Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

controle de estoque fuja de erros que diminuem sua lucratividade

Controle de estoque: fuja de erros que diminuem sua lucratividade!

Em todo empreendimento que trabalhe com produtos, um bom controle de estoque é crucial para ditar o seu sucesso. Porém, é comum se deparar com alguns erros na hora de gerenciar tais produtos. Neste post, vamos ajudá-los a evitar problemas que diminuem a sua lucratividade. Confira!

Falta de planejamento

A falta de planejamento do seu empreendimento acarretará em problemas quando se fala em lucratividade. A aquisição de estoques acima ou abaixo do necessário é um exemplo.

É necessário saber exatamente o quanto você precisará para atender a sua demanda. Assim, as suas mercadorias não ficarão em falta, deixando os seus clientes insatisfeitos, e você não vai adquirir mais do que necessário, correndo o risco de os seus itens perderem a vida útil.

Falta de inventário de estoque

A falta de um inventário é um dos principais erros que influenciam na baixa lucratividade de uma empresa. A não criação de um inventário demonstra uma empresa com baixa competitividade no mercado e falta de gestão de estoque, pois, sem um inventário, a empresa não é capaz de saber quais as mercadorias disponíveis para realizar seus negócios.

A criação de um inventário de estoque é importantíssima para saber exatamente quais produtos você possui e a sua quantidade. Além disso, fica fácil manter o fluxo de estoque atualizado sabendo a entrada e saída dos produtos. Dessa forma, você poderá evitar erros futuros e começar a fortificar a política de gestão de estoque da sua empresa.

Não implantação de software

A implantação de um software é extremamente vantajosa para a sua empresa, pois, assim, as chances de erros causados por humanos são consideravelmente reduzidos, além de trazer grande praticidade para acessar os dados e deixá-los seguros e organizados.

Realize uma pesquisa concreta sobre quais softwares serão úteis para sua empresa, de forma que facilite o trabalho dos seus funcionários, torne mais ágil a localização do produto e ajude na hora de realizar análises de entrada e saída de mercadorias. Além dessas informações, alguns softwares disponibilizam informações como: produtos mais vendidos, produtos de baixa rotatividade, data de validade das mercadorias, valor agregado pelo armazenamento etc.

Produtos com baixa rotatividade

O investimento em produtos com baixa rotatividade no mercado pode trazer alguns gastos, pois, além do custo de armazenamento ser maior pelo tempo em que os produtos estão no estoque, você não terá venda do seu produto e poderá perdê-lo caso passe da sua vida útil.

Para evitar esse problema, procure sempre fazer uma pesquisa de mercado para saber quais produtos têm grande rotatividade e, consequentemente, trarão lucro ao seu empreendimento.

Produtos pouco procurados

A preocupação com o público-alvo do seu empreendimento é importante e poderá trazer vantagens competitivas ao seu negócio. Para saber quais produtos você deve adquirir para o seu estoque, é necessário entender os seus clientes, de forma a torná-los fiéis à sua empresa e satisfeito pela disponibilidade dos produtos quando necessitam deles.

Podemos observar que os erros de controle de estoque citados são simples, porém podem atrasar a competitividade no mercado e diminuir a lucratividade do seu negócio.

Para resolvê-los, basta colocar nossas dicas em prática, implantando um software de gestão, realizando um bom planejamento, fazendo uma pesquisa de produtos que trarão lucro ao seu negócio e criando um inventário.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas redes sociais e informe a todos sobre como realizar um bom controle de estoque!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores