Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Como o embarcador pode promover uma movimentação de materiais eficaz?

A qualidade das operações de um departamento de logística começa por uma movimentação de materiais eficiente. Isso é importante por determinar o sucesso da empresa, gerando lucros e minimizando os gastos para embarcadores.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais boas práticas para uma movimentação de materiais eficiente, e como a tecnologia, aliada a essas práticas, pode ajudar em tal tarefa.

Portanto, se deseja conhecer as melhores ações e alavancar o setor logístico de sua organização, então este conteúdo é para você. Continue com a gente e tenha uma boa leitura!

Faça um bom planejamento

O planejamento é a chave para o sucesso de todo e qualquer projeto. Na logística não é diferente, principalmente por conta da ampla abrangência da cadeia de suprimentos, que engloba diversas etapas, sendo que algumas são realizadas ainda nas dependências do embarcador.

O planejamento deve ser feito mapeando os processos do setor, de modo que dê o suporte necessário ao gestor que precisa dominar as etapas para guiar a execução e obter melhorias indispensáveis.

Quanto mais o gestor conhecer sobre cada fase do processo, mais fácil será para identificar as fragilidades que podem gerar gargalos e assim atuar com ações preventivas e corretivas, a fim de impulsionar a qualidade dos serviços de seu setor.

Automatize processos

Em tempos de indústria 4.0, a automatização de processos deixa de ser uma opção e passa a ser uma importante vantagem competitiva. Logo, embarcadores que almejam diferenciar-se no mercado não podem abrir mão dessa prática.

No entanto, antes de iniciar a automatização de processos no setor logístico, é necessário avaliar os principais problemas enfrentados no dia a dia para, então, pesquisar pelas melhores soluções automatizadas para logística disponíveis no mercado e capazes de ajudar a eliminar os gargalos.

Invista na estrutura local

Seu local de operações logísticas já está estruturado e por isso não precisa mais de investimentos, certo? Errado!

Para que o lugar continue correspondendo às exigências do dia a dia, os investimentos em melhoria não podem cessar. Contar com o monitoramento 24 horas, sistema contra incêndios, espaço amplo (para o caso de aumento de demanda), equipamentos adequados e docas cobertas para expedição de mercadorias, sem depender exclusivamente das boas condições climáticas, são alguns itens que precisam de investimento.

Aposte na tecnologia

Um dos grandes desafios dos gestores de logística é lidar com um elevado número de informações todos os dias. Outros problemas cotidianos são os que envolvem tarefas manuais, a transparência nos dados e a divulgação de informações em tempo real. Parecem casos impossíveis de resolver, contudo, com a ajuda de uma solução tecnológica, tudo pode ser muito mais simples do que imagina.

As tecnologias são excelentes para integrar processos e melhorar o fluxo de comunicação. A partir dessas ferramentas, o gestor de logística pode acompanhar de perto o desenvolvimento de todas as atividades desenvolvidas pelo departamento e resolver qualquer problema que interfira nos resultados da empresa.

Outra excelente vantagem do emprego de uma solução tecnológica é a redução de custos, visto que possibilita aumento de produtividade por parte dos membros da equipe, diminui o índice de erros e agiliza a tomada de decisão em todos os estágios da operação.

Para escolher o software de gestão logística adequado para sua empresa, leve em consideração as principais características, como dashboard, módulos e soluções.

Também é importante ressaltar a importância de optar por um fornecedor tecnológico preparado para capacitação de sua equipe para que todos conheçam o manuseio do sistema e possam extrair o máximo de seus benefícios.

Agora que já conhece as melhores práticas para promover uma movimentação de materiais eficaz, que tal seguir nossas redes sociais para obter mais dicas. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores