Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

TMS para embarcadores

TMS para transportes estratégico para indústrias

A logística 4.0 trabalha para atender os quesitos da velocidade, gerando redução de custos, eficiência nas operações e disponibilizando informações exigidas pela indústria 4.0. Podemos analisar que, neste processo, a organização aplica a integração das áreas, criando habilidade para que a cadeia de suprimentos funcione de forma eficaz.

Logo, é plausível observar que essa tecnologia é de fundamental importância para o desenvolvimento da logística empresarial e o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes), resultando em um mercado mais produtivo e competitivo. Ela também é encarregada de proporcionar um alto índice de desempenho, ajustando a instituição aos novos padrões.

Portanto, o investimento na logística 4.0 favorece os processos contínuos e envolve a indústria, a fabricação de produtos e mercadorias, a infraestrutura e modais de transporte. Além de contribuir para diminuir os custos, ainda auxilia no rastreio dos produtos, minimiza as falhas e aumenta a satisfação dos clientes.

Está interessado em saber melhor como o TMS para transportes pode ser estratégico? Continue em nosso post e veja alguns tópicos sobre o emprego dessa ferramenta nas indústrias.

O que é o sistema de logística industrial?

A logística industrial está inserida dentro da logística empresarial, que é responsável pela operação dos fluxos tanto de informações quanto dos materiais, além de se encarregar da gestão.

Os métodos e a tecnologia são empregados para realizar as soluções que abrangem as áreas de sistema de abastecimento nos setores de: gestão de transporte, sistemas de movimentação, sistemas de abastecimentos, localização de fábricas, plano diretor, métodos de armazenagem, layout de fábrica, sistemas viários, layout de depósito e centrais de distribuição, produtividade logística e estudos de tempos e métodos.

Quais os benefícios que o TMS oferece?

Com o uso da tecnologia nos processos industriais, é possível obter uma melhor integração nos seus negócios. O TMS é um sistema informatizado capaz de trazer vários benefícios para uma organização, como:

  • otimiza a gestão de vendas;
  • proporciona mais controle das operações, administrando grande capacidade de informações;
  • promove o aumento da sua rentabilidade;
  • facilita o monitoramento dos carregamentos;
  • permite analisar os seus processos em tempo real;
  • agiliza o recebimento do frete;
  • possibilita verificar o status da mercadoria;
  • facilita a visualização do seu faturamento;
  • permite a integração de todos os setores da organização;
  • expande os seus negócios.

Quais são os tipos de TMS?

O mercado disponibiliza 3 tipos de TMS, mas para não errar no tipo correto para a sua empresa, é necessário avaliar o modelo que melhor se adaptará ao seu negócio. Entretanto, existe o TMS para embarcadores, o TMS para transportadoras e o TMS para os operadores logísticos.

TMS para embarcadores

Para organizações que admitem o emprego de serviços de transportes, são conhecidos como embarcadores. E neste caso, o TMS é uma ferramenta que promove ao setor de logística a realização das tarefas de planejamento e de inspeção das operações de transporte de produtos ou mercadorias de forma segura e automatizada.

TMS para transportadoras

As preocupações e necessidades de uma transportadora para as de um embarcador são distintas. No entanto, as ferramentas utilizadas nos dois tipos de TMS são diferentes pelo fato de terem propósitos e aplicações díspares.

Dessa forma, para melhor explanar o TMS para transportadoras, é preciso considerar que ela é encarregada pelo controle de vendas de frete para os embarcadores.

 TMS para operadores logísticos

Por último temos o TMS para operadores logísticos. Neste cenário, eles dispõem a terceirização de todas as operações de logística da organização. Entre elas encontram-se as atividades voltadas para o transporte.

De certa forma, os embarcadores e as transportadoras fazem a intervenção no processo de transporte, somando valores como o uso de diversos modais, a otimização de cargas, entre outros. Ou seja, este TMS trabalha comprando fretes das transportadoras e vendendo fretes para os embarcadores.

Quais são as principais funcionalidades do TMS?

Dentro das funcionalidades de um TMS, podemos destacar como as principais no auxílio da gestão de transportes:

  • cadastro das tabelas de transporte e prazos de entrega;
  • simulação da escolha do melhor transporte;
  • indicadores de desempenho;
  • controle dos pagamentos;
  • controle das ocorrências;
  • elaboração de melhor rota para os transportes;
  • rastreamento da carga.

Qual é o momento de contratar um sistema TMS?

Para saber a hora certa de contratar um sistema de TMS para sua empresa é preciso notar quando ela começar a apresentar dificuldade na tomada de decisão, grande índice de desperdício nas atividades, descentralização das informações juntamente com um controle ineficaz nos seus processos.

Eventualidades como essas começam a ocorrer constantemente. Outro indício são os processos lentos e desestruturados, ou seja, os processos não seguem um padrão para sua aplicação, afetando a gestão e dificultando analisar os resultados de forma geral do empreendimento.

Portanto, o TMS dá a devida assistência na padronização dos procedimentos dos serviços e também na introdução de dados no sistema.

E agora, como escolher um bom sistema TMS?

Para não errar na escolha de um TMS é necessário realizar um teste dos modelos disponibilizados no mercado que se aproximam das necessidades para um bom desempenho dos seus negócios.

Em geral, esse método implica na integração e na permissão do acompanhamento, além de ver em tempo real as informações desde o setor comercial, financeiro, logística e operacional até o serviço de atendimento ao cliente.

Existem alguns softwares que são fabricados em módulos, de maneira que os gestores possuem acesso ao sistema parcial, ou seja, possuem acesso em apenas poucas funcionalidades, ou até mesmo no sistema por completo. Desse modo, será adotado o acesso que melhor atenderá aos quesitos da empresa.

Porém, mesmo que o emprego do TMS resulte na melhoria da produtividade e da qualidade do transporte de carga, é aconselhado obter juntamente com o TMS um sistema de gestão integrada para realizar a inteiração fiscal, contábil e financeira de modo automatizado.

Com as grandes dificuldades apresentadas pelas empresas no âmbito da inserção da logística nas indústrias, é necessário adquirir um apoio, ou seja, buscar por profissionais ou empresas capacitadas, como a TECNOVIA, para que possa rentabilizar seus negócios, agregando valor ao cliente e criando um diferencial competitivo na prestação de seus serviços.

O sistema de TMS de transporte é extremamente importante para um gerenciamento melhor tanto para seus fornecedores quanto para sua própria empresa. Esse método traz habilidade no serviço de entrega, produz economia, aumenta o controle dos recursos financeiros e materiais e ainda melhora a rota das transportações. Assim, minimiza os gastos logísticos no transporte, além de contribuir para um diferencial competitivo da empresa.

Ah, para fechar com chave de outro, clique no link abaixo e faça o download do e-book

 

TMS para Embarcadores

Gostou do nosso post de como o TMS para transportes é estratégico para indústrias? Então conheça nossos serviços de qualidade entrando em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 11 =

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores