PNG-sem-fundo

O que é OTIF?

A palavra OTIF, é a sigla da expressão On-Time In-Full ou “no prazo e completo”, basicamente esse indicador aponta as entregas realizadas no prazo sem nenhuma ocorrência.

Vamos pegar um exemplo para fixar melhor o conceito,  esse indicador exclui entregas como parcial ou com avaria ou seja,  não adianta entregar no prazo porém com algum problema, não pode ter nenhuma ocorrência.

Hoje em dia a concorrência é tão grande que nenhum empresário pode negar a importância da melhoria de processos, sobretudo na logística. É justamente aí que entra o OTIF, como um indicador de performance fundamental para esse setor.

Apesar dessa peculiaridade em só mostrar o que está no prazo e sem erros, ao adotá-lo, te fará diferente dos seus concorrentes. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui os conceitos que embasam a aplicação do OTIF.

Também assim, trazemos os conselhos mais diretos das boas práticas que permitem fazer um uso virtuoso dessa ferramenta. Então, se você quer entender melhor do que se trata, como implementar e com isso colocar seu negócio em outro patamar, basta seguir adiante.

On Time In Full: do que se trata?

A abreviação OTIF indica “On Time In Full”, que em tradução livre seria algo como “Na hora, na íntegra”. Ou seja, algo que foi entregue dentro do prazo estipulado, e com total assertividade.

De cara, isso já lança uma questão fundamental para melhor entendimento do assunto: falar em entrega “na íntegra” vai muito além de garantir que um determinado objeto não se quebre, ou que não passe por avaria durante o transporte.

No caso de uma empresa de transporte executivo, por exemplo, é preciso ir muito além. Não se trata apenas de levar um diretor, um executivo ou outra pessoa daqui até ali, mas de oferecer carros excelentes, serviços exemplares e tudo o mais.

Assim, o que a métrica do OTIF ajuda a fazer é desenvolver essa consciência em todas as empresas, mostrando que toda logística e serviço de entrega precisa atuar na clave da excelência.

Um exemplo de que a pontualidade não basta é o famoso caso do envio de um produto errado. A pessoa compra uma roupa de uma cor, você envia de outra, o que obviamente vai gerar transtorno e até burocracia (como a da logística reversa).

Os detalhes da operação diária

Além daqueles que erram por não conhecerem o OTIF, muitos gestores acabam não conseguindo fazer um bom uso dessa métrica por desconsiderar alguns detalhes.

Na prática, o cálculo é algo simples, pois basta comparar todos os despachos que a empresa realizou em determinado período, com os fatores da própria sigla OTIF.

Porém, é aí mesmo que surgem os diferenciais. Primeiro que o mais indicado é lidar com os dois fatores de modo distinto, considerando On Time x In Full.

Assim, um negócio da área de empresas de logística SP calcula o percentual das entregas no prazo primeiro, e depois das entregas íntegras.

Mesmo que a princípio o número seja o mesmo, com o tempo ambos podem destoar, o que tornará a métrica muito mais assertiva. Por exemplo, se 80% das entregas foram no prazo, mas apenas 70% estava exata, isso vai fazer diferença.

No exemplo dado, o resultado seria 0,8% x 0,7%, ou seja, 56% de OTIF. Naturalmente, um número desses precisaria passar por melhorias, o que deixa clara a importância dessa métrica.

O que pode fazer a diferença?

Já vimos que o mercado vive hoje um dos seus momentos de maior concorrência, bem como o fato de que o e-commerce é ainda mais concorrido e disputado.

Assim, o que pode ajudar uma marca a fazer a diferença é a racionalização dos seus processos básicos, tal como propõe o OTIF. Na prática, ele pode (e deve) envolver várias frentes da cadeia logística, entre elas:

Sem falar em elementos transversais, como no caso de transportadoras em SP que não lidem diretamente com o despacho, mas com a modalidade de coleta.

Ou seja, a importância do OTIF está na melhoria de toda a cadeia: a performance interna da empresa facilita a vida dos funcionários, que ficam satisfeitos e trabalham melhor, o que melhora a relação com o cliente, aumentando as vendas e daí em diante.

Se quiser se aprofundar, temos um vídeo que explica detalhadamente como fazer um OTIF e ainda deixamos uma planilha de exemplo para você baixar com o gráfico, sem nenhum custo, clique abaixo e veja.

OTIF

 

Conclusão

A métrica OTIF, como parte da cultura OTD (On-Time Delivery) e indicador de performance de logística, pode ser o diferencial de que sua empresa estava precisando.

Com as dicas que demos aqui, basta implementar essa ferramenta e transformar sua logística em uma máquina de gerar satisfação, melhorando os resultados gerais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.