Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

O que é um roteirizador de carga e como ele pode ajudar sua empresa

Quem trabalha com logística sabe que grande parte das atividades essenciais para o negócio, como a criação de rotas e a otimização de cargas no caminhão, por exemplo, costumam ser rotinas manuais, principalmente quando aplicadas nos pequenos negócios. Sabendo disso, a tecnologia vem trazendo diversas inovações, que tem como objetivo simplificar o fluxo e torná-lo mais rápido e preciso. Um bom exemplo disso é o roteirizador de cargas.

O planejamento de rotas é fundamental para garantir que o percurso adotado para as entregas será o mais eficiente e seguro, considerando os prazos e os custos envolvidos na prestação do serviço. Nesse momento, ter um roteirizador de cargas significa simplificação, automatização e a possibilidade da melhor oferta para seu cliente, tanto para custos, como para tempo de entrega.

Se você quer aplicar um roteirizador na sua empresa e não sabe como escolher o melhor software, está no lugar certo! Continue lendo e saiba mais sobre as funcionalidades e benefícios dessa tecnologia, além de como melhor aplicá-la em seu negócio!

O que é um roteirizador de carga, afinal?

Um roteirizador de carga é um software voltado para o planejamento de uma operação de transporte e distribuição de cargas.

Por meio dele, é possível automatizar questões como o cálculo de quilometragem e a definição do melhor roteiro de entrega — considerando variáveis como a carga disponível para envio, a localização dos clientes, a quantidade de pontos de entrega, os custos e os prazos do transporte.

Quais funcionalidades que um roteirizador pode oferecer?

As funcionalidades oferecidas por um roteirizador de carga podem variar de acordo com a empresa que desenvolve a ferramenta. Mas, de maneira geral, os softwares ajudarão nas seguintes funções:

  • definição das rotas mais eficientes;
  • indicação do tipo de veículo de acordo com o tamanho da carga, volume de entregas e cargas percorridas;
  • estabelecimento do tamanho da frota.
  • melhor sequenciamento de entregas.

Quais benefícios o roteirizador proporciona para as empresas?

O roteirizador de carga é especialmente importante para empresas que lidam com entregas fracionadas, nas quais é necessário atender diversos pontos diferentes dentro de um mesmo trajeto. Os principais benefícios, porém, podem ajudar as empresas de um modo geral.

Aumento da produtividade

Pelo fato do roteirizador automatizar a rotina de planejamento de rotas, a atividade passa a ser realizada com mais agilidade, garantindo aumento da produtividade da equipe responsável por essa tarefa.

Ao mesmo tempo, a produtividade dos motoristas e outros prestadores do serviço de transporte também é otimizado, visto que as entregas são planejadas para alcançar o máximo de eficiência.

Redução de custos operacionais

O roteirizador de carga também ajuda a otimizar a ocupação dos caminhões e auxilia na redução e na garantia do cumprimento dos prazos de entrega — lembrando que a rapidez nos envios, na maioria dos casos, se torna um diferencial competitivo e contribui para aumentar a satisfação dos clientes.

Com a melhoria no aproveitamento da capacidade dos veículos e o aprimoramento na definição dos percursos, consegue-se chegar à redução de custos, que vem por meio da economia com combustível e da diminuição da capacidade ociosa, por exemplo.

Otimização da gestão de frota

A partir da elaboração de um roteiro de entrega mais eficiente e bem definido, o gestor consegue acompanhar se os motoristas estão cumprindo as rotas planejadas, além de monitorar o desempenho da frota.

Com essas informações em mãos, a tomada de decisão se torna mais acertada e se consegue fazer melhorias na rotina, aprimorando a utilização dos veículos e, consequentemente, alcançando resultados mais satisfatórios.

Flexibilidade na elaboração de uma rota

A roteirização pode ser feita tanto de forma fixa (quando as entregas seguem sempre o mesmo roteiro) quanto de forma dinâmica (quando o sistema ajuda a identificar o melhor percurso, de acordo com as variáveis que devem ser consideradas). Assim, o gestor pode decidir qual é a melhor opção para sua empresa — de acordo com os resultados obtidos.

Agora que você já sabe o que é um roteirizador e quais são os benefícios que essa tecnologia pode trazer para seu negócio, descubra como escolher o software ideal para sua empresa.

Cinco dicas para escolher o roteirizador que mais combina com seu negócio

1. Analise as reais necessidades da sua empresa

Um software roteirizador de cargas pode ter muitas funções, mas é importante se perguntar e descobrir quais são os principais pontos a serem atingidos por essa tecnologia dentro de sua empresa. Uma dica é mapear seu fluxo e entender o que um roteirizador pode ajudar em cada atividade e quais são os benefícios que poderão ser obtidos com a implementação do roteirizador.

2. Identifique seus objetivos

Sabendo quais são as necessidades do negócio, enumere as que são prioridades ou fatores que devem ser melhorados dentro da sua empresa. Com isso, você descobrirá quais objetivos devem ser alcançados.

Após a definição dos objetivos, é possível verificar qual funcionalidade do software pode ajudar no cumprimento das metas e no alcance dos seus propósitos. Assim, você saberá exatamente o que procurar.

3. Verifique a infraestrutura oferecida pelo roteirizador

Cada fornecedor oferecerá uma forma diferente de serviço. Portanto, alinhar suas expectativas com o que está sendo oferecido é importante.  Para embarcadores, por exemplo, ter um sistema que permita o acesso remoto é essencial, pois terá as informações de localização sempre consigo, melhorando no tempo de resposta para os clientes.

4. Contrate um fornecedor com experiência de atendimento no setor logístico

Antes de escolher o servidor do roteirizador para sua empresa, é relevante verificar a experiência de quem prestará esse serviço. Pesquise outras empresas que utilizam o mesmo software, entenda quais são os pontos fortes e fracos levantados por quem já utilizou ou utiliza o serviço. Dessa maneira, terá certeza que o roteirizador virá para melhorar seu negócio, não para trazer mais problemas.

5. Busque a simplificação

O roteirizador precisa simplificar e tornar as tarefas rotineiras mais ágeis, deixando os fluxos mais rápidos e as informações mais precisas. Por esse motivo, é importante saber quais são as reais necessidades da empresa antes de escolher um software cheio de funções que não serão utilizadas.

Quanto mais simples, mais fácil de entender como funciona e menos custos com capacitação serão necessários.

A aplicação de tecnologias como um roteirizador, simples de serem aplicadas e com benefícios que não demoram a aparecer, é primordial para se obter uma vantagem competitiva no mercado. A satisfação dos clientes aumentará, pois terão respostas mais rápida e certeiras. Isso melhorará o nível de confiança. Além disso, os fluxos ficarão mais enxutos, melhorando os processos da empresa e a deixando mais competitiva.

Gostou do post de hoje? Então não deixe de ler as próximas postagens, que certamente serão de seu interesse! Sendo assim, que tal assinar nossa newsletter e recebê-las direto na sua caixa de e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores