PNG-sem-fundo

Operações de logística são cruciais para qualquer empresa. Bem executadas, elas permitem ao negócio entregar mercadorias com agilidade e baixo custo. Nesse sentido, uma das partes importantes para garantir que nada ocorra dentro do programado é a área de intralogística.

A intralogística auxilia o negócio a receber, organizar, transportar e armazenar mercadorias dentro de um conjunto de regras claras e objetivas. Dessa maneira, ela consegue melhorar a distribuição de produtos sem que erros e atrasam ocorram.

Quer saber mais sobre essa operação e como ela afeta nos seus resultados? Então veja em nosso post a seguir!

O que é a intralogística?

As operações de intralogística são um conjunto de ações necessárias para movimentar materiais dentro do ambiente em que eles estão armazenados. Também chamada de logística in house, esse tipo de operação é fundamental para o bom funcionamento da empresa.

Se existem falhas, o fluxo de operações é prejudicado, afetando o trabalho de embarcadores, vendedores e até o time de suporte que lida com o consumidor, afinal, os problemas afetam ações como:

Como a intralogística funciona?

A intralogística trabalha com um conjunto de estratégias voltadas para agilizar ao máximo a circulação de mercadorias dentro do estoque do negócio. Para que isso seja possível, são realizados investimentos em tecnologias de gestão e automação, adoção de indicadores e implementação de metodologias de trabalho integradas. Dessa maneira, é possível agilizar rotinas e evitar que erros ocorram.

Um bom time de gestão de intralogística tem um planejamento abrangente e que é feito em conjunto com outras áreas da empresa. Mantendo contato com parceiros comerciais, os embarcadores e profissionais de vendas e compra de suprimentos, ela consegue identificar a melhor forma de estruturar as suas ações e evitar gargalos. Além disso, haverá uma análise contínua dos resultados para que exista o máximo de eficiência sempre.

Por que investir na intralogística?

Diante do papel que a intralogística desempenha, negócios precisam tratar essa área como algo estratégico. Ter um ciclo de otimizações contínuo é fundamental, pois evita erros e perda de produtividade. Além disso, traz benefícios como:

A intralogística, funcionando corretamente, pode ter um papel de destaque no dia a dia da empresa. Os profissionais conseguirão atender às demandas externas, ter maior controle sobre processos de gestão de estoque e evitar atrasos na entrega de mercadorias. Dessa forma, a companhia poderá atingir as suas metas por meio de serviços de alta qualidade e alto nível de inovação.

Curtiu essa dica? Então segue a gente no Facebook e no Twitter para ficar por dentro das novidades que serão postadas no blog no futuro!

gestão de logística