Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

OTIF: entenda mais sobre!

Toda empresa que preza pela qualidade de suas entregas e pelo bom relacionamento com o seu público deveria entender sobre um dos indicadores mais importantes para o setor de distribuição: o chamado OTIF. Provavelmente, você já ouviu falar dessa sigla alguma vez ou da expressão completa On Time In Full.

Mas, afinal, entre tantas terminologias utilizadas na logística, o que é OTIF na prática? Quando esse indicador deve ser aplicado? Como implementá-lo em sua empresa?

Pensando nessas questões, nós resolvemos preparar um post exclusivo sobre o assunto e mostrar dicas e informações úteis sobre como o seu negócio pode usufruir desse método. Vamos conferir?

Afinal, o que é OTIF?

Muito mais do que um indicador global de qualidade para as suas entregas, o OTIF é também um compromisso assumido pela sua empresa em relação à satisfação de seus clientes. 

Na prática, podemos destacar que o termo é dividido em duas referências básicas. São elas:

  • On Time“: está atrelado aos prazos, assim como ao local planejado para a sua entrega;
  • In Full“: associa-se à integridade do item comprado, assim como a todas as suas especificações, conforme o cliente espera recebê-lo.

Ou seja, a expressão “On Time In Full” se refere à máxima qualidade que uma empresa pode oferecer durante as suas entregas, cumprindo tudo aquilo que foi prometido durante a venda, desde o dia e horário certos até a quantidade, dimensão e integridade adequada daquele produto.

Qual a importância de trabalhar esse KPI?

Todo indicador de desempenho (KPI) é essencial na área de logística. Porém, quando o assunto é distribuição, o OTIF é aquele mais recomendado e utilizado pelos gestores, justamente por conseguir mensurar as informações mais importantes de uma entrega: o prazo e a qualidade. 

A partir disso, a empresa consegue avaliar melhor tanto a sua parte operacional, apontando para possíveis melhorias e evitando repetir erros, quanto a experiência do cliente, medindo os níveis de satisfação e os feedbacks de seus compradores.

Além disso, o OTIF é importante para a logística da empresa, pois possibilita que a ela otimize cada vez mais os seus processos, o que pode garantir um aumento da produtividade, uma redução de custos operacionais e até mesmo um fortalecimento da marca no mercado.

Como implementar o OTIF em sua empresa?

Para implementar o conceito de On Time In Full em suas entregas, alguns fatores essenciais precisam ser levados em consideração durante a rotina de suas operações. A seguir, destacamos uma pequena lista do que é recomendado fazer. Confira:

  • defina bem suas programações de entregas;
  • mensure todos os dados possíveis de cada operação, como tempos de entrega, reclamações, elogios etc.;
  • usufrua de todas as funcionalidades de suas ferramentas tecnológicas para a gestão de frotas;
  • compare o desempenho de suas entregas dentro de um determinado período;
  • destaque os principais gargalos e tome decisões em cima deles.

Por fim, saiba que o cálculo do OTIF é muito simples de fazer na prática. Por exemplo, se após todas essas análises acima, sua empresa mensurar que 95% de suas entregas são realizadas dentro do prazo proposto (On Time) e que 90% delas chegam sem nenhum tipo de avaria ou discordância (In Full), seu indicador é de 85,5% ((0,95 x 0, 90) x 100).

Em resumo, essas são algumas dicas sobre o que é e como implementar o OTIF, um dos indicadores mais importantes para o setor de distribuição. Vale reforçar que manter uma logística eficiente em sua empresa não se resume apenas aos ganhos operacionais. Pelo contrário, o setor deve ser encarado como estratégico e, inclusive, pode ser o grande diferencial para promover uma experiência positiva ao seu cliente. Portanto, invista e otimize sempre suas operações.

 

Ah se quiser aprender mais, clique na imagem abaixo e faça o download deste e-book.

Como reduzir Custos

E você? Como faz para mensurar a qualidade de suas entregas em sua empresa? Deixe o seu comentário no post e compartilhe outras dicas, sugestões ou dúvidas sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores