Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

conheça as vantagens do uso do código de barras na sua empresa

Conheça as vantagens do uso do código de barras na sua empresa!

Em tempos nos quais a tecnologia anda a passos largos, trazendo consigo toda uma nova onda de possibilidades e atendendo desde grandes empresários até microempreendedores, não podemos deixar passar ou simplesmente ignorar algumas práticas. Entre os benefícios dos recursos tecnológicos, há ferramentas que garantem uma melhor agilidade e organização, e um deles é o uso do código de barras.

No post de hoje, vamos conhecer mais sobre o código de barras e entender as vantagens desse recurso. Acompanhe!

Desvende o que significa o código de barras

Um código de barras nada mais é que um registro do produto para aumentar a eficiência do controle de estoque, entre outras funções. Apresenta-se em uma sequência de 13 números. Os três primeiros caracteres identificam o país onde o código foi gerado. Logo após vem o número da empresa que produziu o produto, junto com informações sobre altura, peso, largura e datas de fabricação e validade.

Para você que deseja estar entre as grandes empresas brasileiras é muito fácil fazer parte da GS1 Brasil, que é a associação responsável pelo licenciamento dos códigos de barra no país. Nessa instituição, você poderá fazer um cadastro online.

Garanta o registro dos seus produtos

O código de barras em seus produtos serve para agilizar e garantir que tudo seja codificado e catalogado, sem que nenhuma informação acabe esquecida no meio do processo.

Esse recurso existe desde a década de 80 no Brasil, otimizando todo o processo logístico. Antes do uso do código de barras, um operador perdia um tempo valioso digitando número por número do registro de um produto ou procurando códigos em um pedaço de papel, atrasando entregas quando encontrada alguma inconsistência nos dados.

Hoje, basta passar o produto no leitor que, imediatamente, temos todas as informações pertinentes já registradas em seu sistema, como preços, cadastros, saídas e entradas, controle de estoque e inventários, além dos pedidos e dados dos clientes.

Tenha um controle de estoque eficiente

Uma das melhorias logísticas que existem a partir da utilização do código de barras é ter um controle eficiente, garantindo, entre outros itens, que sejam feitas boas entregas, sem dados errados ou informações inconsistentes. Assim sendo, a empresa sai ganhando, sem prejudicar sua imagem ou o financeiro de modo geral.

Minimize custos e elimine erros no fluxo de trabalho

Um outro grande benefício é que a adesão ao código não requer nenhum treinamento, pois é totalmente intuitivo, não precisando parar a produção ou as vendas para capacitar colaboradores em seu uso. Imagine sua empresa lucrando ainda mais, uma vez que a margem de erros recorrentes de digitação, de identificação de produtos ou falta de dados possam ser quase eliminados.

Por isso, o uso do código de barras se torna vantajoso, pois consiste em simples ações que minimizam falhas e ajudam sua empresa a melhorar ainda mais o processo de controle e logística de produtos.

Esteja à frente da concorrência

Para uma empresa se sobressair em meio aos concorrentes, é preciso estar atenta à qualidade de todos os processos para seu bom funcionamento. Afinal, quem contrataria mais de uma vez um serviço ou compraria um produto que não corresponde às expectativas do cliente do início ao fim?

É nesse cenário que entra também outra vantagem do uso do código de barras: otimizar os procedimentos e melhorar o trabalho como um todo, mantendo a competitividade de sua organização.

Agora que você viu as vantagens do uso do código de barras, conte para nós: como vem fazendo o seu controle de estoque? Já utiliza esse recurso ou tem um sistema para otimizar seus processos logísticos? Participe pelos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores