Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Glossário de Logística: aprenda termos e significados

Toda área profissional conta com alguns termos próprios, que podem soar como enigmas para aqueles que não estão familiarizados com ela. Na logística não é diferente.

Principalmente por abranger diversas atividades e operações, o setor logístico possui um grande conjunto de expressões, siglas e estrangeirismos. Todas essas particularidades podem gerar dúvidas tanto para aqueles que ainda estão se especializando na área quanto para profissionais já experientes.

Por isso, no post de hoje, preparamos um glossário de logística com os principais termos utilizados no ramo e seus respectivos significados de forma simplificada. Confira!

Acuracidade

Se refere ao grau de ausência de erros ou de conformidade com os padrões.

Balança Comercial

Comparação entre importações e exportações realizadas por um país em determinado período de tempo. Quando as exportações superam as importações, é chamado de superávit. Do contrário, temos um déficit.

Classificação ABC

Uma curva, com base no diagrama de Pareto, onde os produtos são classificados em 3 categorias: A, B e C. Os critérios utilizados são: demanda, valor e importância.

Consolidação

Uma solução para economizar no custo de frete, que consiste em unir duas ou mais remessas, a fim de criar uma grande carga.

CRM

Customer Relationship Management e, em português, significa Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Software utilizado para gerenciar a relação da empresa com seus clientes.


Drop Size

Quantidade total de vendas, dividida pelo número de entregas, ou seja, a quantidade de mercadorias entregues para cada cliente.

Efeito Chicote

Resultado do contraste entre a demanda prevista e a demanda real. Sua mensuração é necessária para evitar gastos e desperdícios.

ERP

Enterprise Resource Planning e, em português, quer dizer Planejamento dos Recursos do Negócio. Pode ser realizado sob a perspectiva funcional ou sistêmica.

Fluxo de Caixa

Instrumento de gestão financeira que mede o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa em determinado período.

Gargalo

Ponto dentro de um processo produtivo em que se formam filas, limitando a capacidade final de produção.

Housekeeping

Técnica que visa a produtividade e a qualidade total nas empresas, equivalente aos 5S japoneses.

Just In Time

Sistema que visa atender o cliente no exato momento de sua necessidade, evitando estoques muito grandes.

Kanban

Um sistema que utiliza cartões de sinalização, que visam controlar os fluxos de produção, otimizando processos e reduzindo o estoque.

Lead Time

É o tempo necessário para se completar uma atividade. Na logística, temos, por exemplo, o lead time de fabricação, de expedição e o de entrega.

Market Share

Em português, é a fatia de mercado, ou seja, a participação de determinado fabricante no mercado perante seus concorrentes.

OTIF

On Time In Full, um indicador de desempenho que indica o número de pedidos atendidos de forma 100{2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e} correta.

Rating

Sistema de classificação de riscos que aborda fatores objetivos e subjetivos de cada cliente.

SKU

Stock Keeping Unit, que, em português, significa Unidade de Manutenção de Estoque. Códigos que designam os diferentes itens do estoque, de acordo com diversas características, como tamanho, cor e forma.

TMS

Transportation Management Systems ou, em português, Sistemas de Gerenciamento de Transporte. Softwares que visam facilitar as operações de transporte, tornando o serviço mais eficiente.

Valor Agregado

Representa a contribuição de cada componente da cadeia de suprimentos para o valor de um produto final, de acordo com o ponto de vista do cliente.

WMS

Warehouse Management System, que, em português, significa Sistema de Gerenciamento de Armazém. Softwares utilizados para a gestão das áreas de armazenagem.

Para se tornar um especialista em logística, um dos primeiros passos é conhecer os termos utilizados na área. É quase como um idioma próprio, e dominá-lo significa ter as habilidades e competências necessárias para se comunicar com profissionais mais experientes, e conseguir se posicionar e se destacar no mercado de trabalho.

Ah, se quiser aprender muito mais, clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-book.

Guia de Silgas e Nomenclaturas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores