresa. Como o processo de transporte tem influência direta sobre a satisfação dos clientes, otimizar os custos não é suficiente: também é necessário focar na prestação de um bom serviço.

Ah, quer aprender mais sobre contratação? Clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-book.

Contratar o Frete com Segurança

Gostou deste post e quer continuar acompanhando conteúdos com esse tema? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as nossas novidades em primeira mão!

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores