Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Logística automatizada: saiba porque melhorar os lançamentos fiscais

Para compreendermos sobre a logística automatizada, é importante saber que o lançamento fiscal está associado ao processo de entrada e saída de serviços e/ou mercadorias de uma organização. Ou seja, sempre que houver algum item entrando ou saindo da empresa é criado um registro tributário de identificação e comprobatório pelo fornecedor.

Empreender a logística automatizada em seus negócios, pode gerar eficiência nas operações e assim, reduzir custos, falhas e tempo de trabalho dos colaboradores deste setor. Dessa forma, o tempo é voltado para construção de novas estratégias em prol da empresa.

Para informar você melhor sobre  o assunto, preparamos este post e reunimos 6 dos principais motivos para automatizar os lançamentos fiscais. Confira!

Economia de tempo

A automação no ramo da logística traz como um dos principais benefícios, a desenvoltura dos processos. Alguns são totalmente repetitivos, funcionais e quando executados de maneira manual, são capazes de exigir um tempo maior para as atividades.

Além disso, esse método pode ser integrado a todos os departamentos da organização como: estoque, contábil, logística, vendas, entre outros. Assim, é possível assegurar as atividades, minimizando as falhas e retrabalhos por falta de acompanhamento e troca de informações internas.

Portanto, a logística automatizada desempenha uma função extremamente importante para potencializar os resultados, além de ofertar diversas vantagens no âmbito organizacional.Contudo, o propósito da automação é uniformizar e inspecionar as operações, reduzindo a necessidade do exercício manual e contribuindo para melhoria das atividades estratégicas da empresa.

Dessa forma, ao fazer a implantação de um software, o tempo empregado nessas operações pode ser destinado a práticas analíticas, permitindo um trabalho eficaz e garantindo a satisfação dos clientes.

Maior eficiência na gestão de processos fiscais

Automatizar os serviços logísticos é, sem dúvida, assegurar uma organização total em todas as categorias, pois é por meio dos sistemas automatizados que a organização adquire amparo no controle das fases da cadeia logística, podendo estruturar de forma integral todos os processos nela implicados.

Nesse contexto, aprimoramentos como a padronização e a maior velocidade nos procedimentos são facilmente constatados. Assim, a rotina dos colaboradores torna-se mais simples, além de possibilitar diagnósticos mais ágeis nas ações corretivas e preventivas, tal como a tomada de decisões.

Integridade da informação

Nenhuma organização quer ser penalizada pelo Ministério do Trabalho ou pela Receita Federal por estar dirigindo os processos de forma errada. No entanto, podemos ver no mercado quantas falhas são realizadas com grande frequência, como:

  • lançamento de mercadorias adquiridas e vendidas com o código errado;
  • pagamento de impostos incorretos;
  • recolhimento equivocado de tributos sociais, como INSS e FGTS;
  • petição de crediário fiscal sobre produtos ou serviços que não tem direito ao benefício.

Muitas das vezes este erro não parte do funcionário responsável pela atividade, mas sim do enigmático sistema tributário brasileiro e da falta de um software de automação para auxiliar na precisão das informações.

Com isso, os dados podem ser configurados de maneira que as informações serão avaliadas e analisadas antes da escrituração final. Dessa forma, as falhas são detectadas de imediato, podendo fazer a correção e resguardando a veracidade dos documentos.

Visão sistêmica

O futuro promissor de uma empresa depende de uma boa gestão e com um sistema automatizado é essencial para a melhoria contínua dos resultados. Portanto, é indispensável uma visão global do desempenho de seu negócio.

A visão sistêmica pode ser alcançada com o emprego de painéis de indicadores que apresentam os objetivos e metas pautada pelos gestores de forma visual, sendo esses painéis conhecidos como dashboards.

Essa ferramenta vem apresentando ótimos resultados no sistema contábil — em geral no mercado —pelo fato de trazer referências complexas de forma incontestáveis e ópticas, retratando a condição real da empresa. Assim, ao invés de observar números isolados e planilhas, o colaborador consegue compreender as informações decisivas sobre o quadro financeiro e econômico.

Entretanto, os padrões e as tendências que se caracterizam as atividades organizacionais no decorrer do tempo, podem não ser notadas e analisadas caso não exista nenhuma ferramenta de balanço. E com a adesão de novas tecnologias certeiras, podemos sempre estar à frente no mercado, identificando viabilidades onde a concorrência ainda não consegue avistar.

Integração entre setores

Uma empresa deve sempre ter uma maior inteiração entre todos os departamentos. Afinal, o resultado incisivo do trabalho é a soma do desempenho de todos os setores. Então, para que o sucesso seja adquirido, necessitamos de uma gestão empresarial integrada.

Não é fácil interligar os setores de forma que a comunicação flua de maneira precisa e eficiente. Para isso, é necessário estabelecer o uso de novas tecnologias assertivas.

O âmbito fiscal e contábil são as áreas que mais sofrem influência e intervém, no geral, dentro de empreendimento. Assim, envia e recebe informações táticas diariamente e por essa razão, é relevante assegurar a integridade, qualidade e habilidade dos dados com a aplicação da automação.

Monitoramento constante

É fundamental manter o controle da gestão fiscal e contábil, pois através desse monitoramento constante é mais simples e acessível identificar as falhas e assim ter uma visão ampla de forma seletar às informações necessárias e precisas. Com isso, os dashboards ajudam na exploração dos diversos cenários e das diversas tendências do mercado, da organização e de suas metas.

Quando se tem um grande volume de entrada e saída de produtos/mercadorias, uma frequência maior de movimentação e um alto fluxo de materiais em centros de distribuição, é preciso introduzir métodos de intra logística mais eficientes e diligentes.

Entretanto, investir em automação é o ideal para que sua empresa consiga dinamizar o espaço preciso de armazenagem, aumentar a produtividade e conformidade de seus processos. Mas para isso, é muito importante obter auxílio de empresas capacitadas para ter sucesso em seus resultados.

Não devemos analisar um sistema manual com um sistema automatizado apenas pelo investimento inicial, pois o cálculo de retenções técnicas, a verificação da segurança, da ergonomia e a simplificação do necessário, são benefícios que só a logística automatizada pode oferecer para seus processos.

Com a Tecnovia você terá a solução sob-medida para o seu negócio, maximizando a eficiência no centro de distribuição.

Gostou deste post sobre porque melhorar seus lançamentos fiscais com a logística automatizada? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − um =

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores