Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Gestão de transporte para e-commerce: como um sistema pode ajudar?

A logística é um dos principais fatores aos quais uma empresa deve atentar, principalmente no comércio eletrônico. Podemos afirmar isso em virtude do seu importante papel de garantir o produto certo, no tempo certo, na quantidade exata e na qualidade especificada. No entanto, isso só é possível se a empresa contar com uma excelente gestão de transporte para e-commerce.

Se você está lendo este artigo, certamente está buscando alternativas para elevar o nível de serviço, reduzir custos e ter clientes satisfeitos. Para ajudá-lo, abordaremos os itens mais importantes de um sistema logístico, a importância de investir em tecnologia e os benefícios de sua aplicação.

Continue a leitura e descubra como aplicar essas dicas na sua empresa.

O que compõe um sistema logístico?

Um sistema logístico pode envolver diversas áreas como armazenagem, distribuição, compras, controladoria e muitas outras. Porém, quando falamos de e-commerce, alguns itens são indispensáveis. Veja abaixo os principais.

Integração

O primeiro fator a se considerar em um sistema logístico é a sua facilidade de integração. Levando em conta que você, como embarcador, deve lidar com diversas transportadoras e que cada uma pode utilizar sistemas distintos, o software escolhido precisa ter API’s.

Além de possibilitar a troca de informações com os sistemas externos, ele também interage com o seu ERP, melhorando o fluxo e aumentando a produtividade.

Automação

Outro item que você não pode deixar de analisar em um sistema de gestão logística é a possibilidade de automação. Isso significa que diversas tarefas manuais e repetitivas podem ser programadas e o software as executa automaticamente. Entre algumas atividades que podem ser automatizadas estão:

  • envio de e-mails;
  • recepção e envio de arquivos;
  • regras para automatizar o agrupamento de notas fiscais;
  • escolha da melhor opção de frete;
  • aviso sobre pendência de pagamentos.

Informações rápidas e precisas

Imagine que o cliente liga e quer saber qual o status da entrega do seu produto no momento. Em uma situação como essa você ligaria para a transportadora, que procuraria no seu sistema ou ligaria para o motorista. O sistema evita esse tipo de situação, pois disponibiliza em tempo real uma série de informações, inclusive com um portal de consulta para os clientes.

Também ajuda a definir as melhores rotas e informa com clareza quais coletas e entregas estão dentro ou fora do prazo, inclusive identificando a performance de cada transportadora.

Qual importância de investir em uma tecnologia para gestão?

Investir em tecnologia é mandatório para uma empresa que pretende ganhar escala, reduzir custos, melhorar processos e nível de serviço e aumentar a sua lucratividade. A automação permite que a equipe foque em atividades que agreguem maior valor para a empresa, além de aumentar o controle das operações e reduzir os erros.

Quais os benefícios de um sistema logístico para e-commerce?

Entre os benefícios que um e-commerce pode receber da utilização de um sistema logístico estão:

  • melhora do relacionamento com o cliente;
  • maior velocidade de resposta para o consumidor;
  • segurança das informações;
  • geração de relatórios gerenciais para facilitar a tomada de decisões;
  • retorno do investimento de curto a médio prazo.

Vimos, neste post, a importância da gestão de transporte para e-commerce, além dos benefícios de se investir em um sistema logístico para empresas desse segmento.

Agora é o momento de colocar as dicas em prática e fazer a sua empresa decolar. Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores