Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Por que a gestão do processo logístico é fundamental para o embarcador?

Uma boa gestão dos processos logísticos pode contribuir para a redução dos custos de armazenagem e do tempo gasto para entrega — ambos os fatores são fundamentais para a saúde financeira do embarcador.

Nesse sentido, a gestão do processo logístico consiste em determinar métodos e estratégias visando a resultados mais efetivos, com otimização dos processos e diminuição de custo. Desse modo, sem uma estratégia eficiente, o embarcador corre o risco de aumentar significativamente seus custos e, ainda, perder clientes.

Quer saber mais acerca do tema? Continue lendo o post para entender por que a gestão do processo logístico é fundamental para o embarcador.

O que é gestão de logística e como surgiu?

A palavra “logística vem do verbo francês loger e logistique, que significa acolher ou alojar e planejar e desenvolver um plano. No início, foi empregada para representar a ciência do fluxo, a manutenção e o suprimento das forças militares no terreno. Portanto, a logística foi criada por meio das premências dos militares para o abastecimento de munições e armamentos em sua base.

Dessa forma, a gestão de logística ficou sendo um método que abrange uma extensa cadeia de atividades básicas para o controle, o planejamento e a execução da movimentação de um produto ou uma mercadoria, desde a compra da matéria-prima e produção, movendo para sua distribuição, até chegar ao cliente final. Esse processo todo é direcionado pelo trâmite que apresenta o melhor custo-benefício, tanto para o cliente quanto para a organização.

Qual é a importância da gestão do processo logístico?

O embarcador precisa preparar os fluxos de processos se quiser otimizar o seu funcionamento, reduzir custos e fazer entregas rápidas ao consumidor.

Nesse sentido, é a gestão do processo logístico que permite o planejamento do estoque, do transporte, da movimentação e da armazenagem, de modo a garantir a compra das mercadorias necessárias, fazer com que fiquem o mínimo de tempo possível estocadas e cheguem o mais rápido possível ao consumidor.

Além disso, é com uma boa gestão do processo logístico que a empresa embarcadora mantém o controle de todas as informações de entrada e saída de seus produtos, assim como o domínio de seus gastos.

Como dito, a gestão otimiza as operações, proporcionando entregas rápidas aos consumidores, o que é essencial para a fidelização de clientes.

Como fazer a gestão do processo logístico?

Para fazer a gestão do processo de logística, o primeiro passo é realizar um bom planejamento, para que a empresa possa manter o foco em seus principais processos e naqueles que necessitam de mais atenção.

Assim, o interessante é que o planejamento logístico seja aplicado na logística de entrada (fluxo de matéria-prima e produtos entregues à empresa), na logística interna (mercadorias que estão sendo fabricadas e que se encontram armazenadas) e na logística externa (processo de embalagem e transporte delas para que sejam entregues no prazo).

Para que o planejamento logístico possa ser aplicado nessas três etapas, é importante que a embarcadora guarde todas as informações dos processos já feitos para analisar as falhas e, assim, saber onde devem ser feitas as correções.

Além disso, para essa gestão, é fundamental que a empresa continue acompanhando os processos implementados para conferir se os resultados estão satisfatórios ou novas mudanças devem ser feitas.

Nesse processo de gerenciamento logístico, muitos desafios podem ser encontrados pelo caminho. A fim de se precaver e melhorar a gestão dos processos logísticos, é muito importante que o embarcador fique atento a alguns pontos. Acompanhe quais são, a seguir.

Armazenamento

Um dos maiores problemas, que impactam diretamente na eficiência de uma gestão de processos logísticos, é a armazenagem. Isso porque, nessa etapa, cuidados com a alocação dos produtos, assim como a sua localização, devem ser minuciosos.

Para tal, o endereçamento das mercadorias deve ser feito corretamente, tanto para evitar perdas e avarias durante a guarda dos itens quanto para serem encontradas, o que deve ser o mais ágil possível.

O processo de armazenamento também deve ser verificado quando se contrata transportadoras para entrega de mercadorias. A empresa deve ficar atenta ao modo como a terceirizada trata seu produto, pensando que devem garantir a qualidade do item até que chegue ao seu destino final.

Movimentação das cargas

Todo cuidado é pouco nessa etapa da gestão dos processos logísticos. Para que a carga seja transportada com segurança, é muito importante que a sua movimentação seja realizada com equipamentos adequados e uma equipe bem-treinada.

Uma má utilização dos instrumentos de trabalho pode ocasionar demora para o desenvolvimento das tarefas e danos a mercadoria.

Segurança dos transportes

Na administração dos processos logísticos, também é fundamental atentar-se às questões de segurança no transporte. Esse é um processo tão complexo que, para evitar qualquer tipo de problema, é essencial levar em conta fatores externos e internos.

O ideal é elencar os principais contratempos que possam aparecer no decorrer da execução das atividades e seus impactos em todo o processo. Assegurar a integridade de todos os envolvidos (motorista, veículo, produtos e procedimentos da empresa) é o principal objetivo.

Quais são os benefícios de fazer a gestão logística?

Uma boa gestão de logística pode resultar em muitos benefícios para uma empresa, tendo como as principais metas o aumento da produtividade e a redução dos gastos. Veremos, agora, alguns dos benefícios que predominam nessa gestão.

Maior agilidade nos processos

Com uma fiscalização contínua nos processos organizacionais, é possível potencializar os métodos, tornando-os mais eficientes e diligentes. Desse modo, o resultado desse trabalho impacta diretamente na qualidade dos serviços e produtos.

No entanto, é possível ter assertividade com uma gestão de logística bem-praticada, pois os lapsos na rotina de trabalho ficam mais fáceis de ser apontados, proporcionando antecipar os ajustes. Sendo assim, os prejuízos que poderiam ser de grande risco para a organização acabam sendo minimizados.

É válido lembrar-se de que o uso da tecnologia é de grande importância para atestar uma produção mais eficaz nos processos desempenhados na empresa.

Visão mais ampla da cadeia de suprimentos

Uma visão ampla da cadeia de suprimentos possibilita acompanhar todas as etapas do processo de armazenagem até a entrega ao cliente final. Mas, para uma “Visão 360º”, é necessária a implementação de sistemas operacionais que auxiliem e integrem todos os departamentos organizacionais, dessa forma, permitindo análises mais eficazes.

Apenas com uma observação ampla, o gerente pode conseguir otimizar e criar procedimentos hábeis para um bom planejamento, proporcionando a redução de despesas irrelevantes, de forma a não prejudicar a qualidade e a produção dos serviços/produtos.

Inovação nos projetos logísticos

Como existe o acompanhamento constante dos gestores nas atividades, a probabilidade de inovar os processos é bem-maior, pelo fato de haver envolvimento com os propósitos e objetivos da empresa, além de acesso aos resultados atingidos.

Entretanto, uma gestão de logística engenhosa pode consentir uma melhoria no desenvolvimento dos planos de ação, voltados para cada operação ineficaz, tanto nos processos internos quanto externos de um setor, aperfeiçoando a prática dos funcionários e o know-how com seus clientes.

Maior controle das atividades

Uma boa gestão dos processos logísticos permite que o gestor tenha uma visão macro sobre todas as atividades executadas dentro da empresa. Isso se deve ao uso adequado das ferramentas de gestão, como o mapeamento dos processos produtivos.

Com isso, o levantamento dos números e das informações é mais confiável, o que possibilita a identificação de possíveis fragilidades. Ao fazer um acompanhamento preciso das atividades, do inicio ao fim, é factível otimizar a resolução dos possíveis problemas. Dessa forma, a gestão dos processos logísticos deixa os gestores com um maior controle sobre as atividades desenvolvidas em toda a cadeia de suprimentos.

Redução de custos

Reduzir custos e manter a qualidade no desenvolvimento dos processos logísticos é o são os objetivos de todos os gestores. Se bem-trabalhada, a logística dentro de uma empresa é o principal setor com potencial econômico. Porém, para alcançar essa meta, é fundamental ter um bom planejamento.

São vários os aspectos a serem levados em consideração na hora economizar. Muitas empresas optam pela terceirização de alguns serviços, sendo o mais comum, nesse caso, a contratação de transportadoras para a realização da entrega dos produtos.

Para que haja sucesso nesse procedimento, é fundamental contar com a tecnologia. No mercado, é possível encontrar softwares que auxiliam na redução de custo de fretes e mensuração do desempenho de transportadoras.

Como otimizar o serviço logístico?

A adoção de softwares que ajudam a controlar, integrar e fornecer informações sobre todo o processo logístico da empresa é uma das principais medidas a ser tomada para otimizar a gestão da companhia.

Nesse contexto, é interessante optar por um único software, que seja completo, integrado e utilizável para todos os âmbitos da organização da empresa. Isso porque essa integração de informações facilita a administração da companhia e o trabalho dos operadores. Além, claro, de garantir mais eficiência e agilidade nos processos, minimizando possíveis erros.

Portanto, a logística, hoje, é um setor estratégico e preciso para que uma organização possa estar à frente da concorrência. E, é claro, também é necessário oferecer aos clientes serviços de qualidade — dessa forma, satisfazendo e atendendo as exigências de cada um.

Diante desse cenário, em meio à competição acirrada imposta pelo mercado, a gestão dos processos logísticos é indispensável no âmbito da embarcação, pois proporciona à empresa um diferencial no mercado, além de contribuir diretamente com o sucesso dela.

Ah, se quiser um e-book incrível, clique na imagem abaixo e faça o download.

TMS para Embarcadores

Gostou do post? Então aproveite para entrar em contato conosco e saber mais sobre softwares para gestão de transporte.

Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores