Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

6 tecnologias usadas no mercado de transporte de cargas

A tecnologia é uma das principais ferramentas utilizadas na logística, devido a soluções inovadoras para as empresas como aumento de eficiência, otimização de processos e redução de custos. Dessa forma, as informações são disponibilizadas para o gestor de uma forma mais rápida e os controles são mais efetivos.

Preparamos para você um post sobre 5 excelentes tecnologias utilizadas no mercado de transporte de cargas que você pode implantar na sua empresa. Confira a seguir!

Ah, se quiser clique nas imagens abaixo e faça o download desse incrível e-book ou infográfico!

Business intelligence
E-book sobre BI “Business intelligence”.

Tendências para o setor de Logística

1. Roteirizador de carga

O roteirizador é uma ferramenta tecnológica que auxilia as empresas de transporte de cargas fracionadas, que possuem distribuição de produtos em diversos locais diferentes.

Com a roteirização você consegue:

  • Planejar as melhores rotas de entregas dos produtos, analisando o percurso/trânsito;
  • Acertar no dimensionamento do tamanho do caminhão por meio do volume de carga, resultando em otimização de tempo e redução de custos;
  • Monitorar se os colaboradores estão cumprindo o roteiro de entrega, melhorando o gerenciamento da sua equipe e da sua frota.

2. Rastreador da frota

O rastreador é um sistema utilizado para localização do veículo e tem como objetivo monitorá-lo em tempo real 24 horas por dia, por meio de serviços via satélite GSM/GPRS e radiofrequência, utilizando computadores, tablets e smartphones.

Os sistemas de rastreamento de frota aumentam a segurança do veículo e permitem que sejam enviados alertas e bloqueio de veículos, caso seja necessário.

3. Telemetria

A telemetria é um sistema que fornece informações e controles relacionados ao desempenho do veículo, motorista e da operação, por meio de diversos sensores instalados no veículo.

Existem dois tipos de telemetria: a analógica e a digital. No entanto, só é possível instalar a digital nos veículos mais modernos, fabricados a partir do ano de 2009.

A telemetria oferece diversos benefícios para uma gestão de frota eficiente, como:

  • Mostra a distância percorrida pelo veículo;
  • Detecta se o motorista dirige acima da velocidade permitida;
  • Monitora freadas bruscas;
  • Demonstra o tempo que o veículo ficou parado;
  • Disponibiliza dados de consumo de combustível;
  • Gera relatórios para averiguar a jornada de trabalho do motorista.

Utilizando a telemetria, há um aumento na segurança dos colaboradores e o gerenciamento da frota fica mais fácil, mostrando aos motoristas onde há possibilidade de redução de custos.

4. Monitoramento de carga via mobile

Com a velocidade em que as coisas ocorrem, os clientes estão a cada dia solicitando informações mais rápidas. Com isso, o mercado de tecnologia desenvolveu o monitoramento de carga por meio de um aplicativo.

No momento da entrega, o motorista coleta a assinatura do recebedor, tira uma foto e preenche no sistema as informações necessárias. O gestor e o cliente recebem a informação em tempo real.

5. Sistema TMS

O Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS na sigla em inglês) é um tipo de software aplicativo voltado para o planejamento, controle e gestão de todos os processos relacionados ao transporte de cargas.

O escopo desse tipo de sistema tem evoluído muito nos últimos tempos. Neste artigo nós apresentamos com bastante profundidade o escopo e características dos vários tipos de TMS.

Você também pode receber nosso e-book mais detalhado sobre os sistemas TMS clicando no botão abaixo:

 

[thrive_leads id=’1812′]

 

6. Business Intelligence (BI)

Um dos grandes facilitadores para o aprimoramento da gestão logística é a facilidade de acesso a informações estratégicas proporcionada pelo Business Intelligence (BI). Elas possibilitam antever problemas, correlacionar causas e auxiliar no processo de tomada de decisões.

Nós elaboramos um e-book específico sobre este assunto, que você pode baixar gratuitamente clicando no link abaixo. Neste material você poderá entender quais as características e benefícios desta ferramenta, e também como aplicá-la no setor de logística.

 

[thrive_leads id=’1809′]

 

Novas tendências no mercado de tecnologia

Algumas tecnologias estão sendo testadas no mercado, mas ainda não possuem comercialização. Ainda assim, é interessante conhecê-las:

  • Telas de bloqueio: são instaladas em compartimentos de cargas para garantir a segurança da carga. Podem ser acionada de modo manual, por meio de sensores ou controle remoto;
  • Smart truck: uma tecnologia instalada nos veículos permitirá rastrear um pallet no momento em que ele é carregado e levado até o seu destino final. Essa tecnologia também disponibilizará relatórios de emissões de gases poluentes;
  • Monitoramento de caminhões com drones: o objetivo da tecnologia é garantir a segurança no transporte de cargas, reconhecendo paradas não programadas e acionamento do botão de pânico em situações de emergência.

Nesta entrevista para a revista MundoLogística nosso CEO, Ricardo Ardito, fala um pouco sobre sua visão das tecnologias importantes para mercado de transportes e suas tendências.

Você conhece mais alguma tecnologia utilizada no transporte de cargas? Compartilhe seu conhecimento com a gente, deixe seu comentário no post!

Comentários (2)

  • jorge rocha

    Muito bons estes artigos apresentados. Parabens!

  • jorge rocha

    Muito bons os artigos apresentados. Parabens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores