Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Fique por dentro dos impactos da logística 4.0 para a sua empresa

A tecnologia veio para modificar as rotinas diárias e transformá-las, trazendo mais rapidez, eficiência e assertividade para os processos. Vimos surgir modernizações em diversas áreas, e a logística não ficou para trás. Em busca da melhoria contínua, surge a logística 4.0, que tem como principal objetivo a completa digitalização dos processos.

A área logística é conhecida por necessidades complexas, principalmente quando se trata de controles, que muitas vezes ainda são feitos de forma manual, fazendo com que as empresas tenham um alto nível de erros.

A logística 4.0 atua por meio de processos monitorados, coordenados e integrados que ajudam nas seguintes atividades:

  • Melhorar e automatizar o controle de estoques;
  • Diminuir os leadtimes;
  • Melhorar a conectividade;
  • Aumentar a eficiência operacional;
  • Fornecer uma visão completamente integrada da cadeia de suprimentos.

Se interessou? Continue lendo e descubra os impactos que a logística 4.0 pode ter na sua empresa.

Necessidade de transparência

Com a nova tecnologia, todos os processos estão conectados, portanto, a necessidade de transparência torna-se fundamental para o bom funcionamento de uma cadeia integrada. As pessoas têm mais acessos a informações importantes, e muitos dados estão dispostos nas redes, sendo preciso cautela e prudência no momento de tomada de decisão.

Necessidade de profissionais propensos à inovação

A tecnologia nunca funciona sozinha. Ainda que ela tenha o objetivo de reduzir os trabalhos manuais, profissionais capacitados continuam sendo de extrema importância para as organizações. Portanto, ter uma equipe que esteja adaptada às inovações tecnologias é essencial para que as melhorias prometidas se tornem efetivas. Com a logística 4.0 surgirão novas especializações e a necessidade de colaboradores com um alto nível analítico. Profissionais propensos a inovação já são muito valorizados.

Integração da informação

Novamente, com o alto nível de conectividade, as informações são de mais fácil acesso, o que permitirá que problemas sejam previstos de forma mais rápida e solucionados de maneira mais eficiente. Na logística 4.0 os dados estão integrados e dependem um dos outros para estarem completos e prontos para análise.

Os dados são  gerados automaticamente, o que significa um aumento da assertividade. Os dados estando mais acurados, as decisões tomadas também são mais precisas, melhorando o resultado geral da empresa.

Maior controle das cadeias de suprimento

Hoje uma das maiores falhas das empresas é observar e verificar as necessidades e processos de cada departamento de forma singular, como se a atividade de um setor não dependesse nem influenciasse nas outras áreas.

Tendo uma visão integrada e holística, o todo é visto de forma mais prática e eficiente. Assim, todos os envolvidos de uma cadeia de suprimento entendem como cada atividade influencia em seu próprio trabalho e as soluções de problemas são mais rápidas.

Grande investimento em tecnologia

É certo de que para que as mudanças aconteçam, é preciso que a empresa invista em tecnologia e esteja em sintonia com o restante do mercado. Geralmente, coisas novas tendem a ter um preço mais alto. Uma boa opção é começar com tecnologias mais simples que tenham a possibilidade de serem incrementadas ao longo do tempo. É preciso pensar que cada investimento feito é um passo à frente que a empresa estará de seus concorrentes.

Quando falamos de tecnologias como a logística 4.0, temos a impressão de que ela ainda está no futuro, mas esta é uma visão equivocada. O mercado já vem a algum tempo mostrando tecnologias como as citadas neste post, e muitas empresas já são adeptas às inovações.

Ao aderir à logística 4.0, a empresa entrará em uma nova era de desenvolvimento, o que fará com que seus processos sejam transformados, a partir da digitalização das coisas e da automatização, possibilitando inclusive a redução dos custos. Uma empresa que usa a tecnologia de forma inteligente está, sem dúvidas, à frente de grande parte dos concorrentes do mercado.

Você conhece a logística 4.0? Deixe um comentário no post e compartilhe suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores