PNG-sem-fundo

A aplicação da tecnologia no transporte de cargas é imprescindível para movimentar a economia brasileira. Isso porque, por meio de sistemas e ferramentas avançadas é possível garantir a distribuição de produtos para a manutenção de estoques e a entregas das mercadorias adquiridas pelos clientes das empresas.

As transformações e inovações tecnológicas neste setor compreendem diferentes níveis, que vão desde a cadeira interna das companhias, como armazenagem e manipulação de produtos, até as atividades externas, como os processos de entrega e uso de drones.

Quer saber mais? Confira, neste post, a evolução da tecnologia no transporte de cargas e como ela impacta esse mercado.

O impacto e importância da tecnologia no transporte de cargas

O desenvolvimento da tecnologia automatizou os processos empresariais, o que inclui o setor de logística. Nesse contexto, as ferramentas tecnológicas também se tornaram essenciais para o cumprimento das atividades de transporte de cargas com qualidade e segurança.

Na atualidade, as empresas embarcadoras e transportadoras utilizam ferramentas e sistemas que ampliam a eficiência da logística. Esses recursos agregam praticidade e precisão nos processos de transporte, como os sistemas que definem as melhores rotas de saída e monitoram a movimentação da carga. Isso resulta em operações mais ágeis e menos onerosas.

Além disso, a integração dos recursos tecnológicos no transporte de cargas permite que as companhias se alinhem às demandas do mercado, mantendo-se competitivas diante da concorrência.

Os principais avanços no transporte de cargas

A modernização do transporte de cargas pode ser notada em diversos aspectos. Entre eles está o aprimoramento dos veículos, o que se dá por meio da fabricação de caminhões de diferentes tipos, que são personalizadas para a natureza da carga e necessidade do frete.

Outra tecnologia substancial para essa área é o GPS, que ajuda no rastreamento dos veículos e na definição de rotas precisas. A implementação dos sistemas de gestão também possibilita aos gestores uma visão mais ampla e maior controle sobre o fluxo de entregas, aumentando a qualidade dos serviços prestados ao cliente.

Exemplos de tecnologias usadas no transporte de cargas

Para garantir a competitividade da sua empresa, é fundamental ficar atento às tendências tecnológicas capazes de alavancar o setor de transportes. Veja quais recursos se tornaram indispensáveis para este ramo.

Indicadores por radiofrequência

Se caracteriza como a tecnologia responsável por criar um chip que, se fixado corretamente em uma mercadoria, permite que ela seja localizada e monitorada, independentemente do local em que se encontra, mesmo estando em movimento ao longo do transporte.

Sistemas de roteirização

Trata-se de uma ferramenta que ajuda nas tarefas relacionadas às cargas fracionadas, que não ocupam todo o espaço do veículo e cuja distribuição dos produtos ocorre em locais diferentes.

A ferramenta auxilia no planejamento das rotas, indicando qual é o melhor percurso, aponta o dimensionamento do tamanho do caminho com base no volume da carga, a fim de otimizar o tempo da operação e reduzir custos. Ela monitora se os funcionários estão seguindo o roteiro traçado para a entrega, o que influencia positivamente no gerenciamento da equipe.

Sistema de gestão de transporte

Basicamente, o sistema de gestão de transporte utiliza mecanismos que otimizam os processos de escolha de rota, de gestão do fluxo de informações geradas pelos agentes internos e externos, de cálculo de frete, entre outras funcionalidades. Com ele, você tem total controle das operações de transporte e obtém dados para elaborar planejamentos eficazes.

Drones

Sem dúvidas, uma das tendências mais inovadoras para a área de logística é o uso de drones, que podem ser empregados na entrega de mercadorias, monitoramento de operações, contabilização de estoque, melhoria do serviço last mile (quando a mercadoria sai do centro de distribuição para o endereço do cliente) e contabilização do estoque.

A partir dessa ferramenta, as empresas reduzem o tempo de entrega e os custos de transporte, aumentam o alcance de áreas, a segurança das mercadorias, já que as chances de assalto diminuem quando se usa esse recurso, além de beneficiar o meio ambiente com a redução do tráfego de veículos.

Como se vê, a tecnologia no transporte revoluciona as operações e impulsiona os resultados dos negócios. Desse modo, é altamente recomendado que os gestores de logística acompanhem as tendências dessa área e as implemente de acordo com as suas necessidades.

Gostou desse post? Deixe o seu comentário aqui embaixo e compartilhe a sua opinião conosco.