Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Lead time do pedido: calcule e melhore o seu desempenho

Muitas pessoas não sabem, exatamente, o que significa o lead time do pedido, mas, com toda certeza, este termo é fundamental para o sucesso do seu negócio. A definição clássica de lead time é o tempo que se passa entre o pedido do cliente até o momento da chegada do produto.

No post de hoje, você entenderá qual a sua importância, como calcular o tempo de entrega e saber como atender as expectativas de seus clientes otimizando o lead time. Confira agora!

A importância do lead time do pedido

O lead time serve para todas as fases de planejamento de um empreendimento. Ou seja, considera-se todos os setores dos processos de entrega, que acontecem desde o pedido efetivado até a chegada ao consumidor final. A redução do tempo ocorre por meio da eliminação de excessos ou na diminuição da espera durante o tempo do caminho crítico da manufatura (manufacturing critical-path time).

Assim, para quem fornece mercadorias, esse conceito busca otimizar os processos que vão desde o momento em que se adquire a matéria-prima até o cliente final receber o pedido e realizar o pagamento.

Como calcular o tempo de entrega

O cálculo de tempo entre produção, término da separação e contratação do frete interfere diretamente no prazo de entrega. Normalmente, as empresas contratam uma transportadora que tenha eficiência, para que não ocorram atrasos.

Por conta disso, é importante antecipar na contratação de transporte e buscar uma que tenha um histórico eficaz de lead time. Assim, o processo fica otimizado e estratégico, além de reduzir custos extras.

Para calcular com precisão esse tempo, é preciso seguir o passo a passo:

  • realize uma listagem de todos os materiais requeridos na execução de uma operação;
  • faça o cálculo do tempo necessário para a obtenção desses itens;
  • identifique a mercadoria que apresenta o prazo de entrega mais longo;
  • determine o volume de dias ou horas precisos para concluir esse serviço;
  • calcule o lead time adicionando o tempo de espera necessário para receber as mercadorias ao total do período requerido para que o serviço esteja completo.

A melhora do desempenho logístico otimizando o lead time do pedido

A melhora do desempenho logístico não acontecerá apenas buscando um lead time ideal. Para isso, é necessário efetuar o prazo estipulado ao cliente, do contrário, todo os esforços serão em vão.

Tenha em mente que há o lead time entre o instante em que se adquire a matéria-prima até o momento em que o consumidor recebe o pedido e realiza o pagamento. Além do mais, há o lead time da perspectiva do cliente, que é a fase decorrente entre a sua solicitação e o recebimento da mercadoria.

Considerar as diferenças existentes entre estes tempos é crucial para saber como os processos logísticos podem ser melhorados. Então, analise todas as suas metas de gerenciamento, busque melhorar a qualidade de entregas e tenha um tempo de resposta ágil.

E aí, gostou do nosso post sobre o lead time do pedido? Então, que tal conhecer agora os indicadores de desempenho em logística?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores