Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Entenda o que é o planejamento de distribuição (DRP) e como esse recurso impacta o embarcador.

Muitas vezes, a logística não consegue acompanhar o ponto de crescimento da empresa, o que dificulta a supressão de toda a demanda de vendas. Para manter o equilíbrio entre o estoque e os pedidos, faz-se necessário a implantação de métodos mais avançados de processamento logístico, como o planejamento de distribuição.

Essa ferramenta é muito importante para embarcadores, pois tem como principal objetivo garantir que as fontes de distribuição consigam cumprir a sua demanda sem falta ou excesso de produtos, além de assegurar a qualidade e o cumprimento dos prazos exigidos pelos clientes.

Neste post, explicaremos sobre o que é, exatamente, o planejamento de distribuição (DRP), como funciona e seus principais benefícios. Quer se aprofundar no assunto? Então, acompanhe o artigo!

O que é planejamento de distribuição?

DRP, como indica a sigla em inglês para Distribution Requirements Planning, ou planejamento de distribuição, é uma metodologia utilizada tanto no varejo como nos grandes centros de distribuição e indústrias, com a finalidade de atender a demanda do cliente sem deixar faltar o seu produto e sem deixar os estoques com mercadorias paradas nas prateleiras.

Esse planejamento é capaz de antecipar toda a demanda empresarial, o que torna a entrega de produtos mais eficientes ao determinar quais produtos, exatamente, estão sendo solicitados, em quais quantidades e destinos definidos.

Esse processo funciona por meio de coleta e registro de dados, que auxiliam na elaboração da previsão de necessidades futuras de distribuição da empresa. Dessa forma, o estoque se mantém organizado e as solicitações da clientela são sempre atendidas, deixando-a cada vez mais satisfeita.

Quais os principais benefícios dessa ferramenta?

A implantação do planejamento de distribuição em uma empresa impacta positivamente em seus resultados. Dentre os seus benefícios, podemos destacar alguns a seguir.

Redução de faltas e excessos nos pontos de vendas

Por meio do DRP, é possível fazer um balanceamento adequado do estoque. Dessa forma, a reposição de produtos é efetuada em tempo hábil e no momento certo, o que reduz as faltas de mercadorias no ponto de venda e excessos no estoque e PDV.

Diminuição de perdas

Produto parado gera altos custos de armazenagem e aumenta os riscos de avarias e perdas por causa de vencimento. Com o planejamento de distribuição, todos esses problemas são minimizados.

Aumento da eficiência operacional

O DRP sincroniza e organiza melhor todos os processos operacionais envolvidos na administração de um estoque, o que ocasiona um ganho de tempo expressivo no desenvolvimento das atividades do setor.

Redução dos custos

Um estoque alinhado e balanceado evita a disposição excessiva de produtos e a insatisfação do cliente por falta de mercadorias. Isso somente é possível por meio de um bom planejamento de distribuição.

Como implantar o DRP?

A implantação do planejamento de distribuição é realizada em 3 etapas. São as seguintes:

  • primeira etapa: controle da entrada de produtos no estoque e inventariado dos itens com o auxílio de um sistema de gestão;
  • segunda etapa: levantamento da infraestrutura, recursos e equipamentos necessários para organizar todas as atividades do processo, em especial a de reposição de mercadorias;
  • terceira etapa: previsão da demanda, verificação do estoque e controle do transporte das mercadorias. Nesse momento, deve ser criado um plano de produção, incluindo a capacidade de abastecimento dos fornecedores.

Fica mais fácil desenvolver o planejamento de distribuição com o auxílio da tecnologia. Para isso, o uso de softwares avançados para embarcadores é primordial, tanto para previsão de distribuição do estoque como para o acompanhamento logístico das transportadoras em entrega.

Gostou do nosso post sobre planejamento de distribuição? Tem alguma dúvida sobre como utilizar a tecnologia para esse fim? Então, não deixe de entrar em contato conosco para que possamos ajudá-lo.

Ah, e por falar em planejamento que tal aprender mais sobre como melhorar as atividades? Clique na imagem abaixo e faça o download deste e-book incrível

gestão de atividades na logística

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores