Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Romaneio de carga: Registro que traz benefícios para o embarcador

A demanda intensiva de entrega de produtos diariamente gera um número de informações bem grande. Estes, por sua vez, precisam ser bem organizados para que, sempre que for necessário para o embarcador, seja possível encontrá-los com eficiência.

Para o maior controle desses dados é fundamental trabalhar com o romaneio de cargas. Esse documento contribuirá bastante para a agilização dos processos no que trará resultados satisfatórios para a organização.

Neste post, vamos explicar melhor o que é o romaneio de cargas, quais os seus benefícios para a empresa e como é feita a sua emissão. Ficou interessado em entender melhor sobre o assunto? Então continue com a sua leitura até o fim!

O que é romaneio de carga?

O romaneio de carga é um documento utilizado para o envio de cargas. Sua principal função é listar todos os dados importantes referentes a distribuição e transporte de produtos. Nele, estão descritos itens para preenchimento com informações relacionadas à quantidade e ao volume da mercadoria enviada e também os documentos que acompanham a carga.

O objetivo central é concentrar o maior número de informações sobre a distribuição dos produtos em apenas um arquivo.

O documento auxilia não somente no procedimento de conferência de cargas (tanto no carregamento quanto descarregamento de produtos), mas também facilita a atividade de fiscalização. No caso do comércio exterior, o romaneio de carga é usualmente utilizado para auxílio no despacho aduaneiro. Por esse motivo, também é conhecido como packing list, termo inglês que traduzido para português significa à lista.

Quais os benefícios do romaneio de carga para o embarcador?

Como pode perceber, o romaneio de carga pode trazer muitos benefícios para a empresa. Veja alguns a seguir.

Prevenção de erros na entrega

O documento descreve todos os itens que serão entregues ao comprador. Qualquer dúvida ou erro de itens pode ser verificado logo na chegada da carga, sem a necessidade de ter que descarregar o caminhão. O documento deve ser assinado pelo recebedor e retornará à empresa para arquivo e conferências quando necessário.

Auxilia na diligência de furtos ou roubos

A entrega de produtos está submetida a riscos de roubos, furtos, acidentes, avarias e qualquer outra situação que comprometa a segurança das mercadorias. Quando isso, acontece, é possível que as seguradoras solicitem o romaneio de entrega para a verificação dos itens compostos dentro do veículo. Então, o documento agiliza o processo de indenização de valores, o que evita prejuízos com a carga.

Como emitir esse documento?

Elaborar o romaneio de carga não é uma tarefa muito difícil. Com o uso de planilhas básicas é possível montar um documento para adicionar todas as informações importantes que o envio de uma mercadoria carrega.

Entretanto, esse processo pode ser ainda mais fácil quando se utiliza softwares de gestão de transportadoras. Em vez de ter de preencher todos aqueles dados manualmente, você poderá inserir as informações necessárias automaticamente.

Dessa forma, além de agilizar o processo com a montagem do documento, todas as informações serão integradas aos demais setores da empresa. Essa comunicação torna todo o processo logístico rápido e confiável, uma vez que chances de erros de lançamento e desencontro de informações serão minimizadas.

Viu só como é importante adotar o romaneio de carga em sua empresa? Este documento registra informações e resguarda o embarcador em relação ao pedido e envio de mercadorias. Se quiser garantir que seus processos logísticos nacionais e internacionais se destaquem frente a concorrência é fundamental contar com o auxílio de documentos e ferramentas que agilizam suas atividades.

Gostou do post? Então aproveite a sua visita em nosso blog e leia também sobre como um embarcador pode otimizar a expedição de mercadorias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores