Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Soluções em redução de custos logísticos

A logística é indispensável para uma empresa que deseja ter sucesso em suas operações, por isso, é importante entender como ela pode ser otimizada de modo a potencializar as operações de uma companhia. Uma das soluções mais eficientes é a redução de custos logísticos, o que é possível por meio de algumas práticas, entre elas, o uso de uma solução tecnológica de ponta que auxilie no monitoramento das operações e na otimização das tarefas.

Se você, embarcador, enfrenta problemas para otimizar os gastos da área logística de sua empresa e ter mais transparência nos resultados das operações; se precisa de segurança total na entrega de informações referentes às encomendas contratadas ou ainda está com dificuldade para controlar um grande volume de documentos, então este conteúdo é para você.

Aqui entenderá os impactos das despesas nas operações, como a tecnologia pode ser uma aliada na redução de custos logísticos em sua empresa e conhecerá algumas características do nosso software TMS. Continue com a gente e tenha uma excelente leitura!

Os impactos das despesas nas operações

Os custos logísticos podem gerar diversos impactos nas operações, um deles é a redução de investimentos no setor, visto que com altos gastos, menor será o capital a ser investido no departamento logístico.

Empresas de nível internacional têm apostado em algumas táticas para a redução dessas despesas a fim de buscar otimizar as operações e ainda facilitar o trabalho em todas as etapas da cadeia logística. Veja a seguir algumas ações que você também pode implementar no departamento de logística do seu negócio.

Racionalização dos procedimentos

É importante ter total controle de todas as operações para impedir que, por exemplo, itens pertencentes a uma mesma remessa sejam despachados separadamente, o que pode gerar custos em dobro para o setor logístico.

Outro gargalo comum é o envio de remessas trocadas, ou seja, a inversão de destino, o que pode acarretar dispêndios não previstos de retorno e reenvio, gerando assim prejuízos para a empresa.

Para evitar esses problemas é necessário ter controle sobre a racionalização de procedimentos no setor.

Custos com armazenagem e transporte

Toda uma produção que fica parada em estoque acaba gerando despesas para a empresa, visto que mercadorias estagnadas exigem espaço e cuidados necessários para que não se tornem obsoletas. Por isso, é importante alinhar os processos logísticos com as demais áreas da empresa, visando evitar esse tipo de situação.

No que diz respeito ao transporte, empresas de diversos lugares do mundo, principalmente dos países desenvolvidos, têm apostado na manutenção de contato com diversas transportadoras para que assim impeçam de ficar presas aos preços e condições de apenas uma.

Assim existirá mais competitividade, e o embarcador pode optar pelo prestador que oferece maior agilidade e menor gasto para que seja levado em consideração o custo-benefício em primeiro lugar.

A tecnologia como aliada na redução de custos

Uma tendência que embarcadores de nível internacional têm investido para a redução de custos logísticos é o emprego de tecnologias eficientes.

As soluções tecnológicas são capazes de proporcionar uma série de benefícios. Além do total controle das operações, também é possível otimizar a racionalização de procedimentos e gerir os dispêndios de armazenagem e transporte, fatores que, como vimos, impactam diretamente as despesas operacionais.

Software TMS Tecnovia

O software TMS da Tecnovia é a solução que garante redução do custo de frete, qualidade no serviço prestado pelas transportadoras e informações ao cliente, além de possibilitar o bloqueio de pagamentos indevidos para maior segurança financeira para embarcadores, viabilizar a eliminação de tarefas manuais e proporcionar uma gestão otimizada da logística.

Nosso software TMS e outras soluções tecnológicas podem ajudar a eliminar os problemas diários para potencializar a área logística de sua empresa.

Assim como em todos os departamentos de uma organização, a logística também precisa estar com sua saúde financeira em dia, para que o gestor do setor também consiga entregar resultados para sua diretoria e capte mais investimentos para a área.

Gostou do nosso conteúdo sobre custos logísticos? Então aproveite e confira nosso artigo sobre como contratar e gerir melhor as transportadoras.

Comments (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − dez =

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores