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Junto do aumento nas vendas online, os clientes também estão cada vez mais satisfeitos com as transações pelo fato de muitos e-commerces colocarem em prática o fulfillment center. Com ele, é possível garantir eficiência em todas as fases de uma compra, indo desde o pedido até a entrega dentro do prazo.

Para você entender melhor do assunto e as principais vantagens, elaboramos este post com informações imperdíveis. Confira!

Como o fulfillment center funciona?

Fulfillment center é um termo em inglês que faz referência ao cumprimento, realização e preenchimento das etapas de uma transação online que esteja ligada com vendas de produtos na internet.

Trata-se de um formato de logística que se diferencia dos tradicionais centros de distribuição (CDs) pelo fato de fazer atendimento exclusivo aos e-commerces, com mais rapidez e eficácia.

Tanto é que a gigante da tecnologia, Amazon, adota o fulfillment em suas práticas, sempre investindo na experiência do cliente, mantendo a fidelização como prioridade.

Por isso, os estoques contam com mercadorias que conseguem atender às necessidades a curto prazo, sendo um diferencial que contribui com a agilidade, tendo em vista que os CDs geralmente têm quantidades para longo prazo e, muitas vezes, ficam localizados em áreas distantes, atrasando os processos.

A ideia do fulfillment center é manter os produtos sempre próximos dos clientes. Assim, é possível efetuar entregas em menos de 24h, com alto padrão de qualidade.

Quais são as principais vantagens?

Agora que você já sabe como funciona um fulfillment center, vamos apresentar agora algumas vantagens ao contar com esse sistema alicerçado em uma gestão profissionalizada, sempre com softwares específicos para logística.

Satisfação dos clientes

A satisfação dos clientes é a viga mestra desse tipo de logística, pois as etapas são cumpridas à risca, sempre fazendo que o consumidor tenha boas experiências.

O destaque é o cumprimento no prazo das entregas, sempre de acordo com os anúncios divulgados pela empresa.

Além disso, os produtos chegam bem embalados, protegidos e em respeito ao pedido, ou seja, tudo contribui com a satisfação dos clientes.

Redução nos custos

Como a maior parte das operações são terceirizadas, a redução nos custos é uma realidade, pois alivia o negócio de várias preocupações e gastos excessivos.

Além disso, é possível evitar altos custos, como com o aluguel de um galpão, contratação de mão de obra, entre outros. Fora isso, os gestores conseguem se dedicar com mais eficácia para questões internas da empresa.

Melhora no atendimento

O sistema de fulfillment center evita os conhecidos overselling ou stockout, ou seja, falta de eficácia no controle do estoque.

Dessa maneira, o atendimento ganha qualidade, aspecto que também está sintonizado com a experiência do cliente, evitando reclamações, principalmente em razão do cancelamento de uma compra por conta da falta de um produto.

Quais são as etapas na implantação do fulfillment center?

A implantação do fulfillment center necessita de várias etapas para que aconteça plenamente. A primeira delas é a adequação do estoque, com o devido armazenamento dos produtos em quantidade adequada de acordo com o nível de vendas e também situado em uma localização próxima do mercado consumidor.

Como tudo necessita de cálculos, um software de gestão auxilia imensamente. Afinal, é preciso contar com os dados para tomar as decisões certeiras.

Em seguida vem a separação, ou seja, o processamento do pedido dentro do prazo estipulado, objetivando uma entrega de acordo com a expectativa do cliente.

A próxima etapa é a embalagem, assim como o armazenamento. É quando os colaboradores colocam corretamente o produto na caixa, sempre avaliando modelo, cor, enfim, todas as informações contidas no pedido.

Essa etapa é fundamental para evitar insatisfações por parte dos clientes, como uma possível troca em razão de uma falha.

O transporte vem na sequência, sendo um dos aspectos mais simples caso os demais estejam sincronizados. Mas é preciso sempre realizá-lo com vários cuidados para evitar danos nos produtos, principalmente de eletroeletrônicos.

Outro detalhe que não pode escapar da rotina é o cumprimento do prazo, ou seja, o frete necessita ser de qualidade.

Por fim e não menos importante está o feedback, principalmente se houver a necessidade de uma logística reversa, priorizando a qualidade.

Além disso, o feedback dos consumidores é essencial para sempre melhorar a qualidade do serviço prestado.

Assim, quando o fulfillment center é colocado em prática, o e-commerce ganha em todos os sentidos, da fidelização do cliente ao aumento de presença de mercado.

E você, ficou com alguma dúvida? Aproveite e deixe um comentário!