Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Guia completo sobre Fretes

Gestão de frete: 4 razões para automatizar e otimizar o processo

Como o serviço de transporte é uma área estratégica no negócio de embarcadores, é de se esperar que a gestão do frete seja uma das maiores preocupações para essas empresas. Não é à toa que implementar sistemas que otimizem esse processo tem sido prioridade para as organizações que desejam aprimorar suas entregas e controlar melhor a atividade logística.

Por isso, separamos neste post as quatro principais razões para você considerar o investimento em tecnologia, de modo a automatizar diversas etapas envolvidas nesse tipo de operação. Acompanhe!

Tenha um controle maior sobre a operação

Por meio de um software de TMS (Transportation Management System) é possível acompanhar todos os aspectos fundamentais de uma gestão de frete eficiente. Algumas das funcionalidades são:

  • gerenciamento das transportadoras;
  • cálculo do custo de frete;
  • acompanhamento da situação do pedido;
  • consulta de documentos de transporte;
  • monitoramento da qualidade do serviço.

Tudo isso oferece mais controle aos gestores, que conseguem analisar o desempenho das atividades ao longo de todo o processo e identificar as rotinas que estão funcionando bem e aquelas que estão deixando a desejar.

Com base nesse conhecimento, podem propor melhorias para as áreas mais críticas e otimizar a operação.

Reduza a ocorrência de erros

Já que sistemas desse gênero diminuem ao máximo a necessidade de tarefas manuais, a probabilidade de ocorrer uma falha é muito menor.

Considere a auditoria de faturas da transportadora. Antes de efetuar o pagamento, é preciso conferir se os valores cobrados estão corretos, se existe alguma duplicidade, se as cobranças estavam incluídas em outra fatura — enfim, se todos os dados estão corretos.

Por mais atentos que sejam os seus colaboradores, existem atividades como essa que são altamente sensíveis a erros. Isso acontece por conta da grande quantidade de informações que é preciso checar detalhadamente.

Sendo assim, usar a tecnologia para automatizar essas tarefas certamente vai reduzir os prejuízos com retrabalho, potencializar a produtividade e proporcionar resultados mais precisos.

Ganhe mais confiabilidade

O uso de um software especializado na gestão de frete permite que todas as informações referentes a esse campo fiquem centralizadas. Isso quer dizer que, sempre que for necessário consultar alguma informação ou gerar relatórios, o mais indicado é recorrer ao sistema.

Dessa maneira, você consegue evitar problemas como:

  • informações sem padronização;
  • lentidão para encontrar dados, como os que estão em arquivos e documentos;
  • extravio de informações.

Assim, você tem a tranquilidade de saber que as informações estarão seguras e que são confiáveis o bastante para ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas. Sem contar que elas estarão acessíveis, o que significa que você poderá encontrá-las rapidamente sempre que precisar.

Reduza os custos

Como vimos, dispor de um sistema TMS contribui para que você encontre soluções para otimizar os processos, além de reduzir a ocorrência de falhas, aumentar a produtividade dos colaboradores e ajudar na tomada de decisões melhores para o negócio.

Tudo isso influencia diretamente na redução de custos e permite que você direcione melhor os investimentos em setores que realmente tragam crescimento para a empresa e aumentem a sua competitividade.

Podemos perceber, portanto, que automatizar e otimizar a gestão de frete tem benefícios relevantes para as organizações que lidam com processos de logística. São vantagens valiosas, capazes de trazer mais qualidade aos seus serviços e destacar sua empresa no mercado.

Ah, clique na imagem abaixo e faça o download desse incrível e-book.

 

Guia completo sobre Fretes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores