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A logística depende de uma série de etapas bem executadas para que seja considerada eficaz. Uma delas — de extrema importância — é o Last Mile, etapa da logística que é crucial para o sucesso de uma empresa que busca cumprir com seu prazo de entrega, superar as expectativas de seus clientes e, principalmente, fidelizá-los.

Neste artigo você verá o que é o Last Mile na logística, como pode planejar e otimizar a malha de distribuição de produtos em sua empresa e a importância do uso de tecnologias para planejar o escoamento de mercadorias.

Se você tem problemas com o escoamento dos itens em seu departamento logístico e deseja otimizar uma etapa importante para o sucesso de seu negócio, então este conteúdo é para você. Continue com a gente para aprender mais e tenha uma ótima leitura!

Last Mile na logística

Quando ocorre a realização de um pedido de compra, seja online para um cliente B2C ou, até mesmo, por meio dos processos comerciais da empresa para clientes B2B, há uma série de etapas na logística até que o item solicitado seja entregue ao comprador em seu local de destino. Essa última etapa é conhecida como Last Mile (“última milha” em tradução livre).

É na etapa do Last Mile que o embarcador poderá mostrar eficiência em seus serviços logísticos, visto que é nela que os clientes mais mostram-se preocupados e ansiosos com a chegada do tão desejado item adquirido.

Por isso, apostar no planejamento e otimização dessa etapa é fundamental, pois ela é extremamente relevante para a experiência do cliente com a empresa, visto que aqui ele avaliará as condições e, principalmente, o tempo de entrega.

Como planejar e otimizar a malha de distribuição de produtos

O planejamento é a chave para o sucesso de qualquer projeto em uma empresa. Portanto, se você deseja planejar e otimizar a malha de distribuição de produtos em sua empresa, então fique atento aos pontos a seguir.

Crie procedimentos padrões

Criar uma rotina dentro de seu centro de distribuição é imprescindível para que, no segundo momento, você consiga estabelecer procedimentos especiais buscando atender às particularidades de algumas remessas e, assim, não deixar de efetuar uma entrega bem-sucedida em nenhuma remessa.

Varie a forma de transporte

A opção mais comum para o envio de produtos, principalmente por parte de embarcadores que trabalham com lojas virtuais, é o uso dos serviços de correios. No entanto, muitas vezes o prazo pode ser muito longo e qualquer imprevisto pode gerar impactos negativos para a entrega.

Procure estabelecer contato com diferentes transportadoras que possam agilizar todo o processo de entrega, potencializando as chances de sucesso no Last Mile.

Considere a entrega agendada

Algumas vezes pode ocorrer de um produto seguir para o destino final, mas o cliente não estar presente para o recebimento. Esse cenário pode gerar custos e impactar diretamente no prazo final de conclusão de entrega. Por isso, considerar a entrega agendada pode ser uma ótima ideia para evitar desencontros com o cliente e ter certeza de que a mercadoria será entregue dentro do prazo programado.

Utilize mais de um centro de distribuição

Ter mais de um centro de distribuição significa que você pode efetuar a expedição de mercadorias a partir do ponto mais próximo do local de entrega, reduzindo consideravelmente o prazo e os custos logísticos no Last Mile.

Tecnologia para planejar o escoamento de mercadorias

A tecnologia é, com toda certeza, a principal aliada de embarcadores que desejam efetuar um melhor planejamento, principalmente no estágio de entrega. Portanto, considere o uso de sistemas de gestão de transporte e de localização para o fornecimento de dados em tempo real para seus clientes.

Assim, com certeza você terá dado um passo importante para conquistar a lealdade de seus clientes que não buscam mais apenas por empresas que cumpram com seus prazos, mas que também sejam eficientes e capazes de proporcionar uma experiência completa e com todas as informações pertinentes às remessas de entrega.

Gostou do nosso conteúdo sobre Last Mile? Tem executado em sua empresa alguma das práticas que mencionamos aqui ou outra que complementa nosso artigo? Então deixe aqui nos comentários. Será um prazer interagir com você.