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É inegável que a loja virtual seja indispensável nos dias de hoje. Em uma sociedade onde as pessoas não tem tempo para nada e valorizam a agilidade, sai na frente aquelas empresas que são capazes de oferecer soluções práticas para seus clientes.

Contudo, também é verdade que existem inúmeros aproveitadores na internet. Isso prejudica as vendas, pois colocam os consumidores com aquela pulga atrás da orelha. Quer saber como deixar sua loja virtual mais confiável? Então, confira nossas dicas!

1. Monitore o Reclame Aqui

Para quem não conhece, o Reclame Aqui é um site destinado para reclamações dos clientes quanto a uma determinada empresa, produto ou serviço. É um dos sites mais utilizados pelos usuários que desejam descobrir sobre a confiabilidade de uma loja virtual.

Você pode utilizar esse recurso de duas formas. É importante monitorar o que seus clientes falam do seu negócio, adaptando-se então às exigências do mercado e estabelecendo um relacionamento com os consumidores. Além disso, no Reclame Aqui, você pode ainda ficar de olho nos seus concorrentes.

2. Responda rapidamente

Procure ter uma equipe preparada para atender o cliente, caso ele entre em contato por e-mail, telefone ou redes sociais. Isso significa que ele quer se certificar que a empresa existe! Demorar a responder prejudica a confiança do consumidor com a empresa.

Outro problema está na velocidade com a qual as coisas acontecem. Se você não está direcionado o suficiente em suas vendas, outras lojas virtuais estarão. Além de causar uma impressão ruim, essa atitude faz seu público fechar negócio com a concorrência.

3. Anuncie sua loja virtual

Para passar confiança, é interessante fazer parcerias com canais ou pessoas influentes. Trata-se de um marketing voltado não só para o aumento das vendas, mas também para o fortalecimento da marca. Isso faz toda a diferença no mundo virtual!

A influência das celebridades também deve ser explorada. Elas despertam nas pessoas o interesse em consumir a mesma coisa que elas, pois é comum querer se sentir próximo aos famosos que admiramos. Quanto mais sua loja for falada e ouvida, mais confiança ela passará.

4. Esteja presente nas redes sociais

Atualmente, é impossível ficar ausente das redes sociais. É ali que as pessoas passam o maior tempo de lazer e onde o custo de divulgação é menor do que na televisão, por exemplo. São várias opções, como Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram, etc.

Desenvolva uma estratégia de atração e fique atento ao perfil do seu público. É necessário descobrir como se comunicar com seus clientes, o melhor horário de divulgação, o que eles procuram quando seguem sua loja e qual a rede social que traz maior retorno.

5. Tenha certificações digitais

Não adianta vender a imagem de uma loja virtual segura se, quando seu cliente pesquisar sobre a empresa, descobrir que ela não possui nenhuma certificação digital. É fundamental fazer esse investimento e deixá-lo visível em seu site.

O SSL, o E-bit e o Site Seguro são alguns exemplos de certificações importantes e que trazem tranquilidade para o consumidor, que não quer ser exposto a malwares ou qualquer outro tipo de invasão.

Não se esqueça da qualidade no atendimento, pois a satisfação do consumidor não está restrita à confiabilidade. É preciso também monitorar os indicadores de logística e fazer uma boa gestão de frete, de gerenciamento de risco, de gestão de estoque e outros.

O que achou das nossas dicas? Conhece outras maneiras de deixar uma loja virtual confiável? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!