Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

E-commerce para PMEs

Os principais desafios e dificuldades do e-commerce para PMEs

Com o crescente volume de vendas on-line no país, o e-commerce se tornou uma alternativa bastante atrativa para pequenas e médias empresas que buscam ampliar o seu alcance e o número de saídas. É necessário, no entanto, entender que existem desafios do e-commerce que devem ser estudados com cautela para que a empresa não se complique ao iniciar essa operação.

Entre os principais desafios desse modelo de negócio, estão, por exemplo, a usabilidade, os investimentos em marketing, a logística e a gestão de transporte, entre outros. Afinal, para um e-commerce ser bem-sucedido, mais do que enfrentar esses desafios, é necessário estar pronto para todas as demandas inesperadas que surgirão à medida que a empresa cresce.

Pensando nisso, separamos, no artigo de hoje, alguns desses desafios, e mostramos como superá-los para que seu e-commerce continue a crescer continuamente. Confira abaixo!

Logística

O setor de logística é, provavelmente, um dos principais e mais complexos desafios do e-commerce que está começando. Afinal, se ele não estiver funcionando em boas condições, o cliente que efetivar uma compra na loja virtual não receberá seu produto, e a loja estará fadada ao fracasso.

Por isso, toda e qualquer melhoria feita na logística da empresa deve ser muito bem-vinda. Desde a atualização constante das tabelas de frete até a negociação desses valores com as empresas de logística que farão as entregas para seus clientes — é fundamental garantir sempre a precisão e as melhores condições possíveis para o consumidor.

Otimizar a gestão de transporte diariamente é fundamental para que a empresa possa se manter competitiva, principalmente no mercado nacional, no qual novas tendências surgem rapidamente, e é necessário adaptar-se a esse cenário de forma célere.

Não podemos esquecer que sempre que um cliente realiza uma compra em sua loja, mesmo com a verdadeira enxurrada de ofertas que recebe todo dia, ele dá um voto de confiança para a sua empresa. Fazer jus a esse voto de confiança é um dos principais fatores para fidelizar esse consumidor.

Usabilidade

A cada dia que passa, mais brasileiros acessam a Internet e fazem compras pelo celular. Por isso, ter um e-commerce que seja tão agradável visualmente no desktop quanto no celular é fundamental.

Mais do que apenas agradar aos olhos de seu consumidor, é importante deixar todas as informações sobre seu produto claras e atentar à facilidade de realizar uma aquisição, que é um dos fatores mais relevantes sobre a decisão de compra.

Por isso, não se esqueça de, ao montar o layout de sua loja virtual, consultar suas funcionalidades e características em smartphones e tablets.

Investimentos em marketing

É natural que, principalmente no inicio de uma loja, os investimentos de marketing sejam reduzidos por conta do risco que apresentam, caso não tragam os resultados esperados. No entanto, um erro bastante recorrente é notado quando os lojistas, empolgados com os resultados de suas primeiras campanhas, passam a investir verdadeiras fortunas nessa área.

Evidentemente, é muito importante que seja feito investimento em marketing, e esse investimento deve crescer de acordo com os resultados alcançados nas ações anteriores. É muito importante, no entanto, fazê-lo de forma estratégica e muito bem pensada.

Investindo com alguma cautela, será possível manter a longevidade de seu negócio, além de garantir que sempre poderá atender seus clientes da melhor forma possível.

Ah, quer aprender mais sobre esse tema? clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-book.

Como ter um e-commerce de sucesso

 

Omnichannel

Quando faz vendas pela internet, formar uma estratégia que que unifique vários canais visando uma melhor experiência do usuário é fundamental, para isso, se faz necessário implementar o Omnichannel . Assim, seus consumidores ter maior consistência em suas comprar e claro, tendo sob seu controle toda a gestão.

Se quiser aprender mais sobre esse conceito, a clique AQUI e saiba tudo.

Este conteúdo foi útil para você? Então aproveite e compartilhe este texto com seus amigos e seguidores nas redes sociais, para que eles possam saber como superar os desafios do e-commerce!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores