Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Tabela de frete: entenda como um sistema de gestão pode te ajudar

Ter uma boa margem de lucro com um negócio logístico dentro de uma economia como a do Brasil é um desafio gigante, principalmente se tratando de transportes, dada a quantidade de burocracia e falta de estrutura que o país oferece. Com esses fatores em vista, é imprescindível ter o domínio de cada variável da operação, e é com esse controle que compor uma tabela de frete pode ajudar seu negócio.

Quer descobrir como fazer uma tabela de frete e automatizar seus processos logísticos? Continue lendo e veja como podemos ajudar.

O que é uma tabela de frete?

A composição dos preços de frete depende de diversos fatores: dimensão da carga, peso, valor da nota fiscal, AD-Valorem, GRIS, pedágios. Outros detalhes ainda podem tornar a precificação mais complicada, como a escolha da melhor rota a ser utilizada e a otimização completa do veículo. Essas informações tabeladas, além de modelo do veículo, quilometragem das entregas, compõe uma tabela de frete.

Algumas informações, como as taxas e pedágios, ainda que sofram variações, podem ser estabelecidas como padrão e serem atualizadas de tempos em tempos. Os outros inputs, como quilometragem e dimensão das cargas, serão modificados a cada cotação. A tabela deve ser prática e de fácil entendimento, afinal, o objetivo principal é trazer rapidez ao processo.

Qual a importância de elaborar uma tabela de frete corretamente?

Calcular um frete de forma manual pode trazer riscos. Há muitas variáveis e a cada transporte a ser feito as informações são diferentes, não existindo um padrão exato que possa ser aplicado. A importância da tabela de frete encontra-se na diminuição dos erros durante as cotações, trazendo maior confiabilidade e deixando o processo mais rápido.

Ter controle e conhecimento de todas as variáveis no momento do cálculo dos fretes vai permitir que você saiba com o que está gastando e o quanto poderá lucrar com cada transporte. Dispor de um sistema que faz a parte operacional do processo possibilitará dar atenção para atividades mais complexas e estratégias. Ou seja, você terá tempo para lidar com atividades que agregam maior valor para seu negócio.

Como automatizar a tabela de frete?

Para aumentar a segurança do serviço oferecido e tornar a tabela de frete uma ferramenta ainda mais eficiente, automatize-a utilizando um TMS, Transport Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte. O sistema reduz o trabalho manual e agiliza as informações necessárias, oferecendo ao cliente exatamente o que ele precisa por um preço justo e de forma mais rápida.

Quais são os benefícios de uma tabela de frete?

Uma tabela de fretes desenvolvida corretamente e com todas as informações necessárias beneficia primeiro seus clientes, que terão suas necessidades atendidas dentro do prazo e não pagarão valores extras por erros de cotação. Também favorece o seu negócio, pois o nível de assertividade será maior, aumentando a margem de lucro e o controle sob a operação.

A integração da logística deve estar presente dentro das empresas de modo a aumentar o controle dos detalhes que podem trazer reduções de custos e melhorias no processo. Por esse motivo, todas as pontas devem estar conectadas. Aproveitar da tecnologia para fazer essa integração é a melhor opção. Apostar em ferramentas como a tabela de frete trará o controle e a segurança necessária para uma gestão completa e eficiente do seu negócio.

Agora que você conhece a importância de uma tabela de frete e a forma de automatizá-la, entre em contato conosco e veja como nossos serviços podem ajudar seu negócio! Acesse nossa página e descubra quem somos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − sete =

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores