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A logística de varejo é o mecanismo que tem por finalidade garantir que os produtos de lojas e supermercados sejam disponibilizados na quantidade certa, no local adequado e por um custo justo. Nesse setor, há diferentes tipos de logística, que variam de acordo com as atividades exercidas pelo empreendimento.

De modo geral, a logística aplicada ao varejo possibilita que os consumidores tenham acesso aos produtos que desejam adquirir — fator que influencia diretamente na experiência de compra e, consequentemente, no modo como o cliente percebe e se relaciona com a marca.

Quer saber mais? Confira, neste post, quais são as principais formas de logística no varejo!

Armazenagem

Trata-se da área que busca um melhor aproveitamento do espaço destinado para manter e conservar os produtos no estoque. Para tanto, é preciso efetuar estudos sobre a localização, dimensão física e a possibilidade da climatização do local.

Uma das decisões desse tipo de logística é a escolha do lugar apropriado para instalar o Centro de Distribuição (CD), levando em consideração as rotas de saída, tributação e proximidade do público-alvo. Além disso, aqui também é feito recebimento, separação de pedidos, bem como a conferência das mercadorias, expedição e emissão dos documentos relacionados ao transporte e entrega.

Embalagem

Do local de saída até a casa do cliente, o produto percorre um longo caminho, sendo necessário que esteja embalado de forma adequada para que seja entregue sem danos. Nesse sentido, o departamento de embalagens zela pela conservação das mercadorias transportadas.

Ao negociar com os fornecedores, o gestor da área deve sempre priorizar a qualidade e não somente o custo das embalagens. Ainda há que se fazer uma análise para saber quais são as caixas mais adequadas para o tipo de produtos comercializado e se é preciso utilizar itens que aumentem a segurança do objeto, como plástico bolha.

Estoque

O objetivo da logística de estoque é organizar os produtos e mantê-los em quantidade adequada para suprir a demandas dos clientes. As atividades diárias incluem controlar os pedidos e elaborar relatórios de compra e venda.

As rotinas do estoque interferem nos resultados de compra e venda, haja vista que permitem que haja um equilíbrio entre a procura e aquisição de novos lotes, comparado ao volume de itens que ainda estão disponíveis. Esse processo requer análises mais complexas, como o levantamento da previsão de demanda e a checagem da curva ABC, que classifica todos os produtos do estoque.

Manutenção de informação

É o ramo que se responsabiliza pelas informações sobre o custo e desempenho da companhia, com o intuito de viabilizar as operações diárias. Os profissionais dessa área fazem o levantamento dos custos exigidos para o funcionamento do negócio. Esses dados ajudam no planejamento de estratégias que mantenham a lucratividade da empresa e o diferencial competitivo.

Processamento de pedidos

Uma entrega atrasada causa a frustração e insatisfação do cliente. Por isso, é necessário ter um controle rígido desde a confirmação do pedido para que a entrega aconteça de forma rápida e segura. É exatamente essa a missão do setor de processamento de pedidos, que agiliza os processos para que o pedido seja liberado e entregue o mais breve possível.

Transporte

Após o pedido ser processado, entra em cena a logística de transporte, que realiza a entrega da mercadoria. As atribuições desse departamento compreendem buscar transportadoras que façam rotas otimizadas, que ofereçam um serviço de qualidade e bom preço.

Cada área da logística de varejo tem responsabilidades diferentes, mas estão interligadas, logo o desempenho positivo de todas é crucial para a manutenção e qualidade dos serviços oferecidos pela empresa. Para tanto, é crucial manter a cadeia de logística em ordem, utilizando estratégias e ferramentas adequadas ao seu nicho de atuação.

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