Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Logística integrada no PPCP: conheça a sua importância

O PPCP é a área responsável pelas decisões relacionadas ao processo produtivo de uma empresa. Aliado à logística integrada, contribui para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios, a partir do aumento na eficiência dos processos.

No artigo de hoje, vamos explorar melhor o tema, explicando os seus conceitos e benefícios. Quer saber como funciona o PPCP e sua relação com a logística integrada? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

O que é o PPCP?

O Planejamento, Programação e Controle da Produção é uma área do negócio que trata da gestão e tomada de decisão relacionada à manufatura e da administração dos recursos de produção. O objetivo é gerar produtos e serviços com o máximo de eficiência e qualidade, gerando o mínimo possível de dispêndios.

Ele funciona com base nas informações sobre a previsão de demanda, tendências do mercado, capacidade produtiva, volume de estoque, entre outras variáveis que vão gerar a ordem de fabricação.

De certa forma, podemos dizer que ele está diretamente ligado à logística integrada — que reúne os diversos processos e áreas dentro de uma organização, visando alcançar um desempenho aprimorado —, visto que depende de informações de outros setores para criar um planejamento mais acertado.

Ao estabelecer a função do PPCP, consegue-se:

  • definir o produto (ou linha de produtos) que serão entregues;
  • estabelecer a quantidade necessária para produção;
  • definir os materiais a serem utilizados;
  • levantar a necessidade de mão de obra;
  • calcular o prazo total do processo produtivo.

Quais benefícios ele proporciona para a logística?

Quando bem executado, o PPCP pode oferecer diversos benefícios para a logística. Conheça os principais nos tópicos a seguir.

Equilíbrio do estoque

Como parte do trabalho do PPCP envolve a identificação da previsão da demanda e a definição de quais itens serão produzidos, a área de logística passa a ter maior previsibilidade de quais matérias-primas serão necessárias. Com isso, a composição dos estoques se torna mais acertada, evitando faltas e excessos de itens.

Suporte à tomada de decisões

Com o controle de todo o processo produtivo, informações relacionadas a esse fluxo ficam disponíveis para serem consultadas sempre que necessário. Assim, consegue-se identificar as falhas (e suas causas), oportunidades de melhorias e melhorar a tomada de decisão — que passa a ser feita a partir de uma base de dados sólida.

Maior integração entre os setores

Para que todo o fluxo produtivo seja bem-sucedido, é preciso contar com informação de várias áreas, como a comercial (responsável pela previsão de demanda), logística ou suprimentos (responsável pelo estoque) e compras (responsável pelas aquisições de matérias-primas e produtos acabados).

Dessa forma, todos trocam dados relevantes para alcançar a sinergia e para que os processos se tornem mais precisos e eficientes. Assim, é possível equilibrar todas as necessidades e evitar falhas e outros problemas que prejudicam os resultados.

Redução de custos

Por fim, outra grande vantagem é a redução dos custos operacionais, alcançada com o aumento do controle sobre os processos, redução de perdas, diminuição de erros e retrabalhos, além da produção de menos desperdícios.

Como se dá uma logística integrada eficiente?

A logística integrada, como o nome sugere, estimula a integração entre processos e áreas, tornando o fluxo de atividades e informações mais dinâmico e eficaz. Com isso, a gestão da empresa — e até mesmo da cadeia de suprimentos — se torna mais estratégica.

Se antes a logística era responsável por estoques e transportes, por exemplo, com a integração ela passa a gerenciar os pedidos de ponta a ponta, ou seja, desde o fornecedor até a entrega ao cliente. O PPCP fica no meio do processo, otimizando a produção e colaborando para que compras, logística e vendas compartilhem informações.

O PPCP, apesar de não ser, necessariamente, uma área sob responsabilidade da logística, está ligado à logística integrada e sua aplicação garante várias vantagens para as empresas — incluindo a gestão mais eficaz de todos os processos, até mesmo os de outras áreas.

O que achou do artigo de hoje? Quer continuar acompanhando outros temas como este? Basta seguir os nossos perfis nas redes sociais e ficar atento às novidades. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores