Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Layout de estoque: Qual a importância para o embarcador?

O layout de estoque é um dos primeiros fatores a ser pensado antes de iniciar a projeção da instalação do setor. A distribuição correta e o armazenamento dos produtos de forma adequada podem trazer muita agilidade para os processos logísticos.

Embarcadores que estão sempre em busca de expandir seus negócios e aumentar os lucros passam na frente da concorrência se conseguirem realizar entregas com mais rapidez, economia e qualidade com seus produtos e serviços. Isso tudo pode ser alcançado com uma boa estruturação de estoque.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para explicar melhor sobre o que é layout de estoque e suas características. Quer entender melhor sobre esse assunto? Então complete a sua leitura com o nosso post!

O que é layout de estoque?

O layout de estoque é uma ferramenta logística que tem como função alocar melhor máquinas, pessoas, produtos, matéria-prima/insumos em um determinado espaço físico. O seu objetivo é distribuir melhor esses parâmetros a fim de ampliar a qualidade e eficiência de um processo produtivo.

Essa estratégia pode ser levantada já na etapa de planejamento logístico. A partir dela será possível esboçar melhor a distribuição eficaz dos recursos. Por meio de controle e organização você poderá alcançar ressuados excelentes não somente no estoque, mas em toda a cadeia logística.

Se o embarcador desenvolver um layout adequado é possível que alcance bons resultados, especialmente em relação à manutenção de um ritmo constante na produção. Isso significa aumentar o seu nível de produção e reduzir gastos desnecessários.

Quais são as suas vantagens para o embarcador?

Um bom layout de estoque promove vários benefícios para o embarcador, dentre eles podemos destacar:

  • melhor aproveitamento de sua estrutura;
  • movimentação eficiente de materiais;
  • armazenamento de produtos de forma correta;
  • diminuição de perdas e avarias de produtos;
  • aumento da produtividade;
  • redução de custos;
  • eficiência nas entregas de mercadorias;
  • satisfação do cliente.

Como estruturar um layout de estoque?

Para desenvolver bem um layout de estoque é necessário definir em primeira mão o local destinado para o armazém, se será preciso uma nova instalação ou ampliação do espaço já existente ou apenas uma reorganização do setor.

Independentemente de qual for a situação para implantação do layout de estoque, é fundamental que o sistema de armazenamento cumpra os seguintes quesitos:

  • aproveitamento adequado do espaço;
  • redução máxima da manipulação de produtos;
  • facilidade no acesso aos produtos;
  • boa rotatividade dos itens
  • flexibilidade para a alocação dos itens;
  • agilidade no controle de quantidades dos produtos;

Ao observar se o espaço destinado para o estoque atende todos esses objetivos é importante definir como será feita a distribuição dos produtos. Para isso é fundamental facilitar o escoamento de mercadorias, agilizar processos e gerar redução de custos.

Além disso, ainda é preciso levar em conta alguns aspectos para alcançar a eficiência nos processos. Um bom exemplo disso é organizar os itens por tamanho ou pelas suas particularidades ou, até mesmo, os deixar mais próximos das portas aqueles de alto giro etc.

Percebeu como é importante implementar um bom layout de estoque em seu negócio? Essa estratégia é um dos pontos cruciais para que consiga sempre ganhar eficiência nos seus processos, alcançar bons resultados e manter o seu cliente sempre satisfeito.

E então gostou do nosso post sobre layout de estoque? Aproveite a sua visita em nossa página e leia o conteúdo sobre como um embarcador pode otimizar a expedição de mercadorias e aumente seus conhecimentos!

Comment

  • […] Como o próprio nome sugere, a logística integrada estimula e permite a união de modo dinâmico entre os vários processos e setores de um empreendimento. Em sentido mais amplo, ela se desenvolveu de forma que os empresários pudessem gerenciar a cadeia de suprimentos de uma maneira mais técnica e estratégica. Ou seja, a logística seria também responsável por procedimentos como a gestão de transportes e de estoque. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores