Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Tabela de frete: aprenda como montar a sua!

Muitos gestores na área de logística não sabem, mas ter uma tabela de frete bem montada pode ajudar a empresa reduzir os custos com transporte, praticar preços mais justos e melhorar a produtividade.

Sabemos que o momento é de cautela, devido à crise política e econômica que assola o país. Por isso, preparamos uma lista com os principais passos que você deve seguir para montar uma tabela de frete eficiente e agregar maior competitividade ao negócio.

Confira!

Como montar uma tabela de frete?

Antes de iniciar a tabela de frete, pense quais informações ela deve ter. Abaixo, listamos os principais fatores a serem considerados para preparar uma tabela mais completa e informativa:

Tipo de carga a ser transportada

Crie um campo para determinar qual o tipo de carga será transportada. Isso é importante, pois existem diversas variações que podem influenciar bastante no preço da viagem.

Por exemplo: mercadorias frágeis exigem embalagens especiais e mais resistentes, mercadorias muito pesadas aumentam o consumo de combustível e acelera o desgaste das peças e pneus, mercadorias geladas precisam de um veículo capaz de conservar a temperatura interna durante todo o trajeto, etc.

Cada uma dessas necessidades aumenta os custos do transporte.

Ponto de entrega da mercadoria

Como algumas rodovias são muito irregulares e outras cobram pedágios, esse campo será essencial na sua tabela de frete, pois saber o destino da viagem ajudará os gestores a traçarem rotas mais inteligentes e a escolher os veículos mais adequados.

Quilometragem percorrida

Crie também um campo para determinar a quilometragem que será percorrida na viagem. Grandes distâncias consomem muito combustível, além de custos com alimentação e hospedagens dos motoristas, elevando bastante os custos e despesas da viagem.

Tipo de veículo utilizado

Com o tipo de mercadoria e destino definidos, analise qual o tipo de veículo será o mais ideal para a viagem. Por exemplo: mercadorias leves e geladas demandam um caminhão de pequeno porte com o baú refrigerado; trajetos com vias irregulares pedem um veículo mais resistente, com pneus maiores e amortecedores mais rígidos.

Esse campo será essencial na tabela de frete, pois combinando as informações anteriores, a empresa poderá escolher um veículo que fará o trajeto com o menor custo e tempo, sem afetar os produtos transportados.

Vantagens e benefícios de se montar uma tabela de frete

Ainda tem dúvida sobre a importância de uma tabela específica para cada tipo de frete? Veja abaixo os principais benefícios e vantagens que ela pode proporcionar ao negócio:

Permite comparar os preços com a concorrência

Quando você tem uma tabela de frete bem estruturada, pode comparar os valores com seus concorrentes e descobrir se os preços praticados são justos e estão de acordo com a média do mercado.

Possibilita uma melhor análise de resultados

A tabela de frete também ajuda os gestores a analisarem quais destinos são mais lucrativos, bem como os veículos e tipos de mercadorias que trazem os melhores resultados para a empresa.

Agiliza a entrega de cotação dos clientes

Com uma tabela de frete estruturada com os campos necessários, as informações podem ser preenchidas mais rapidamente, reduzindo o tempo de espera dos clientes quando solicitarem uma cotação. Ou seja, mais cotações serão respondidas em menos tempo, trazendo respostas mais rápidas e aumentando a geração de receitas.

Uma dica final: para ter maior sucesso na formação de uma tabela de frete, adote um sistema de gestão. Substituir as folhas de papel impresso e/ou as planilhas eletrônicas por ele trará maior segurança contra erros e perdas das informações, o que agiliza os processos. Além disso, reduzirá os custos com impressões, tornando a empresa ambientalmente responsável.

Ah, se quiser aprender mais, clique na imagem abaixo e faça o download desse incrível e-book.

Guia de taxas de fretes

Essa informação foi útil para você? Assine a nossa newsletter agora mesmo e não perca mais nenhuma dica!

Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores