Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Embarcador, vamos entender como melhorar o picking?

Eficiência na entrega de produtos é um dos principais objetivos da logística. Para alcançar essa meta, é fundamental que a empresa empregue em seus processos métodos avançados de trabalho, inclusive na etapa de picking.

Uma das maneiras de ganhar tempo nesse processo é utilizando mão de obra qualificada e bem treinada e/ou a tecnologia de logística eficiente.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para demonstrar como um embarcador pode melhorar a sua etapa de picking. Acompanhe até o fim e entenda mais sobre o assunto!

Qual a melhor definição para picking?

O picking é uma atividade rotineira da logística. Essa atividade consiste no trabalho ordenado de separação de pedidos em um estoque. Para clientes. Nessa etapa, os colaboradores coletam os itens do pedido do comprador e, logo em seguida, encaminham para a expedição. Nessa área o pedido é conferido e preparado para o envio.

Quais os principais tipos de picking?

O modo de separação de pedidos pode ser realizado de diversas formas. Para isso, foram desenvolvidas quatro técnicas de picking. Conheça-as em seguida.

Picking por lote

Nesse tipo de picking, o colaborador separa vários tipos de pedido ao mesmo tempo. Antes que ela saia para coletar os itens solicitados, é esperado o acúmulo de pedidos e em determinado tempo o funcionário segue com a sua separação. Por isso o processo é chamado de picking por lote.

Picking discreto

Nesse modelo, um mesmo colaborador fica responsável pela separação do pedido do seu início ao fim. Dessa forma, as chances de erro são minimizadas, já que uma única pessoa fica responsável pelo pedido na integralidade. Entretanto, o tempo para desempenhar a atividade dessa forma é mais longo.

Picking por zona

O picking por zona separa o estoque em diversas áreas. Cada setor é composto por um tipo de produto. Assim, a ordem do pedido passa de zona em zona até que o pedido seja totalmente separado. Somente depois de passar por todos setores a ordem é finalizada.

Picking por onda

No picking por onda, cada pessoa atribuída a desenvolver a tarefa fica responsável por separar um pedido. Para alcançar os itens solicitados é necessário seguir uma agenda. Esse método é bem parecido com o picking por lote, porém eles se diferem pelo modo como o picking po onda atende o pedido do solicitante. Nesse método, as ordens são separadas seguindo um roteiro que atende o prazo de entrega conforme a necessidade do cliente.

Quais as principais vantagens que o picking proporciona para uma empresa?

Um processo bem planejado, estruturado e executado auxilia na otimização da liberação de pedidos e na diminuição do lead time do picking. Isso garante uma melhor empregabilidade na manutenção de estoque, cumprimento de prazos, adequação a cada perfil de empresa, razoabilidade nas parcelas dos custos da operação, entre inúmeros outros benefícios.

Vale ressaltar que sem o auxílio da tecnologia fica um pouco mais difícil alcançar esses benefícios. Por isso, apostar na automação das atividades é uma tomada de decisão correta. Com um bom software de gestão, sua empresa conseguirá diminuir as chances de erros e retrabalhos, ganhará mais agilidade para desenvolver as tarefas, promoverá a integração entre as áreas, além de despencar os custos dos serviços.

Encontrar o tipo mais adequado de picking para seu negócio o ajudará a fazer uma coleta eficiente e garantirá que a sua entrega seja realizada de forma segura. Tome por base os principais aspectos da empresa e dados concretos. Dessa forma, seus resultados serão impressionantes.

E então, gostou do nosso post? Aproveite a sua visita em nossa página e também se informe sobre como um embarcador pode otimizar a expedição de mercadorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores