Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

O que é automação logística?

A automação logística é uma peça-chave na estratégia de qualquer empresa. Por melhor que seja o produto, se não houver uma forma eficiente para disponibilizá-lo sem erros, a um custo competitivo e em tempo hábil, não há como se manter no mercado.

A concorrência está cada vez mais forte, o que exige atenção total à melhoria de processos e à utilização de tecnologias e ferramentas para aperfeiçoar a rotina, aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Neste artigo, abordaremos o que é automação logística, como ela funciona, a sua importância e os benefícios para as empresas. Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é automação logística?

Automação logística consiste na adoção de tecnologia, equipamentos e sistemas de gestão com o objetivo de automatizar tarefas, para que essas sejam executadas sem a intervenção (ou com a mínima possível) de pessoas. A ideia é reduzir ao máximo a quantidade de trabalhos e controles manuais.

Como ela funciona?

Ela pode ocorrer de diversas formas. Desde a simplificação de processos, com a eliminação de uma dupla conferência a níveis mais avançados, até a utilização de sistemas para trocar informações. Embora a tecnologia exija investimento, os ganhos em produtividade e acuracidade são expressivos.

Entre os principais sistemas que auxiliam nesse processo, podemos citar:

  • TMS: software para otimizar a rotina de transportes, como roteirização, contratação de transportadoras e controle de fretes;
  • WMS: sistema de gerenciamento de armazéns. Auxilia a gerenciar estoques, recebimento, armazenagem e distribuição de mercadorias;
  • ERP: sistema responsável por integrar os sistemas das diversas áreas da empresa e automatizar a comunicação entre elas.

Por que é importante para as empresas?

Na maioria dos negócios, o custo logístico corresponde a uma das principais fatias do orçamento. Logo, quanto mais produtivo, maior será a margem de lucro da empresa. Outro fator a considerar é que a automação permite que os colaboradores foquem em atividades que agregam maior valor para a organização, visto que rotinas são feitas de forma automática.

Com maior foco, é possível criar projetos mais relevantes e dar mais atenção aos clientes e processos, melhorando o nível de serviço e criando diferenciais competitivos em relação aos concorrentes.

Quais os benefícios?

Redução dos custos

Geralmente, esse é o principal motivo na busca pela automação logística. A redução de custos ocorre de diversas formas. Entre as principais, estão:

  • maior produtividade;
  • eliminação de retrabalhos;
  • redução do tempo de paradas;
  • redução drástica nos erros operacionais (em alguns casos, eliminando-os completamente);
  • facilidade de controle;
  • redução de acidentes.

Integração de informações

A integração entre os sistemas possibilita ter o controle dos dados integrados e centralizados em uma base de dados única. Assim, é possível ter acesso a informações relevantes de qualquer área.

Outra vantagem é a confiabilidade dos dados. Diferentemente de planilhas ou papéis, que podem facilmente ser manipulados, os sistemas garantem a fidelidade e a integridade dos dados.

Apoio na tomada de decisões

Com a disponibilidade de dados seguros, com fácil acesso e de várias áreas da empresa, é possível fazer correlações para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, possibilitando a criação de estratégias eficazes.

Os indicadores de desempenho também possibilitam uma forma eficaz de saber como estão os resultados e agir rapidamente para o atingimento das metas.

A automação logística permite que a empresa elimine desperdícios e retrabalho e melhore processos e a comunicação entre as áreas. Como resultado, a companhia consegue reduzir custos e ter à disposição informações relevantes em tempo real e um grande parceiro na tomada de decisões. E você, já tem esses benefícios em sua organização?

Agora, você já sabe o que é automação logística e os seus benefícios. Que tal se aprofundar no tema? Leia nosso post sobre operação logística: o valor da gestão da informação em e-commerces. Vamos lá!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores