Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Saiba como garantir a segurança das cargas na logística

Os gerentes de logística e demais trabalhadores responsáveis pelo transporte de cargas ou processos logísticos sabem como as estradas e rodovias brasileiras são perigosas. Todos têm conhecimento da importância do gerenciamento de cargas para garantir os prazos de entrega e, principalmente, a segurança das cargas.

Com a falta de policiamento e fiscalização nas estradas e com o constante aumento da criminalidade, a cada dia mais os gestores logísticos buscam soluções para aumentar a segurança dos fretes. O aumento da segurança das cargas na logística pode ser feito de diversas formas, que vão desde o treinamento dos motoristas até a implementação de um sistema de monitoramento via satélite.

Separamos neste post as melhores maneiras de garantir a segurança dos fretes da sua empresa e cumprir todos os prazos previamente determinados. Confira a seguir!

Fornecer treinamento aos motoristas

A maneira mais simples de aumentar a segurança da carga transportada é fornecendo treinamento para os motoristas. Funcionários treinados sabem lidar com situações adversas e evitar danos à empresa e prejuízos com a carga transportada. É fundamental realizar palestras para conscientização da segurança e para prevenção de acidentes, além de treinamentos para que os motoristas saibam como lidar com assaltos ou outros tipos de abordagens.

Treinar os condutores é a melhor forma de garantir não somente a segurança da carga, mas também a integridade do caminhão e do próprio motorista.

Contratar um seguro de cargas

O seguro de cargas tem como finalidade prevenir e cobrir a carga de todo e qualquer prejuízo que ela possa sofrer. Esse seguro pode ser contratado pelo comprador da carga, pelo vendedor dos produtos ou pela empresa responsável por toda a logística. O objetivo do seguro é garantir que o produto seja entregue em total segurança, ou, em caso de qualquer dano, roubos ou acidentes, que a empresa seja ressarcida pela seguradora contratada.

É importante saber que existem diferentes tipos de cobertura e a escolha pelas cláusulas do contrato e serviços inclusos são de total responsabilidade da empresa contratante.

Realizar a manutenção dos caminhões

Um cuidado básico que não pode deixar de ser feito é a realização de todas as revisões e manutenções dos caminhões. Cuidando devidamente das máquinas tem-se a garantia de que as cargas estarão seguras. Além disso, as revisões reduzem a probabilidade de quebra durante o percurso, evitando que os caminhões permaneçam parados nas estradas e fiquem suscetíveis a roubos ou assaltos.

Utilizar um sistema ou aplicativo para monitoramento da frota

Instalar um sistema integrado para monitoramento da frota é provavelmente a ferramenta mais eficaz para garantir segurança das cargas na logística. O rastreamento via satélite de cada um dos caminhões permite acompanhar a localização, paradas e evitar atrasos e extravios. O monitoramento permite o controle total da frota reduzindo significativamente as chances de roubo nas estradas.

Esse acompanhamento online possibilita também controlar o serviço de todos os motoristas, verificando se estão seguindo as rotas determinadas e se estão infringindo a velocidade permitida nas rodovias.

Não deixe de ver também como reduzir o custo de frete de sua empresa!

Seguindo todos esses procedimentos, consegue-se aumentar bastante a segurança das cargas na logística da sua empresa e também evitar qualquer tipo de prejuízo. Você conhece outras formas de aumentar a segurança do frete? Então não deixe de comentar e compartilhar conosco.

Comentários (3)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores